Plano de Aula

Plano de aula: Diferença entre comemorações em casa e na escola

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedir que os alunos levem fotos de comemorações realizadas em casa, com a família (aniversário, Natal etc.). Separar fotos de comemorações realizadas na escola, neste ou em outros anos (apresentações, feiras de ciência, festas juninas etc.). Caso não consiga as fotos, imprima o arquivo do Material complementar ou leve outras imagens disponíveis em livros, revistas e internet. Um cartaz (em cartolina, papel kraft ou color set) com duas colunas: “EM CASA” e “NA ESCOLA”. Fita adesiva, data show ou quadro.

Material complementar:

Imagens para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PRqmaRqeEbr3wSZN63xex4J5XX2kHNNG7ntHV9KAgxH5GC3JjDYgc9QYNk5X/his1-08und02-imagens-para-o-contexto.pdf

Fichas para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5NEU5PkG5guMKggg9Hbah2nSpKGY9uNfzT7u8sQakNXeKcZ3hqPYRh3tZ5jF/his1-08und02-fichas-para-a-problematizacao.pdf

Modelo de cartaz

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5WtGxXPvd4JqpMmSQu7xXcgfAVapzyHwpS3Wv9vEnAGfJ6XpsH8amhX8Vpnk/his1-08und02-modelo-de-cartaz.pdf

Fichas para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zvemmMdeQBzAy7bzzEcDh2PUns7wvjvfXyNFRcSKRheZcNRxkrJhPM8yGTHC/his1-08und02-fichas-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Ensino de História a partir do teatro: entre práticas e representações -

http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391664/03.pdf

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Certifique-se de que todos o compreenderam. Pergunte se sabem o significado de “diferenciar” e peça que levantem hipóteses sobre o que vão conversar.

Nesta aula, espera-se que os alunos percebam que a casa e a escola possuem regras e especificidades diferentes, tanto em atividades do dia a dia quanto na forma de celebrar as datas comemorativas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados