Plano de Aula

Plano de aula: Retrospectiva das comemorações do ano

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes escrito por Mem Fox da editora Brinque-Book (se não tiver o livro, você pode usar o vídeo que conta sua história indicado no Material Complementar). Folha sulfite, canetinha, lápis de cor, giz de cera, revistas para recorte, papéis coloridos. Uma caixa para guardar as memórias dos alunos. Uma caixa com lembranças relacionadas às comemorações realizadas na escola ao longo do ano (por exemplo: fotos e/ou vídeos, atividades feitas pelos alunos, bilhetes que foram para casa, informativos da escola, itens referentes às datas comemorativas, como chapéu de festa junina, máscara de carnaval, etc). Data show, quadro ou cartolina.

Material complementar:

BRINQUE-BOOK CONTA HISTÓRIAS - GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES. Brinque-Book. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s0RoAvkvFJs. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Perguntas da sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X8fbhwPzNxwPxQf22kED7WSncbR6T6cYJwDfp88x8pjZXWxRUKNdyH9eMBG4/his1-08und10-perguntas-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

LIRA, Silvano Fidelis de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Memória e ensino de História: Pesquisa e prática de ensino, um diálogo possível. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/1a714dbb1c12558e63b50e5d320c73b8_1773.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

SANTOS, Mileide Borges Adalberto. Memória e o ensino de História. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_05/PDF/19.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de História, memória e história local. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2013/historia_artigos/barros.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Diga que vocês irão recordar datas especiais que celebraram na escola ao longo do ano.

Nesta aula, espera-se que, por meio de suas memórias, os alunos se vejam como agentes da história. Além disso, ao relembrar das datas comemoradas na escola, eles poderão perceber características que perpassam por todas elas e, portanto, as identificam quanto à forma como são organizadas e aos seus objetivos.

"A rememoração individual se faz na tessitura das memórias dos diferentes grupos com que nos relacionamos. Ela está impregnada das memórias dos que nos cercam, de maneira que, ainda que não estejamos em presença destes, o nosso lembrar e as maneiras como percebemos e vemos o que nos cerca se constituem a partir desse emaranhado de experiências, que percebemos qual uma amálgama, uma unidade que parece ser só nossa.

Essa memória coletiva tem, assim, uma importante função de contribuir para o sentimento de pertinência a um grupo de passado comum, que compartilha memórias. Ela garante o sentimento de identidade do indivíduo calcado numa memória compartilhada não só no campo histórico, do real, mas, sobretudo no campo simbólico, por isso a memória do grupo sempre é evocada para se perceber a identidade do mesmo." (LIRA, Silvano Didelis de; PEREIRA, Auricélia Lopes Pereira. Memória e ensino de História: Pesquisa e prática de ensino, um diálogo possível. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/1a714dbb1c12558e63b50e5d320c73b8_1773.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019).

Para você saber mais:

LIRA, Silvano Fidelis de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Memória e ensino de História: Pesquisa e prática de ensino, um diálogo possível. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/1a714dbb1c12558e63b50e5d320c73b8_1773.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

SANTOS, Mileide Borges Adalberto. Memória e o ensino de História. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_05/PDF/19.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados