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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas temáticos do Brasil: leitura, interpretação e produção

Desenvolver a leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, destacando o seu significado e importância para para a compreensão e análise do espaço geográfico

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula visa a desenvolver e aprofundar a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos tendo como base o território brasileiro.

Materiais necessários: projetor, computador, lápis, borracha, caneta, lápis de cor, papel A4.

Para você saber mais:

O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.

Há muito tempo o homem utiliza mapas como forma de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância na geografia.

Um mapa é uma representação bidimensional análoga à realidade, ou seja, é um desenho que representa o espaço geográfico através de símbolos convencionados. A necessidade de representar as características naturais e humanas do espaço geográfico e, ao mesmo tempo, tornar a sua leitura e compreensão clara e objetiva, estimulou o desenvolvimento de diferentes modelos de representação cartográfica pautados, cada qual, em diferentes simbologias (linhas, cores, etc.) que, por tratarem de temas específicos (relevo, clima, densidade demográfica, etc.), são denominados mapas temáticos. Didaticamente, estes mapas são organizados em diferentes categorias:

  • mapas físicos - utilizados para representar as características naturais de um lugar: clima, relevo, vegetação, geologia, hidrologia, etc.
  • mapas econômicos - representam as diferentes atividades econômicas de um lugar: indústria, agricultura, pecuária, mineração, etc.
  • mapas políticos - representam as divisões político-territoriais entre países, estados, municípios, etc.
  • mapas demográficos - representam a distribuição e concentração da população de uma área.
  • mapas sócio-culturais - representam a variedade e distribuição de etnia, religiões, língua, classes sociais, etc.

Material complementar:

Imagens utilizadas na contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GxNkutgFMgsxm2vcG8dyXRxmBV2Ts8heRrTxxRBuY6Fp9K6FJ4V5unPEbRJr/ge07-09und02-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XcWf5NW4G9hGhpyGsB9vdcwpAYCZZPqbM6h6zzd2Sf6mxJuw3gagsU6RNpjM/ge07-09und02-problematizacao.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Link para os mapas e imagens:

Sugestões de pesquisa:

SALLA, Fernanda. Mapas temáticos para avançar na interpretação. Nova Escola. 01 de set. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2176/mapas-tematicos-para-avancar-na-interpretacao > Acesso em 15 nov.2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. Mapas temáticos. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm > Acesso em 15 nov. 2018.

MOREIRA, Paulo Fabrício. A utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino de geografia como forma de compreender a realidade. 31 jan. 2009. Disponível em : <https://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/ > Acesso em 20 nov. 2018.

FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desenvolver a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, como ferramenta de compreensão e análise de seu espaço geográfico. O plano se inicia pela observação, análise e comparação de diferentes mapas temáticos do Brasil. Como ação propositiva, os alunos deverão produzir um mapa temático do país tendo um mapa mudo como base. Este plano se conclui através de uma atividade colaborativa onde serão os próprios alunos os responsáveis pela análise e avaliação do trabalho produzido pelos colega.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas. Após organizados os grupos, projete as imagens e mapas presentes nos slides. Certifique-se de que cada grupo tenha em mãos os materiais que serão utilizados para esta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e folha de atividade da ação propositiva (presente no link abaixo).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: este é o momento de incitar a dúvida no aluno. Inicie levantando as questões proposta neste slide, mas sem respondê-las. Promova uma reflexão com os alunos e construa coletivamente uma resposta inicial para cada pergunta do slide. Ao longo da aula os alunos serão capazes de criar uma definição mais aprofundada para mapas temáticos.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, escreva na lousa as perguntas. Você poderá baixar e imprimir as imagens utilizadas nesta etapa do plano clicando no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GxNkutgFMgsxm2vcG8dyXRxmBV2Ts8heRrTxxRBuY6Fp9K6FJ4V5unPEbRJr/ge07-09und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: se necessário, substitua os mapas deste plano por mapas do estado ou município onde escola se localiza, desde que trabalhem com temas diferentes (clima, relevo, densidade demográfica, etc.). Promova a leitura e interpretação dos principais elementos, simbologias e informações contidas em cada um deles. Após, incentive uma construção coletiva do significado de mapa temático.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: utilize o mapa deste slide para criar uma reflexão mais aprofundada sobre mapas temáticos. Promova um questionamento sobre o significado e importância de cada simbologia presente no mapa. Questione sobre o papel das linhas, cores e demais símbolos contidos no mapa. Sobre a função de cada um deles no mapa, segue uma rápida reflexão abaixo:

  • linhas: delimitações territoriais (países e unidades da federação);
  • cores: foi utilizada uma gradação de cores (indicada na legenda) para representar, hierarquicamente, a expectativa de vida em cada estado brasileiro, ou seja, quanto mais escuro, maior será a expectativa de vida nos estados.
  • Obs.: neste mapa foi utilizado como elemento gráfico a figura de um idoso para representar, quantitativamente, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais de cada estado. Desta forma, quanto maior o tamanho deste elemento gráfico, maior será a proporção de idosos.

Solicite que os alunos analisem o título e a legenda do mapa e que informem o tema do mapa.

Como adequar à sua realidade: se necessário, substitua o mapa deste slide por um mapa do estado ou município onde a escola se localiza, variando na escala e no tema. Você poderá ainda, substituí-lo por outros presentes no atlas escolar ou no livro didático do aluno.

Link para os mapas desta etapa:

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: informe aos alunos que existem diferentes tipos de mapas, havendo um tema específico para cada característica (natural ou antrópica) que se queira representar. Estes mapas se complementam e auxiliam na construção de um entendimento mais aprofundado do espaço geográfico.

Para você saber mais: esta divisão dos mapas temáticos em duas categorias (físicos e socioeconômicos) reflete a tradicional divisão existente nesta ciência: geografia física x geografia humana. Ocorre que, sendo o espaço geográfico o objeto de estudo da geografia, e este, por sua vez, resulta da interação entre o homem e o meio, sociedade e natureza, podemos considerar esta divisão dos mapas temáticos em duas categorias como relevantes apenas do ponto de vista metodológico, pois facilita o estudo do espaço geográfico, visto que, apesar de trabalharem com temas diferentes, os mapas se complementam, auxiliando em uma análise mais profunda do espaço geográfico, seus contrastes, dinâmicas e características.

Vale ressaltar que o organograma deste slide não tem como objetivo dar conta da grande diversidade dos mapas existentes, mas sim demonstrar didaticamente aos alunos exemplos desta variedade, principalmente daqueles que aparecem com grande frequência nos livros didáticos.

Como adequar à sua realidade: se preferir, você também poderá desenhar este organograma na lousa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: os alunos deverão analisar, comparar e identificar o tema de cada mapa utilizado nesta etapa, registrando na folha de atividades. Promova a leitura e interpretação destes mapas, iniciando pela leitura de seus títulos, observação das simbologias existentes e das legendas de cada um deles. Faça com que reflitam sobre o significado das cores utilizadas nestes mapas, ou seja, quais informações elas estão demonstrando.

Leve-os a perceber que, no mapa deste slide, existe uma gradação de cores, que representa, hierarquicamente, a distribuição e concentração da população pelo território brasileiro.

Como adequar à sua realidade: você poderá substituir os mapas desta etapa, por mapas do estado ou município onde a escola está localizada, desde de que trabalhem com temas diferentes.

Para você saber mais:

O mapa deste slide utiliza diferentes variáveis visuais para representar objetos e fenômenos presentes no território nacional. As variáveis visuais discretas são utilizadas para representar a divisão política dos estados, assim como a localização e a extensão dos rios. Já as variáveis visuais contínuas se utiliza da gradação de cores para demonstrar uma hierarquização do fenômeno representado (distribuição e concentração populacional).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: compare o mapa deste slide com o mapa anterior. Questione sobre a função das cores utilizadas neste mapa. Leve-os a perceber que, diferentemente do mapa do slide anterior, este não demonstra uma hierarquização dos fenômenos. Desta forma, as cores aqui são utilizadas apenas como diferenciação, auxiliando na observação da localização e extensão dos biomas pelo território brasileiro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: em grupo, os alunos deverão utilizar o gráfico “Taxa de analfabetismo para pessoas de 15 anos ou mais no Brasil (2016)” para criar um mapa temático do país. Para isso, deverão pintar o mapa regional do Brasil utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas de maiores taxas). Fique atento para orientar e sanar as dúvidas que poderão surgir neste momento.

Obs.: Cores frias (azul, verde); cores quentes (amarelo, laranja e vermelho).

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir o gráfico e o mapa utilizados nesta etapa clicando no link abaixo. Se a impressão deste material não for possível, você poderá desenhá-lo na lousa ou ainda escrever as informações pertinente à taxa de analfabetismo de cada região brasileira.

Taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil por regiões: região Sul: 3,6%; região Sudeste: 3,8%; região Norte: 8,5%; região Nordeste: 14,8%; região Centro-Oeste: 5,6%. (Fonte: IBGE/PNAD 2016).

Como adequar à sua realidade: você poderá utilizar dados relativos ao seu estado ou município e, através da mesma gradação de cores, representá-los em um mapa mudo da área selecionada.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: em grupo, os alunos deverão utilizar o gráfico “Taxa de analfabetismo para pessoas de 15 anos ou mais no Brasil (2016)” para criar um mapa temático do país. Para isso, deverão pintar o mapa regional do Brasil (presente no link abaixo), utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas de maiores taxas). Fique atento para orientar e sanar as dúvidas que poderão surgir neste momento.

Obs.: Cores frias (azul, verde); cores quentes (amarelo, laranja e vermelho).

Como adequar à sua realidade: você poderá usar indicadores (econômicos ou sociais) de seu estado ou município e, através da utilização de uma gradação de cores (quentes e frias), inseri-los em um mapa mudo do local selecionado.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: terminada a construção do mapa temático, solicite que cada grupo reflita sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas elaborados e sobre as informações que demonstram, e que escreva, no caderno ou em folha separada, um pequeno texto sobre a importância dos mapas temáticos para o estudo de geografia.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula visa a desenvolver e aprofundar a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos tendo como base o território brasileiro.

Materiais necessários: projetor, computador, lápis, borracha, caneta, lápis de cor, papel A4.

Para você saber mais:

O mapa é um dos principais instrumentos de estudo e análise do espaço geográfico e também um dos principais aliados do professor de geografia em sala de aula. Para tanto, é muito importante que os alunos estejam familiarizados com esta importante ferramenta geográfica.

Há muito tempo o homem utiliza mapas como forma de orientação, localização e comunicação, precedendo a própria escrita. Nos dias atuais isso não é diferente, podendo ser utilizados por cientistas e leigos, viajantes e engenheiros, alunos e professores. Por ter a espacialização de fenômenos (naturais e sociais) como uma de suas principais obrigações, os mapas ganham grande importância na geografia.

Um mapa é uma representação bidimensional análoga à realidade, ou seja, é um desenho que representa o espaço geográfico através de símbolos convencionados. A necessidade de representar as características naturais e humanas do espaço geográfico e, ao mesmo tempo, tornar a sua leitura e compreensão clara e objetiva, estimulou o desenvolvimento de diferentes modelos de representação cartográfica pautados, cada qual, em diferentes simbologias (linhas, cores, etc.) que, por tratarem de temas específicos (relevo, clima, densidade demográfica, etc.), são denominados mapas temáticos. Didaticamente, estes mapas são organizados em diferentes categorias:

  • mapas físicos - utilizados para representar as características naturais de um lugar: clima, relevo, vegetação, geologia, hidrologia, etc.
  • mapas econômicos - representam as diferentes atividades econômicas de um lugar: indústria, agricultura, pecuária, mineração, etc.
  • mapas políticos - representam as divisões político-territoriais entre países, estados, municípios, etc.
  • mapas demográficos - representam a distribuição e concentração da população de uma área.
  • mapas sócio-culturais - representam a variedade e distribuição de etnia, religiões, língua, classes sociais, etc.

Material complementar:

Imagens utilizadas na contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GxNkutgFMgsxm2vcG8dyXRxmBV2Ts8heRrTxxRBuY6Fp9K6FJ4V5unPEbRJr/ge07-09und02-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XcWf5NW4G9hGhpyGsB9vdcwpAYCZZPqbM6h6zzd2Sf6mxJuw3gagsU6RNpjM/ge07-09und02-problematizacao.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Link para os mapas e imagens:

Sugestões de pesquisa:

SALLA, Fernanda. Mapas temáticos para avançar na interpretação. Nova Escola. 01 de set. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2176/mapas-tematicos-para-avancar-na-interpretacao > Acesso em 15 nov.2018.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. Mapas temáticos. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm > Acesso em 15 nov. 2018.

MOREIRA, Paulo Fabrício. A utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino de geografia como forma de compreender a realidade. 31 jan. 2009. Disponível em : <https://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/ > Acesso em 20 nov. 2018.

FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_tematica/leitura%201/fernanda.pdf > Acesso em 30 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Este plano de aula tem como objetivo desenvolver a habilidade da leitura e interpretação de mapas temáticos do Brasil, como ferramenta de compreensão e análise de seu espaço geográfico. O plano se inicia pela observação, análise e comparação de diferentes mapas temáticos do Brasil. Como ação propositiva, os alunos deverão produzir um mapa temático do país tendo um mapa mudo como base. Este plano se conclui através de uma atividade colaborativa onde serão os próprios alunos os responsáveis pela análise e avaliação do trabalho produzido pelos colega.

Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas. Após organizados os grupos, projete as imagens e mapas presentes nos slides. Certifique-se de que cada grupo tenha em mãos os materiais que serão utilizados para esta aula: caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor e folha de atividade da ação propositiva (presente no link abaixo).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: este é o momento de incitar a dúvida no aluno. Inicie levantando as questões proposta neste slide, mas sem respondê-las. Promova uma reflexão com os alunos e construa coletivamente uma resposta inicial para cada pergunta do slide. Ao longo da aula os alunos serão capazes de criar uma definição mais aprofundada para mapas temáticos.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, escreva na lousa as perguntas. Você poderá baixar e imprimir as imagens utilizadas nesta etapa do plano clicando no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GxNkutgFMgsxm2vcG8dyXRxmBV2Ts8heRrTxxRBuY6Fp9K6FJ4V5unPEbRJr/ge07-09und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: se necessário, substitua os mapas deste plano por mapas do estado ou município onde escola se localiza, desde que trabalhem com temas diferentes (clima, relevo, densidade demográfica, etc.). Promova a leitura e interpretação dos principais elementos, simbologias e informações contidas em cada um deles. Após, incentive uma construção coletiva do significado de mapa temático.

Slide Plano Aula

Orientações: utilize o mapa deste slide para criar uma reflexão mais aprofundada sobre mapas temáticos. Promova um questionamento sobre o significado e importância de cada simbologia presente no mapa. Questione sobre o papel das linhas, cores e demais símbolos contidos no mapa. Sobre a função de cada um deles no mapa, segue uma rápida reflexão abaixo:

  • linhas: delimitações territoriais (países e unidades da federação);
  • cores: foi utilizada uma gradação de cores (indicada na legenda) para representar, hierarquicamente, a expectativa de vida em cada estado brasileiro, ou seja, quanto mais escuro, maior será a expectativa de vida nos estados.
  • Obs.: neste mapa foi utilizado como elemento gráfico a figura de um idoso para representar, quantitativamente, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais de cada estado. Desta forma, quanto maior o tamanho deste elemento gráfico, maior será a proporção de idosos.

Solicite que os alunos analisem o título e a legenda do mapa e que informem o tema do mapa.

Como adequar à sua realidade: se necessário, substitua o mapa deste slide por um mapa do estado ou município onde a escola se localiza, variando na escala e no tema. Você poderá ainda, substituí-lo por outros presentes no atlas escolar ou no livro didático do aluno.

Link para os mapas desta etapa:

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Orientações: informe aos alunos que existem diferentes tipos de mapas, havendo um tema específico para cada característica (natural ou antrópica) que se queira representar. Estes mapas se complementam e auxiliam na construção de um entendimento mais aprofundado do espaço geográfico.

Para você saber mais: esta divisão dos mapas temáticos em duas categorias (físicos e socioeconômicos) reflete a tradicional divisão existente nesta ciência: geografia física x geografia humana. Ocorre que, sendo o espaço geográfico o objeto de estudo da geografia, e este, por sua vez, resulta da interação entre o homem e o meio, sociedade e natureza, podemos considerar esta divisão dos mapas temáticos em duas categorias como relevantes apenas do ponto de vista metodológico, pois facilita o estudo do espaço geográfico, visto que, apesar de trabalharem com temas diferentes, os mapas se complementam, auxiliando em uma análise mais profunda do espaço geográfico, seus contrastes, dinâmicas e características.

Vale ressaltar que o organograma deste slide não tem como objetivo dar conta da grande diversidade dos mapas existentes, mas sim demonstrar didaticamente aos alunos exemplos desta variedade, principalmente daqueles que aparecem com grande frequência nos livros didáticos.

Como adequar à sua realidade: se preferir, você também poderá desenhar este organograma na lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: os alunos deverão analisar, comparar e identificar o tema de cada mapa utilizado nesta etapa, registrando na folha de atividades. Promova a leitura e interpretação destes mapas, iniciando pela leitura de seus títulos, observação das simbologias existentes e das legendas de cada um deles. Faça com que reflitam sobre o significado das cores utilizadas nestes mapas, ou seja, quais informações elas estão demonstrando.

Leve-os a perceber que, no mapa deste slide, existe uma gradação de cores, que representa, hierarquicamente, a distribuição e concentração da população pelo território brasileiro.

Como adequar à sua realidade: você poderá substituir os mapas desta etapa, por mapas do estado ou município onde a escola está localizada, desde de que trabalhem com temas diferentes.

Para você saber mais:

O mapa deste slide utiliza diferentes variáveis visuais para representar objetos e fenômenos presentes no território nacional. As variáveis visuais discretas são utilizadas para representar a divisão política dos estados, assim como a localização e a extensão dos rios. Já as variáveis visuais contínuas se utiliza da gradação de cores para demonstrar uma hierarquização do fenômeno representado (distribuição e concentração populacional).

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Orientações: compare o mapa deste slide com o mapa anterior. Questione sobre a função das cores utilizadas neste mapa. Leve-os a perceber que, diferentemente do mapa do slide anterior, este não demonstra uma hierarquização dos fenômenos. Desta forma, as cores aqui são utilizadas apenas como diferenciação, auxiliando na observação da localização e extensão dos biomas pelo território brasileiro.

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Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: em grupo, os alunos deverão utilizar o gráfico “Taxa de analfabetismo para pessoas de 15 anos ou mais no Brasil (2016)” para criar um mapa temático do país. Para isso, deverão pintar o mapa regional do Brasil utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas de maiores taxas). Fique atento para orientar e sanar as dúvidas que poderão surgir neste momento.

Obs.: Cores frias (azul, verde); cores quentes (amarelo, laranja e vermelho).

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir o gráfico e o mapa utilizados nesta etapa clicando no link abaixo. Se a impressão deste material não for possível, você poderá desenhá-lo na lousa ou ainda escrever as informações pertinente à taxa de analfabetismo de cada região brasileira.

Taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil por regiões: região Sul: 3,6%; região Sudeste: 3,8%; região Norte: 8,5%; região Nordeste: 14,8%; região Centro-Oeste: 5,6%. (Fonte: IBGE/PNAD 2016).

Como adequar à sua realidade: você poderá utilizar dados relativos ao seu estado ou município e, através da mesma gradação de cores, representá-los em um mapa mudo da área selecionada.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

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Orientações: em grupo, os alunos deverão utilizar o gráfico “Taxa de analfabetismo para pessoas de 15 anos ou mais no Brasil (2016)” para criar um mapa temático do país. Para isso, deverão pintar o mapa regional do Brasil (presente no link abaixo), utilizando uma gradação de cores frias (para as regiões com menores taxas) e quentes (para aquelas de maiores taxas). Fique atento para orientar e sanar as dúvidas que poderão surgir neste momento.

Obs.: Cores frias (azul, verde); cores quentes (amarelo, laranja e vermelho).

Como adequar à sua realidade: você poderá usar indicadores (econômicos ou sociais) de seu estado ou município e, através da utilização de uma gradação de cores (quentes e frias), inseri-los em um mapa mudo do local selecionado.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gRKpP9F825cK8PzwWSm5rFMZW9Jy56sK6eK9ZpuVTEKnTvCQ7ug448qansPe/ge07-09und02.pdf

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: terminada a construção do mapa temático, solicite que cada grupo reflita sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas elaborados e sobre as informações que demonstram, e que escreva, no caderno ou em folha separada, um pequeno texto sobre a importância dos mapas temáticos para o estudo de geografia.

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