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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - A Floresta Amazônica

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a dinâmica formadora da Floresta Amazônica

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de compreender a dinâmica formadora da floresta Amazônica, um dos grandes biomas brasileiros, sua distribuição e biodiversidade (EF07GE11) e, ao final, tentará sintetizar seu entendimento sobre o tema. Ao longo do ano, haverá mais oportunidades para desenvolver essa habilidade.

Nesta aula, em específico, o aluno trabalhará a compreensão da dinâmica formadora da floresta Amazônica e o equilíbrio natural entre a vegetação e o regime de chuvas, como um está ligado ao outro.

Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas, mapa da vegetação do Brasil, quadro, giz, material de desenho, papel de desenho.

Material complementar:

Mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JvvKsNYetjyzc9d7zS2nb4BdbcPBYPYZqXfqqMcQkX8cMPhAuCuqn4yWjGw2/geo7-11und02-contextualizacao-mapas.pdf

Imagem da etapa de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTyRFTYeCWaTTWKSjBW6B5t9pF4abGZcW8S4jMNH2whSwgPzThWa4YkfBSqM/geo7-11und02-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se autoalimenta.

Entrevista do professor Aziz Ab Saber:

SABER, Aziz Ab. Dominios Natureza no Brasil. 2013. (12m36s). Disponível em: < https://vimeo.com/61525410>. Acesso em: Dez. 2018.

Artigo sobre a Amazônia e o regime de Chuvas:

AS CHUVAS na Amazônia: a Importância para o ecossistema. Meio Ambiente, 2013. Disponível em: . Acesso em: Dez. 2018.

Contextos prévios: É recomendável que o aluno conheça alguns conceitos sobre clima e sua relação com a paisagem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que, nesta aula, estudarão a floresta Amazônica e as relações entre a floresta e o clima. Comece projetando o slide e lance a questão para a turma, no caso de não haver projetor, escreva no quadro ou fale para a turma. Escute as colocações dos alunos e as escreva no quadro.

Para você saber mais: A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se auto-alimenta. Pode acessar o link https://vimeo.com/61525410

Acesse para mais ideias de atividade: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43563

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projetando as imagens, ou distribuindo-as impressas aos alunos, compare os dois mapas e comente a localização da floresta Amazônica, sua proximidade com a linha do Equador, as características do clima nessa área do globo e como ele pode afetar a paisagem, os países que fazem fronteira com o Brasil nessa região. Será que a floresta se restringe somente ao Brasil?

Caracterize a floresta Amazônica como fazendo parte de um dos grandes biomas do Brasil, ou seja, uma área com certas características de clima e paisagem. Procure valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes.

Materiais complementares

Link para os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JvvKsNYetjyzc9d7zS2nb4BdbcPBYPYZqXfqqMcQkX8cMPhAuCuqn4yWjGw2/geo7-11und02-contextualizacao-mapas.pdf

Como adequar à sua realidade: Se você vive em algum estado que faz parte da floresta amazônica, acrescente um mapa local.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projetando as imagens, ou distribuindo-a impressa aos alunos, questione sobre as características da Floresta Amazônica. É uma vegetação diversa ou uniforme? É um ambiente seco ou úmido?

Como adequar à sua realidade: Se você vive em algum estado que faz parte da floresta Amazônica, acrescente um mapa local.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Continuando a problematização, faça a pergunta do slide para os alunos. Retome, se for o caso, as afirmações escritas no quadro anteriormente. Sem vegetação, haveria umidade no ambiente, solo e ar? Sem chuva, haveria vegetação? De onde vem a umidade que alimenta as chuvas?

Para você saber mais:

Lembre, os oceanos são uma grande fonte de umidade para as massas de ar que carregam chuvas para o continente. Mas, massas de ar úmidas também podem se formar sobre os continentes. No caso da América do Sul, temos a floresta Amazônica como uma área formadora desses tipos de massa de ar.

Referência:

PENA, Rodolfo F. Alves. Rios Voadores, 2018. Disponível em: . Acesso em: Jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Por meio da imagem do slide, levante questões aos alunos. Por exemplo, que tipo de relação o desenho sugere entre a árvore e a nuvem? Um poderia viver sem o outro? Até que ponto? Sem chuvas, haveria vegetação? Sem vegetação, haveria umidade na atmosfera para as nuvens? Na latitude em que se encontra a floresta amazônica, ocorre algo que favoreça a evaporação, o quê? Imagine se a floresta fosse totalmente desmatada, que consequências teria isso? Anote as colocações dos alunos no quadro.

Materiais complementares

Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTyRFTYeCWaTTWKSjBW6B5t9pF4abGZcW8S4jMNH2whSwgPzThWa4YkfBSqM/geo7-11und02-problematizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a imagem, você pode imprimi-la, ou usar outra imagem parecida no livro didático.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua folhas de papel para os alunos e peça para que representem, em forma de desenho, da maneira que entenderem, a relação entre a floresta e o clima. O desenho pode ser simples e esquemático ou mais elaborado, dependendo da criatividade do aluno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que cada aluno apresente e explique seu desenho. É importante que, ao final, eles possam, minimamente, relacionar a evapotranspiração da floresta com as chuvas constantes na área. Os desenhos podem ficar expostos na sala ou na escola.

Resumo da aula

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Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de compreender a dinâmica formadora da floresta Amazônica, um dos grandes biomas brasileiros, sua distribuição e biodiversidade (EF07GE11) e, ao final, tentará sintetizar seu entendimento sobre o tema. Ao longo do ano, haverá mais oportunidades para desenvolver essa habilidade.

Nesta aula, em específico, o aluno trabalhará a compreensão da dinâmica formadora da floresta Amazônica e o equilíbrio natural entre a vegetação e o regime de chuvas, como um está ligado ao outro.

Materiais necessários: Projetor ou imagens impressas, mapa da vegetação do Brasil, quadro, giz, material de desenho, papel de desenho.

Material complementar:

Mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JvvKsNYetjyzc9d7zS2nb4BdbcPBYPYZqXfqqMcQkX8cMPhAuCuqn4yWjGw2/geo7-11und02-contextualizacao-mapas.pdf

Imagem da etapa de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTyRFTYeCWaTTWKSjBW6B5t9pF4abGZcW8S4jMNH2whSwgPzThWa4YkfBSqM/geo7-11und02-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se autoalimenta.

Entrevista do professor Aziz Ab Saber:

SABER, Aziz Ab. Dominios Natureza no Brasil. 2013. (12m36s). Disponível em: < https://vimeo.com/61525410>. Acesso em: Dez. 2018.

Artigo sobre a Amazônia e o regime de Chuvas:

AS CHUVAS na Amazônia: a Importância para o ecossistema. Meio Ambiente, 2013. Disponível em: . Acesso em: Dez. 2018.

Contextos prévios: É recomendável que o aluno conheça alguns conceitos sobre clima e sua relação com a paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que, nesta aula, estudarão a floresta Amazônica e as relações entre a floresta e o clima. Comece projetando o slide e lance a questão para a turma, no caso de não haver projetor, escreva no quadro ou fale para a turma. Escute as colocações dos alunos e as escreva no quadro.

Para você saber mais: A Amazônia faz parte de um dos grandes biomas brasileiros. Nessa formação natural, encontramos uma densa floresta úmida, em áreas de planície e em algumas serras encontradas na área. A floresta, através da evapotranspiração, alimenta a atmosfera de umidade, que se converte em chuva e é enviada a outras áreas através das correntes de ar. Além disso, as folhas de árvores e outros restos orgânicos, formam um tapete de nutrientes sobre o qual a floresta se desenvolve, chamado de serrapilheira. Quer dizer, a Amazônia é um sistema que se auto-alimenta. Pode acessar o link https://vimeo.com/61525410

Acesse para mais ideias de atividade: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43563

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projetando as imagens, ou distribuindo-as impressas aos alunos, compare os dois mapas e comente a localização da floresta Amazônica, sua proximidade com a linha do Equador, as características do clima nessa área do globo e como ele pode afetar a paisagem, os países que fazem fronteira com o Brasil nessa região. Será que a floresta se restringe somente ao Brasil?

Caracterize a floresta Amazônica como fazendo parte de um dos grandes biomas do Brasil, ou seja, uma área com certas características de clima e paisagem. Procure valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes.

Materiais complementares

Link para os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JvvKsNYetjyzc9d7zS2nb4BdbcPBYPYZqXfqqMcQkX8cMPhAuCuqn4yWjGw2/geo7-11und02-contextualizacao-mapas.pdf

Como adequar à sua realidade: Se você vive em algum estado que faz parte da floresta amazônica, acrescente um mapa local.

Slide Plano Aula

Orientações: Projetando as imagens, ou distribuindo-a impressa aos alunos, questione sobre as características da Floresta Amazônica. É uma vegetação diversa ou uniforme? É um ambiente seco ou úmido?

Como adequar à sua realidade: Se você vive em algum estado que faz parte da floresta Amazônica, acrescente um mapa local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Continuando a problematização, faça a pergunta do slide para os alunos. Retome, se for o caso, as afirmações escritas no quadro anteriormente. Sem vegetação, haveria umidade no ambiente, solo e ar? Sem chuva, haveria vegetação? De onde vem a umidade que alimenta as chuvas?

Para você saber mais:

Lembre, os oceanos são uma grande fonte de umidade para as massas de ar que carregam chuvas para o continente. Mas, massas de ar úmidas também podem se formar sobre os continentes. No caso da América do Sul, temos a floresta Amazônica como uma área formadora desses tipos de massa de ar.

Referência:

PENA, Rodolfo F. Alves. Rios Voadores, 2018. Disponível em: . Acesso em: Jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Por meio da imagem do slide, levante questões aos alunos. Por exemplo, que tipo de relação o desenho sugere entre a árvore e a nuvem? Um poderia viver sem o outro? Até que ponto? Sem chuvas, haveria vegetação? Sem vegetação, haveria umidade na atmosfera para as nuvens? Na latitude em que se encontra a floresta amazônica, ocorre algo que favoreça a evaporação, o quê? Imagine se a floresta fosse totalmente desmatada, que consequências teria isso? Anote as colocações dos alunos no quadro.

Materiais complementares

Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTyRFTYeCWaTTWKSjBW6B5t9pF4abGZcW8S4jMNH2whSwgPzThWa4YkfBSqM/geo7-11und02-problematizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a imagem, você pode imprimi-la, ou usar outra imagem parecida no livro didático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua folhas de papel para os alunos e peça para que representem, em forma de desenho, da maneira que entenderem, a relação entre a floresta e o clima. O desenho pode ser simples e esquemático ou mais elaborado, dependendo da criatividade do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que cada aluno apresente e explique seu desenho. É importante que, ao final, eles possam, minimamente, relacionar a evapotranspiração da floresta com as chuvas constantes na área. Os desenhos podem ficar expostos na sala ou na escola.

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