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Plano de aula - Comentando conteúdos de documentários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Comentando conteúdos de documentários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Apresente aos alunos o objetivo da aula: assistir ao conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Eles irão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição do documentário.

Introdução
Grave um breve vídeo (pelo celular ou em alguma plataforma de vídeo) explicando a importância de se discutir temas relacionados ao cotidiano das pessoas e o que é relevante para elas. Relembre-os que o gênero documentário retrata, por meio do olhar e das narrativas dos entrevistados, realidades sociais distintas e, em muitos casos, realiza denúncia de problemas sociais graves. Em seguida, encaminhe-lhes os questionamentos presentes no slide desta etapa (veja no plano original) e explore as respostas dos alunos pergunta por pergunta. Solicite que criem um material gráfico no Canva (veja em recursos opcionais) com suas respostas aos questionamentos. Depois de observarem as respostas dos colegas compartilhadas no grupo da turma, peça que teçam comentários com expressões que organizam o discurso na oralidade, como “eu concordo”, “eu discordo”, “gostaria de complementar”, “sobre isso, cito como exemplo” etc.(observações em áudio). Compartilhe com a turma, após explorar as respostas, o seguinte texto oriundo da nossa Constituição Federal: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Chame a atenção para o fato de que moradia é um direito social. Anuncie que, para aprofundar as discussões e para que vejam exemplos claros de negação a esse direito, será exibido um documentário.

Desenvolvimento
Depois da conversa desenvolvida na introdução, prepare a turma para assistir ao documentário “Não repara a bagunça”. Antes de exibi-lo, apresente o print do vídeo e peça aos alunos para formularem hipóteses sobre o conteúdo do documentário a partir da leitura do título. Questione-os sobre a razão desse título e em quais situações usamos a expressão “não repara a bagunça”. Informe que eles assistirão a quatro modos de moradia na cidade de São Paulo: rua, ocupação, favela e cortiço. Exiba o vídeo disponível aqui, com duração de cerca de 17 minutos. A depender do nível social dos seus alunos e do contexto onde vivem, eles podem se espantar ou não com as condições precárias de vida das pessoas apresentadas. Observe os comentários que possam surgir e as expressões deles durante a exibição documentário. Lembre-se que, nesta aula, é importante verificar/estimular atitudes responsivas dos alunos por meio da oralidade. O tema é o fio condutor para desenvolver as habilidades previstas para esta aula.

Fechamento
Colha as impressões dos alunos sobre o documentário assistido. Pergunte se gostaram, se acham a temática importante para a discussão na sociedade e por quê. Informe que farão uma atividade de discussão sobre o conteúdo assistido. Para isso, separe a turma em quatro grupos e proponha que discutam entre si os aspectos apontados no slide (veja no plano original).

Convite às famílias
Você pode convidar as famílias a assistir ao documentário para que possam, junto aos alunos, tecer discussões construtivas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_09SQA10

(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.


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