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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre elaborar perguntas coerentes com as respostas dadas e escolher palavras adequadas, exercitando as inferências sobre as marcas linguísticas utilizadas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema e Introdução. Diga que os alunos irão conhecer o trabalho de um dublador e comente um pouco sobre essa profissão. Apresente brevemente a atividade que farão, que será completar uma entrevista: alguns trechos das perguntas foram retirados e os alunos deverão preenchê-los prestando muita atenção nas respostas e no tom da entrevista. Chame a atenção para o fato dessa entrevista ter sido publicada em uma revista chamada “Mundo Estranho”, voltada para o público jovem que gosta de cultura geek, pop e nerd. O nome da seção em que está a entrevista é “Turma do Fundão Entrevista”. A Turma do Fundão é uma equipe de adolescentes consultores da revista Mundo Estranho. Portanto, a linguagem da entrevista é pensada para atingir esse público.

Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, oriente os alunos a se organizarem em duplas para realizar a atividade. Encaminhe-a por e-mail ou WhatsApp e leia o título da entrevista. Deixe bem claro que os alunos não precisam se preocupar com “adivinhar” as mesmas palavras da entrevista original, e sim buscar completar as lacunas de forma coerente com o contexto. Solicite que cada dupla realize a atividade e a encaminhe por e-mail depois de pronta. Estabeleça um prazo para o envio da atividade e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Encerrado o prazo, encaminhe aos alunos a entrevista completa (sem as lacunas) disponível no Plano de Aula. Depois de ler as produções dos alunos, feche esta aula produzindo outro áudio ou vídeo, comentando algumas delas. Destaque aquelas que foram coerentes com o contexto de produção, mas que não estavam idênticas à original. Chame a atenção para as duplas que conseguiram fazer inferências nas respostas, aproveitando para explicar o que é “inferência”. Explique que há diferentes formas de organizar o dizer, e são essas possibilidades que enriquecem a linguagem e a produção de sentidos. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.

Convite às famílias
Conforme vimos neste plano, a profissão de dublador é pouco valorizada no Brasil, apesar de nossos profissionais estarem entre os melhores do mundo. Que tal sugerir que as famílias conversem sobre o que sabem sobre isso e investiguem quem são os dubladores de seus filmes, séries e atores preferidos? Também seria bacana “sentir” um pouquinho da dificuldade de um dublador: que tal um membro da família tentar dublar o outro, com uma frase previamente combinada, e gravar a cena? As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um vídeo com essa experiência, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02SQA09

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


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