15781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo Crônicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre produzir crônica, considerando as características relativas ao gênero.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO5_05SQA14

Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e as orientações para que os alunos tenham condições de resolver as tarefas com autonomia.

- Opcionais:

Introdução
Faça um vídeo ou um áudio com as orientações da atividade e envie para que os alunos compreendam a proposta da atividade de produção do texto. Retome as características de uma crônica e oriente os alunos a lerem o planejamento do texto produzido na aula passada, relembrando as decisões tomadas, antes de iniciar a produção escrita da crônica.

Desenvolvimento
Oriente os alunos a produzirem a crônica. Utilize as orientações propostas no desenvolvimento do plano de aula. Deixe claro para os alunos que essa é a escrita inicial e que eles precisarão consultar o planejamento do texto e as anotações sobre as características do gênero. Oriente os alunos a lerem as suas produções quando terminarem a escrita e anotem possíveis ajustes para que o texto fique bem escrito.

Fechamento
Solicite aos alunos que leiam o texto produzido com atenção, consultando as características do gênero para analisar se existe necessidade de melhorar algo. Proponha que anotem para a revisão na próxima aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem sua produção com os familiares e peça opinião sobre o que pode melhorar para que a produção fique melhor.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA14

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas