15767
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero História em quadrinhos (HQ) para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor. Outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem as características do Vlog e a importância da oralidade expressiva nesse gênero.

Referências sobre o assunto:

  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno vlog no YouTube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018.
  • ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
    TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1º nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo (vlog) sobre a análise de uma história em quadrinhos e, com base nisso, será feita a divisão da turma em quatro grupos que ficarão responsáveis em analisar o contexto de produção, o tema, a estrutura composicional e o estilo, considerando a presença marcante da oralidade neste gênero digital.
  • Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Você conhece algum videolog/videoblog/vlog”. Peça que os alunos compartilhem seus conhecimentos sobre este gênero, citando exemplos de alguns canais famosos da internet.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Caso julgue pertinente, conte sobre alguns vloggers conhecidos: para isso, leia o texto “Os 6 maiores vlogs brasileiros”, clicando aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. Com base nesta organização, os alunos poderão trocar ideias e, juntos, discutir as atividades.
  • Inicie dizendo que os grupos irão desenvolver diferentes atividades com base na análise de um videoblog (vlog).
  • Antes de exibir o vídeo, oriente rapidamente a classe: diga que o grupo 1 irá analisar as condições de produção do vídeo (apontando o propósito e o canal comunicativos e os sujeitos envolvidos, bem como seus papéis sociais); o grupo 2 ficará responsável por analisar o eixo temático do texto, apontando o tema e estabelecendo intertextualidades; o grupo 3 irá analisar o eixo composicional observando os elementos estruturais presentes no vlog; o grupo 4 analisará o estilo do texto, refletindo sobre a escolha de vocabulário, do registro e da entonação expressiva.
  • Logo em seguida, entregue o questionário disponível aqui, no qual os alunos poderão encontrar o passo a passo da análise.
  • Este procedimento - explicitar as atividades antes da leitura do vídeo - possibilitará que, quando os alunos estiverem assistindo ao vídeo, eles já comecem a procurar por respostas, promovendo um recorte analítico do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Agora que os alunos já sabem quais serão o seu recorte de análise, com o auxílio do recurso multimídia, disponibilize o vídeo do Maus, A melhor HQ que eu já li, em que GabrielGnann - um vlogger- faz uma análise de um quadrinho em sua página “Entretenimento ácido”, espaço no qual publica seus vídeos. O vídeo está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • Peça aos alunos que, durante a leitura do vídeo, rascunhem, em seus cadernos, as suas observações sobre as atividades.
  • Caso julgue necessário, observando a produtividade da sala, reproduza o vídeo mais uma vez.
  • Peça que os alunos iniciem as atividades, respondendo aos questionários entregues a cada grupo.
  • Durante a atividade, circule pela sala. Nos casos em que as duplas tiverem mais dificuldades, faça algumas intervenções, fornecendo pistas e/ou direcionando a análise, relembrando algumas cenas do vídeo para contextualizar as perguntas.
  • Dê tempo necessário para que os grupos discutam sobre as questões, aproveitando as informações obtidas com base nas ideias rascunhadas durante a exibição do vídeo para formular as suas respostas. É importante que os alunos dialoguem para que, com base na interação verbal e de práticas dialogadas, confrontando as observações individuais (muitas vezes divergentes), desconstruam visões equivocadas, cheguem a um consenso e façam conclusões dedutíveis, baseadas em informações visíveis/audíveis no texto multimodal (vídeo).
  • Seria interessante, também, caso julgue necessário, deixar o vídeo rodando enquanto os alunos desenvolvem as atividades.
  • O tempo médio para a realização deste passo a passo (deste slide) é, de aproximadamente, dentro do desenvolvimento da aula, 17 minutos.

Informações adicionais ao professor:

  • Para realizar esta atividade, não será necessária a reprodução de vários videosblogs aos alunos para que eles percebam e apropriem os elementos regulares deste gênero. Acredita-se que, provavelmente, os alunos já devem ter uma vasta experiência com este tipo de texto midiático, devido à popularidade da internet e do YouTube, suporte de hospedagem de vídeos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os grupos acabarem de responder ao questionário, inicie um momento de exibição de respostas, pedindo para que um aluno de cada grupo oralize as respostas anotadas por eles, compartilhando os resultados de suas análises. Inicie pelo grupo 1 e termine, segundo a sequência, no grupo 4.
  • Registre as respostas no quadro e peça que os alunos também anotem em seus cadernos, de forma a garantir que todos tenham acesso aos resultados de análise de cada grupo, promovendo uma visão holística do funcionamento do vlog em sua concretização, enquanto gênero de produção audiovisual na web. Esta didática é uma forma de fazer com que os alunos aprendam entre seus grupos, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia intelectual por meio da interação verbal.
  • Caso haja divergências de respostas durante a exibição, discuta e provoque uma reflexão, com base nas respostas e das falas dos próprios alunos, de modo a fazer com que os grupos ressignifiquem as respostas equivocadas.
  • Enfatize, após as reflexões, que é necessário fazer um planejamento para produzir um vlog de sucesso, ressaltando a importância da pontuação expressiva no roteiro (pensando nas entonações e nas pausas).
  • O tempo médio para a realização dos procedimentos deste slide é de aproximadamente 10 minutos.

Material complementar:

  • É interessante considerar, nas discussões do grupo 1 (sobre as condições de produção do vlog), o papel de “influenciador digital” que, muitas vezes, o vlogger acaba movimentando pessoas, formando opiniões e estimulando ideias e estilos de vida. Para entender um pouco mais sobre este assunto, leia o texto disponível aqui, do Jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Sobre a proposta de análise do grupo 3, os alunos deverão perceber, em termos teóricos, a multimodalidade (a existência de várias linguagens), que provocarão a interação e a sensação de diálogo e a participação por parte do consumidor do vlog. De acordo com Roxane Rojo (2015, p.108), “texto multimodal ou multissemiótico é aquele que recorre a mais de uma modalidade de linguagem ou a mais de um sistema de signos ou símbolos (semiose) em sua composição”, referindo-se a outras linguagens não verbais, como gestos, expressões fisionômicas, música, atitudes e posturas corporais, entre outras”.
  • Sobre as respostas do grupo 4, ao perguntar sobre as escolhas de registro (informal e com marcas de oralidade), é interessante ressaltar que elas aproximam o texto das tradições das culturas orais de uso da linguagem. Desta forma, segundo MONTANHA (2011), em um vlog, a “linguagem direta e informal pode ser considerada como convite à conversa, ao estabelecimento de um diálogo [...]”, revelando que talvez seja por isso que os vídeos possuem uma grande quantidade de comentários, além de vários vídeos-resposta. Trata-se, então, de um texto marcado pela interação e pela necessidade quase instantânea de um feedback. Para ter acesso ao texto de MONTANHA (2011), clique aqui. Ressaltar a importância da oralidade e da entonação expressiva na produção desse gênero, com o intuito de se aproximar do seu público-alvo.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Para ter acesso às respostas desejáveis, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em grupos, organizem uma lista com quatro informações pertinentes sobre as respostas de cada grupo.
  • Em seguida, peça que verbalizem as suas respostas.
  • Registre as respostas no quadro, resumindo, em quatro tópicos essenciais, como um vlog se concretiza.

Pós-aula:

  • Como atividade pós-aula, peça que os alunos assistam ao vídeo Como criar seu vlog, disponível aqui, vídeo em que a vlogger Fabiana Berlotti dá algumas dicas de como fazer um vlog.

Respostas possíveis/ desejáveis: As respostas dos alunos podem variar de acordo com conhecimento deles deste gênero, as suas referências e sobre o que eles entenderam da aula. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:

  • O vlogger pode desempenhar o papel social de influenciador digital.
  • Há, geralmente, o uso de registros informais marcados pela oralidade, promovendo aproximação/diálogo entre produtor e consumidor do produto (vlog).
  • Os vlogs devem ser curtos.
  • A entonação e as pausas de um vlogger, durante o vídeo, são planejadas pelo autor, por meio da escrita, pontuando expressivamente. Além disso, a entonação expressiva é um elemento essencial para que esse gênero atinja o seu objetivo, aproximando-se do seu público-alvo.
  • Os temas de um vlog são variados, a depender do interesse do vlogger e do seu público-alvo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero História em quadrinhos (HQ) para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor. Outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem as características do Vlog e a importância da oralidade expressiva nesse gênero.

Referências sobre o assunto:

  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno vlog no YouTube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018.
  • ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
    TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1º nov. 2018.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo (vlog) sobre a análise de uma história em quadrinhos e, com base nisso, será feita a divisão da turma em quatro grupos que ficarão responsáveis em analisar o contexto de produção, o tema, a estrutura composicional e o estilo, considerando a presença marcante da oralidade neste gênero digital.
  • Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Você conhece algum videolog/videoblog/vlog”. Peça que os alunos compartilhem seus conhecimentos sobre este gênero, citando exemplos de alguns canais famosos da internet.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Caso julgue pertinente, conte sobre alguns vloggers conhecidos: para isso, leia o texto “Os 6 maiores vlogs brasileiros”, clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. Com base nesta organização, os alunos poderão trocar ideias e, juntos, discutir as atividades.
  • Inicie dizendo que os grupos irão desenvolver diferentes atividades com base na análise de um videoblog (vlog).
  • Antes de exibir o vídeo, oriente rapidamente a classe: diga que o grupo 1 irá analisar as condições de produção do vídeo (apontando o propósito e o canal comunicativos e os sujeitos envolvidos, bem como seus papéis sociais); o grupo 2 ficará responsável por analisar o eixo temático do texto, apontando o tema e estabelecendo intertextualidades; o grupo 3 irá analisar o eixo composicional observando os elementos estruturais presentes no vlog; o grupo 4 analisará o estilo do texto, refletindo sobre a escolha de vocabulário, do registro e da entonação expressiva.
  • Logo em seguida, entregue o questionário disponível aqui, no qual os alunos poderão encontrar o passo a passo da análise.
  • Este procedimento - explicitar as atividades antes da leitura do vídeo - possibilitará que, quando os alunos estiverem assistindo ao vídeo, eles já comecem a procurar por respostas, promovendo um recorte analítico do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Agora que os alunos já sabem quais serão o seu recorte de análise, com o auxílio do recurso multimídia, disponibilize o vídeo do Maus, A melhor HQ que eu já li, em que GabrielGnann - um vlogger- faz uma análise de um quadrinho em sua página “Entretenimento ácido”, espaço no qual publica seus vídeos. O vídeo está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • Peça aos alunos que, durante a leitura do vídeo, rascunhem, em seus cadernos, as suas observações sobre as atividades.
  • Caso julgue necessário, observando a produtividade da sala, reproduza o vídeo mais uma vez.
  • Peça que os alunos iniciem as atividades, respondendo aos questionários entregues a cada grupo.
  • Durante a atividade, circule pela sala. Nos casos em que as duplas tiverem mais dificuldades, faça algumas intervenções, fornecendo pistas e/ou direcionando a análise, relembrando algumas cenas do vídeo para contextualizar as perguntas.
  • Dê tempo necessário para que os grupos discutam sobre as questões, aproveitando as informações obtidas com base nas ideias rascunhadas durante a exibição do vídeo para formular as suas respostas. É importante que os alunos dialoguem para que, com base na interação verbal e de práticas dialogadas, confrontando as observações individuais (muitas vezes divergentes), desconstruam visões equivocadas, cheguem a um consenso e façam conclusões dedutíveis, baseadas em informações visíveis/audíveis no texto multimodal (vídeo).
  • Seria interessante, também, caso julgue necessário, deixar o vídeo rodando enquanto os alunos desenvolvem as atividades.
  • O tempo médio para a realização deste passo a passo (deste slide) é, de aproximadamente, dentro do desenvolvimento da aula, 17 minutos.

Informações adicionais ao professor:

  • Para realizar esta atividade, não será necessária a reprodução de vários videosblogs aos alunos para que eles percebam e apropriem os elementos regulares deste gênero. Acredita-se que, provavelmente, os alunos já devem ter uma vasta experiência com este tipo de texto midiático, devido à popularidade da internet e do YouTube, suporte de hospedagem de vídeos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os grupos acabarem de responder ao questionário, inicie um momento de exibição de respostas, pedindo para que um aluno de cada grupo oralize as respostas anotadas por eles, compartilhando os resultados de suas análises. Inicie pelo grupo 1 e termine, segundo a sequência, no grupo 4.
  • Registre as respostas no quadro e peça que os alunos também anotem em seus cadernos, de forma a garantir que todos tenham acesso aos resultados de análise de cada grupo, promovendo uma visão holística do funcionamento do vlog em sua concretização, enquanto gênero de produção audiovisual na web. Esta didática é uma forma de fazer com que os alunos aprendam entre seus grupos, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia intelectual por meio da interação verbal.
  • Caso haja divergências de respostas durante a exibição, discuta e provoque uma reflexão, com base nas respostas e das falas dos próprios alunos, de modo a fazer com que os grupos ressignifiquem as respostas equivocadas.
  • Enfatize, após as reflexões, que é necessário fazer um planejamento para produzir um vlog de sucesso, ressaltando a importância da pontuação expressiva no roteiro (pensando nas entonações e nas pausas).
  • O tempo médio para a realização dos procedimentos deste slide é de aproximadamente 10 minutos.

Material complementar:

  • É interessante considerar, nas discussões do grupo 1 (sobre as condições de produção do vlog), o papel de “influenciador digital” que, muitas vezes, o vlogger acaba movimentando pessoas, formando opiniões e estimulando ideias e estilos de vida. Para entender um pouco mais sobre este assunto, leia o texto disponível aqui, do Jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Sobre a proposta de análise do grupo 3, os alunos deverão perceber, em termos teóricos, a multimodalidade (a existência de várias linguagens), que provocarão a interação e a sensação de diálogo e a participação por parte do consumidor do vlog. De acordo com Roxane Rojo (2015, p.108), “texto multimodal ou multissemiótico é aquele que recorre a mais de uma modalidade de linguagem ou a mais de um sistema de signos ou símbolos (semiose) em sua composição”, referindo-se a outras linguagens não verbais, como gestos, expressões fisionômicas, música, atitudes e posturas corporais, entre outras”.
  • Sobre as respostas do grupo 4, ao perguntar sobre as escolhas de registro (informal e com marcas de oralidade), é interessante ressaltar que elas aproximam o texto das tradições das culturas orais de uso da linguagem. Desta forma, segundo MONTANHA (2011), em um vlog, a “linguagem direta e informal pode ser considerada como convite à conversa, ao estabelecimento de um diálogo [...]”, revelando que talvez seja por isso que os vídeos possuem uma grande quantidade de comentários, além de vários vídeos-resposta. Trata-se, então, de um texto marcado pela interação e pela necessidade quase instantânea de um feedback. Para ter acesso ao texto de MONTANHA (2011), clique aqui. Ressaltar a importância da oralidade e da entonação expressiva na produção desse gênero, com o intuito de se aproximar do seu público-alvo.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Para ter acesso às respostas desejáveis, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em grupos, organizem uma lista com quatro informações pertinentes sobre as respostas de cada grupo.
  • Em seguida, peça que verbalizem as suas respostas.
  • Registre as respostas no quadro, resumindo, em quatro tópicos essenciais, como um vlog se concretiza.

Pós-aula:

  • Como atividade pós-aula, peça que os alunos assistam ao vídeo Como criar seu vlog, disponível aqui, vídeo em que a vlogger Fabiana Berlotti dá algumas dicas de como fazer um vlog.

Respostas possíveis/ desejáveis: As respostas dos alunos podem variar de acordo com conhecimento deles deste gênero, as suas referências e sobre o que eles entenderam da aula. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:

  • O vlogger pode desempenhar o papel social de influenciador digital.
  • Há, geralmente, o uso de registros informais marcados pela oralidade, promovendo aproximação/diálogo entre produtor e consumidor do produto (vlog).
  • Os vlogs devem ser curtos.
  • A entonação e as pausas de um vlogger, durante o vídeo, são planejadas pelo autor, por meio da escrita, pontuando expressivamente. Além disso, a entonação expressiva é um elemento essencial para que esse gênero atinja o seu objetivo, aproximando-se do seu público-alvo.
  • Os temas de um vlog são variados, a depender do interesse do vlogger e do seu público-alvo.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano