Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio e vídeo. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Para a execução desta aula, os estudantes precisarão ter acesso a programas de edição de áudio, como o “audacity”. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo. Professor, caso não esteja utilizando os planos em sequência, para a execução dessa aula, é importante que os estudantes já tenham planejado uma propaganda de rádio.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Utilizar os programas de edição de áudio, adequar a linguagem ao objetivo de persuasão.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos estudantes a proposta da aula: na introdução ouviremos e analisaremos uma propaganda de rádio, no desenvolvimento faremos uma propaganda e no fechamento analisaremos o que foi realizado. Você, professor, pode resumir as etapas da aula para os estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Reproduza para os estudantes o áudio disponível neste link. Reproduza até 02:38.
- Após ouvir o áudio com os estudantes, de forma oral, encaminhe as seguintes questões:
- Qual é a importância da tonalidade e do volume da voz do narrador para a elaboração da mensagem? O volume e a tonalidade da voz indicam para o ouvinte os sentimentos e a expressão do tema abordado no texto.
- Segundo o locutor, quem determina que tipo de narração deve ser feita em um anúncio publicitário? E em uma propaganda, quem determina? No anúncio publicitário, quem define isso é o contratante; em uma propaganda é o público-alvo que define, tendo em vista que se pretende persuadir alguém a agir de alguma forma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
1º momento: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que os estudantes formem os mesmos grupos da aula anterior e que retomem suas anotações a fim de iniciar a elaboração do áudio.
- Informe aos estudantes que eles terão 25 minutos para a elaboração do áudio.
- Oriente os grupos na execução do áudio, faça intervenções quando necessário para chamar atenção aos itens que são importantes para que a mensagem seja bem compreendida pelo público-alvo.
2º momento: 10 minutos
Orientações:
- Ouça todos os áudios junto à turma.
- Peça que cada estudante anote em seu caderno o tema, o público-alvo e a finalidade de cada propaganda.
Fechamento
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
- Peça que um integrante de cada grupo diga qual era o tema, o público-alvo e finalidade da sua propaganda.
- Faça uma autoavaliação do processo a partir dos questionamentos seguintes. Peça que os estudantes anotem no caderno.
- o que foi mais difícil na elaboração do texto?
- seu grupo conseguiu deixar claros o público-alvo, o tema e a finalidade da propaganda?