Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos para reprodução de áudio e vídeo. Caso a escola disponibilize uma sala de informática, você pode utilizá-la. Pode, também, solicitar aos alunos que tenham em mãos aparelhos de celular com acesso à internet. Você também precisará acessar com antecedência os materiais que serão utilizados nessa aula a fim de se apropriar do conteúdo.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos que constituem o sentido em textos comuns no cotidiano.
Referências sobre o assunto:
ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220>. Acesso em: 17 jan. 2019.
BRAIT, Beth. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI , Guaraciaba (org.) Enunciação e gêneros discursivos; São Paulo: Cortez, 2008.
FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
MAKOVISCS, Nahara. A propaganda no rádio brasileiro. Disponível em: <www.ufrgs.br/alcar/...1/...1/a%20propaganda%20no%20radio%20brasileiro.doc>. Acesso em: 17 jan. 2019.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Pergunte de forma oral aos estudantes se eles já ouviram alguma propaganda. Deixe que eles falem sobre alguns lugares onde eles podem ouvir propagandas. Aqui eles podem falar sobre o rádio, mas também podem citar os anúncios publicitários que são utilizados nos aplicativos de música. Assim, você pode retomar a diferença entre propaganda e publicidade.
- Pergunte de forma oral aos estudantes se eles já assistiram a alguma propaganda. Deixe que eles falem sobre os lugares onde podem ter assistido às propagandas e, se julgar necessário, pode pedir que eles falem sobre alguma que lhes tenha chamado atenção.
- Informe aos estudantes que a aula falará sobre esses dois gêneros de propaganda: de áudio e de vídeo.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes respondam espontaneamente à pergunta do slide, que pode ser projetada, escrita na lousa ou falada.
Aqui espera-se que eles digam que depende do objetivo do anunciante.
2. Reproduza o vídeo disponível no neste link, mas não projete a imagem, deixe que os estudantes apenas ouçam o áudio.
3. Pergunte aos estudantes, de forma oral, as questões abaixo:
- qual é o assunto dessa propaganda?
- qual é o objetivo dessa propaganda?
- ela foi veiculada no rádio ou na televisão? Por quê?
É importante que os estudantes percebam que essa propaganda fala sobre o uso do cinto no banco de trás dos carros e tem como objetivo conscientizar os pais das crianças a terem essa responsabilidade. Eles devem perceber que essa propaganda é veiculada na televisão, pois há alguns sons que não fazem sentido na narrativa apenas por áudio. Mas deixe que eles falem suas opiniões, ainda não dê a resposta definitiva.
4. Agora mostre o vídeo da propaganda e conduza os seguintes questionamentos orais:
- com as imagens, fica mais clara a mensagem da propaganda? Por quê?
Aqui eles devem perceber que o som da quebra dos vidros e da volta da cena auxiliam na construção do sentido do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios. Essa organização propicia a discussão e a troca de ideias. Nesse momento da aula, os estudantes deverão acessar uma propaganda em áudio e outra em vídeo. Se você estiver utilizando a sala de informática ou puder disponibilizar aparelhos eletrônicos para os alunos, a disposição em grupos facilita o uso dos equipamentos. Há a possibilidade de você disponibilizar os links para os estudantes e deixar que pelo menos um membro do grupo acesse o material pelo celular.
- Disponibilize para os grupos os textos: neste link está uma propaganda em vídeo e neste link está uma propaganda em áudio.
- Depois de assistir ao vídeo e ouvir o áudio, peça aos estudantes que analisem os textos respondendo às perguntas que estão disponibilizadas em materiais complementares. Para que os grupos tenham autonomia para responder às questões, você pode imprimi-las. Peça que os estudantes escrevam as respostas em seus cadernos de forma individual para que todos tenham as análises feitas.
Materiais complementares:
O arquivo com as perguntas de análise estão disponíveis neste link.
Caso necessário, acesse aqui o link com as expectativas de resposta.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Corrija com os estudantes o exercício feito no desenvolvimento da aula.
- Ao final da correção peça que, individualmente, respondam em seus cadernos à pergunta inicial da aula.
Agora é importante que os estudantes percebam que as propagandas em áudio demandam do espectador a atenção aos sons; já a propaganda em vídeo demanda a correlação entre imagem e sons a fim de construir o sentido pretendido.