15712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de uma resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produção de uma resenha

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário (papel, lápis, borracha e caneta); livros ou informações sobre obras que serão resenhadas.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em expor, de forma consistente seu ponto de vista em relação à obra, tornando o texto “raso”. Nesse caso, demonstre a eles que toda opinião deve ser sustentada por argumentos sólidos, para garantir a profundidade do texto.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que nesta aula será produzida a primeira versão da resenha.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que o bloqueio criativo, ou seja, a dificuldade em se produzir um texto, afeta muitas pessoas.
  • Pergunte à classe quem já experimentou essa situação.
  • Apresente o vídeo à classe, informando aos alunos que ele trata desse assunto.
  • Exiba o vídeo, disponível aqui, desde seu início até 2’40”.
  • Pergunte aos alunos se eles concordam com o que foi exposto e estimule-os a vencer esse bloqueio, dirigindo à turma palavras de incentivo e destacando que eles serão capazes de desenvolver um bom trabalho, partindo do princípio de que estão bem preparados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide aos alunos e anuncie que, a partir desse momento, eles devem se dedicar à produção da primeira versão do texto.
  • O trabalho será individual, já que o gênero pressupõe o posicionamento crítico de um indivíduo perante uma obra.
  • Peça aos alunos que retomem as dicas, a ficha produzida na aula anterior e o esboço que produziram em casa para que possam se guiar na produção da primeira versão.
  • Revisado o material, peça aos alunos que iniciem, em sala, a escrita da primeira versão do texto.
  • Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
  • Quando terminarem, peça aos alunos a pensarem em um título criativo, que atraia a atenção do leitor, ao invés de apenas mencionarem o título do livro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Explique que os textos produzidos serão trocados entre duplas de colegas, que deverão avaliá-los a partir de uma grade pré-definida.

2. Distribua cópias da grade, disponíveis em materiais complementares e leia os itens para os alunos, elucidando possíveis dúvidas.

3. Peça aos alunos que troquem, com um colega, as primeiras versões dos textos. É importante que a troca seja feita entre a dupla: o aluno A irá comentar a resenha do aluno B e vice- versa.

4. Combine com os alunos uma data para entrega das correções, que deve ocorrer até a próxima aula da aplicação da sequência.

5. Informe os alunos que é permitido fazer marcações na própria resenha (além da avaliação feita na grade), caso sintam necessidade.

4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com as fichas de avaliação, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima-quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Material de uso diário (papel, lápis, borracha e caneta); livros ou informações sobre obras que serão resenhadas.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em expor, de forma consistente seu ponto de vista em relação à obra, tornando o texto “raso”. Nesse caso, demonstre a eles que toda opinião deve ser sustentada por argumentos sólidos, para garantir a profundidade do texto.

Referências sobre o assunto:

  • Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que nesta aula será produzida a primeira versão da resenha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que o bloqueio criativo, ou seja, a dificuldade em se produzir um texto, afeta muitas pessoas.
  • Pergunte à classe quem já experimentou essa situação.
  • Apresente o vídeo à classe, informando aos alunos que ele trata desse assunto.
  • Exiba o vídeo, disponível aqui, desde seu início até 2’40”.
  • Pergunte aos alunos se eles concordam com o que foi exposto e estimule-os a vencer esse bloqueio, dirigindo à turma palavras de incentivo e destacando que eles serão capazes de desenvolver um bom trabalho, partindo do princípio de que estão bem preparados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide aos alunos e anuncie que, a partir desse momento, eles devem se dedicar à produção da primeira versão do texto.
  • O trabalho será individual, já que o gênero pressupõe o posicionamento crítico de um indivíduo perante uma obra.
  • Peça aos alunos que retomem as dicas, a ficha produzida na aula anterior e o esboço que produziram em casa para que possam se guiar na produção da primeira versão.
  • Revisado o material, peça aos alunos que iniciem, em sala, a escrita da primeira versão do texto.
  • Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
  • Quando terminarem, peça aos alunos a pensarem em um título criativo, que atraia a atenção do leitor, ao invés de apenas mencionarem o título do livro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Explique que os textos produzidos serão trocados entre duplas de colegas, que deverão avaliá-los a partir de uma grade pré-definida.

2. Distribua cópias da grade, disponíveis em materiais complementares e leia os itens para os alunos, elucidando possíveis dúvidas.

3. Peça aos alunos que troquem, com um colega, as primeiras versões dos textos. É importante que a troca seja feita entre a dupla: o aluno A irá comentar a resenha do aluno B e vice- versa.

4. Combine com os alunos uma data para entrega das correções, que deve ocorrer até a próxima aula da aplicação da sequência.

5. Informe os alunos que é permitido fazer marcações na própria resenha (além da avaliação feita na grade), caso sintam necessidade.

4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.

Materiais complementares: Para acessar o arquivo com as fichas de avaliação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano