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Plano de aula - Escrevendo petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre escrita de petição on-line

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino 
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Escrevendo petição on-line

Finalidade da aula: Revisar e divulgar em plataforma a petição feita pelos estudantes.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Petição on-line.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição / Textualização, revisão e edição.

Prática de linguagem: Produção de texto.

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP25, EF89LP26, EF69LP22.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública.  A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet. Para aplicar esse plano de aula, você, professor, deverá antes solicitar aos alunos uma enquete na comunidade escolar sobre os problemas que precisam ser solucionados e uma pesquisa sobre estes problemas para reunir dados, exemplos, opinião de especialistas, leis a fim de fundamentar a petição on-line.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Utilizar plataformas virtuais.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em:  <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.


Código: LPO9_06SQA15

(EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

(EF89LP26) Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


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