15690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Comparação entre podcasts noticiosos e notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre perceber especificidades de notícias na modalidade oral e estabelecer comparações entre podcasts e notícias online.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Será que muda alguma coisa quando a notícia é oral?
Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail e faça os seguintes questionamentos: será que a notícia online escrita e a notícia oral são a mesma coisa? Você já ouviram falar em podcast? Já escutaram algum? Se não sabem o que é, não se preocupem, pois nessa aula vocês irão descobrir o que é um podcast e ainda compará-lo com uma notícia online escrita. Para isso, abram o arquivo que estão recebendo junto com essa mensagem.
Envie aos alunos o arquivo disponível em “Materiais e atividades”, com os links a serem acessados. Oriente-os a acessar os links na seguinte ordem: 1. notícia online, publicada no site da Revista Superinteressante, sobre o pouso da sonda da Nasa, em Marte; 2. vídeo, no Youtube, sobre o que é um podcast; 3. podcast Fronteiras da Ciência, também sobre Marte. Oriente aos alunos que é importante anotar todas as suas observações sobre as diferenças entre a notícia online e a notícia oral, no podcast.
Peça aos alunos que enviem a você as anotações sobre suas observações, procurando responder ao questionamento central: será que muda alguma coisa quando a notícia é oral? Defina um prazo para que os alunos enviem suas observações, pois, a partir delas, se dará o desenvolvimento da aula.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Discutindo sobre a notícia online o a notícia oral
Ao receber as observações dos alunos, prepare uma explanação comentando as observações enviadas por eles e reforçando os pontos de semelhanças e diferenças entre a notícia online e a notícia oral. Nessa explanação, chame a atenção dos alunos para aspectos que envolvem a forma e o conteúdo composicional do podcast. Para isso, guie-se pelos tópicos do terceiro slide do desenvolvimento, no plano original. É importante, nessa explanação, não só partir das observações enviadas pelos alunos, mas também ampliá-las. Encerre enfatizando a estrutura uniforme do podcast, conforme consta no plano original. Essa explanação pode ser enviada aos alunos por meio de um arquivo em PowerPoint, Word, ou mesmo em um vídeo. Caso a opção tenha sido por um arquivo de Word, grave também um áudio para reforçar com os alunos as características do gênero podcast.

Fechamento: Que diferenças percebemos?
Para o fechamento desta aula, peça que os alunos, após terem recebido sua explanação, escrevam um parágrafo evidenciando as diferenças percebidas por eles e o que aprenderam com a aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com os familiares ou responsáveis o que aprenderam sobre o gênero podcast. Estimule-os ainda a escolher um podcast para assistir juntos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar seu nível de letramento e acesso a bons conteúdos digitais.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA10

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas