Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza e no campo Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138.)
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem escrever sem se atentar às etapas de planejamento ou dando muita ênfase à gramática, sem conceder maior atenção ao encadeamento das ideias do texto.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap .2, p. 44-66.
ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Deixe-os à vontade para expressar suas opiniões. É importante que os alunos externalizem suas concepções sobre o processo de escrita. Alguns podem falar que não têm talento para a escrita, outros podem alegar que ficam sem ideias quando estão diante do papel. Diga-lhes que a grande maioria dos escritores só escreve bem porque treina, escreve todos os dias, mostra seus textos a outras pessoas para ouvir críticas e sugestões, passa por revisores, enfim, ninguém escreve o texto uma só vez e ele é considerado pronto e acabado. Todas as pessoas podem escrever bem, desde que pratiquem e saibam ouvir críticas para melhorar.
- Informe que, antes de um texto ficar pronto, ele passa por vários ajustes: é editado, revisado e formatado (um esquema de revisão e edição de texto pode ser contemplado no plano 15 desta sequência). Reforce que este é um trabalho árduo e o produto (texto) que nós temos no final do processo, com certeza, é bem diferente do início. Tranquilize-os dizendo que esta é a primeira versão, haverá outras etapas para que o texto seja aprimorado.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Este é o momento de construir a rubrica de qualidade, informando os parâmetros necessários para construção de um bom resumo. O ideal é que a Rubrica de qualidade (critérios de avaliação) seja construída coletivamente com os alunos. É importante que os estudantes discutam sobre os critérios relacionados à estrutura do gênero, à linguagem e ao conteúdo que devem ser considerados no momento da escrita do Resumo para que consigam produzir a Rubrica e utilizá-la com facilidade.
A etapa de elaboração da Rubrica é muito significativa, pois os estudantes precisam refletir acerca dos elementos que os seus textos precisam ter para atender as expectativas previstas. Em outras palavras, os discentes precisam fazer a seguinte pergunta: quais recursos linguísticos necessários para o texto ser considerado bem escrito? As respostas a esta pergunta devem estar contidas na Rubrica.
2. A título de sugestão, segue um modelo de Rubrica aqui que pode ser aproveitado para análise do gênero Resumo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Nesta etapa, será feita a primeira versão da produção do resumo, seguindo o planejamento já feito.
- Lembre aos estudantes que eles devem seguir o planejamento esboçado. Agora, eles terão de tomar decisões tais como: a escolha das palavras mais adequadas, a escolha da estrutura das frases; no caso do Resumo, é sempre aconselhável escrever frases diretas, auxiliando na clareza dos períodos. Eles devem escrever seus textos com a Rubrica em mãos, garantindo maior sentido e coerência ao texto. Oriente-os para que pensem no seu interlocutor, ou seja: Quem irá ler o texto resumido e para quê? Relembre que o interlocutor tem o objetivo de conhecer e/ou estudar o tema trabalhado no texto-fonte, então o resumo deve ser bastante claro e direto.
- Mencione que a principal característica do resumo é apresentar as ideias principais de um texto- fonte de maneira concisa e objetiva, portanto solicite que eles retornem a aula anterior (basta consultar o plano 13 desta sequência), para que, observando as palavras-chave que escolheram, possam mencionar quais informações não podem faltar na produção do resumo. Saliente que o resumo não é uma REESCRITA do texto original e ,sim, uma redução dele.
- Oriente-os de que a escrita do Resumo é diferente da escrita de uma notícia ou crônica, por exemplo, então é preciso seguir os critérios contidos na Rubrica, para que o texto cumpra sua função. O aluno precisa se sentir estimulado a produzir uma escrita contextualizada que não se esgote “nos reduzidos limites das próprias paredes escolares”
(Antunes, 2003, p. 50).
- Deixe claro que a escrita é a etapa intermediária que prevê a atividade anterior de planejar e a outra posterior de rever o que foi escrito. Segundo Antunes (2003), a escola tem concentrado maior atenção nesta etapa e tem enfocado apenas a escrita gramaticalmente correta (para aprofundar mais esta questão, consulte o plano 15 desta sequência).
- Segue aqui um texto da área de Ciências da natureza que pode ser tomado como parâmetro para se elaborar o Resumo bem como o modelo de resumo feito com base neste texto aqui.
Materiais complementares:
ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Proponha que os alunos, em duplas, troquem suas produções para ajudar os colegas nos pontos que precisam ser trabalhados. É muito provável que eles não consigam propor todas as sugestões neste período de aula. É aconselhável prosseguir com a atividade na próxima aula.
- É importante estabelecer esta parceria de troca e contato entre os educandos, pois, conforme afirma Antunes (2003, p: 46-47): ‘’...Como saber se dissemos de mais ou de menos? Como avaliar se fomos precisos, se fomos relevantes, se dissemos ‘’com a palavra certa’’ aquilo que tínhamos para dizer? Sem o outro, do outro lado da linha, não há linguagem”.
A escrita deve ser um processo de interação e diálogo constante dentro do universo escolar. Nas práticas de escrita que ocorrem na nossa vida cotidiana, sempre escrevemos para um interlocutor; logo a escola deve propiciar estes momentos de colocar os colegas de turma para ser leitores críticos dos textos produzidos em sala.
- Solicite que um dos alunos leia o Resumo pelo qual ficou responsável em apontar sugestões e, em seguida, peça que ele apresente as recomendações que ele propôs seguindo a Rubrica de qualidade já preenchida.