15637
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre resumir textos de divulgação científica

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza e no campo Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138.)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem escrever sem se atentar às etapas de planejamento ou dando muita ênfase à gramática, sem conceder maior atenção ao encadeamento das ideias do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap .2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe-os à vontade para expressar suas opiniões. É importante que os alunos externalizem suas concepções sobre o processo de escrita. Alguns podem falar que não têm talento para a escrita, outros podem alegar que ficam sem ideias quando estão diante do papel. Diga-lhes que a grande maioria dos escritores só escreve bem porque treina, escreve todos os dias, mostra seus textos a outras pessoas para ouvir críticas e sugestões, passa por revisores, enfim, ninguém escreve o texto uma só vez e ele é considerado pronto e acabado. Todas as pessoas podem escrever bem, desde que pratiquem e saibam ouvir críticas para melhorar.
  • Informe que, antes de um texto ficar pronto, ele passa por vários ajustes: é editado, revisado e formatado (um esquema de revisão e edição de texto pode ser contemplado no plano 15 desta sequência). Reforce que este é um trabalho árduo e o produto (texto) que nós temos no final do processo, com certeza, é bem diferente do início. Tranquilize-os dizendo que esta é a primeira versão, haverá outras etapas para que o texto seja aprimorado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Este é o momento de construir a rubrica de qualidade, informando os parâmetros necessários para construção de um bom resumo. O ideal é que a Rubrica de qualidade (critérios de avaliação) seja construída coletivamente com os alunos. É importante que os estudantes discutam sobre os critérios relacionados à estrutura do gênero, à linguagem e ao conteúdo que devem ser considerados no momento da escrita do Resumo para que consigam produzir a Rubrica e utilizá-la com facilidade.

A etapa de elaboração da Rubrica é muito significativa, pois os estudantes precisam refletir acerca dos elementos que os seus textos precisam ter para atender as expectativas previstas. Em outras palavras, os discentes precisam fazer a seguinte pergunta: quais recursos linguísticos necessários para o texto ser considerado bem escrito? As respostas a esta pergunta devem estar contidas na Rubrica.

2. A título de sugestão, segue um modelo de Rubrica aqui que pode ser aproveitado para análise do gênero Resumo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, será feita a primeira versão da produção do resumo, seguindo o planejamento já feito.

  • Lembre aos estudantes que eles devem seguir o planejamento esboçado. Agora, eles terão de tomar decisões tais como: a escolha das palavras mais adequadas, a escolha da estrutura das frases; no caso do Resumo, é sempre aconselhável escrever frases diretas, auxiliando na clareza dos períodos. Eles devem escrever seus textos com a Rubrica em mãos, garantindo maior sentido e coerência ao texto. Oriente-os para que pensem no seu interlocutor, ou seja: Quem irá ler o texto resumido e para quê? Relembre que o interlocutor tem o objetivo de conhecer e/ou estudar o tema trabalhado no texto-fonte, então o resumo deve ser bastante claro e direto.

  • Mencione que a principal característica do resumo é apresentar as ideias principais de um texto- fonte de maneira concisa e objetiva, portanto solicite que eles retornem a aula anterior (basta consultar o plano 13 desta sequência), para que, observando as palavras-chave que escolheram, possam mencionar quais informações não podem faltar na produção do resumo. Saliente que o resumo não é uma REESCRITA do texto original e ,sim, uma redução dele.

  • Oriente-os de que a escrita do Resumo é diferente da escrita de uma notícia ou crônica, por exemplo, então é preciso seguir os critérios contidos na Rubrica, para que o texto cumpra sua função. O aluno precisa se sentir estimulado a produzir uma escrita contextualizada que não se esgote “nos reduzidos limites das próprias paredes escolares”
    (Antunes, 2003, p. 50).

  • Deixe claro que a escrita é a etapa intermediária que prevê a atividade anterior de planejar e a outra posterior de rever o que foi escrito. Segundo Antunes (2003), a escola tem concentrado maior atenção nesta etapa e tem enfocado apenas a escrita gramaticalmente correta (para aprofundar mais esta questão, consulte o plano 15 desta sequência).

  • Segue aqui um texto da área de Ciências da natureza que pode ser tomado como parâmetro para se elaborar o Resumo bem como o modelo de resumo feito com base neste texto aqui.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 dez. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Proponha que os alunos, em duplas, troquem suas produções para ajudar os colegas nos pontos que precisam ser trabalhados. É muito provável que eles não consigam propor todas as sugestões neste período de aula. É aconselhável prosseguir com a atividade na próxima aula.

  • É importante estabelecer esta parceria de troca e contato entre os educandos, pois, conforme afirma Antunes (2003, p: 46-47): ‘’...Como saber se dissemos de mais ou de menos? Como avaliar se fomos precisos, se fomos relevantes, se dissemos ‘’com a palavra certa’’ aquilo que tínhamos para dizer? Sem o outro, do outro lado da linha, não há linguagem”.
    A escrita deve ser um processo de interação e diálogo constante dentro do universo escolar. Nas práticas de escrita que ocorrem na nossa vida cotidiana, sempre escrevemos para um interlocutor; logo a escola deve propiciar estes momentos de colocar os colegas de turma para ser leitores críticos dos textos produzidos em sala.

  • Solicite que um dos alunos leia o Resumo pelo qual ficou responsável em apontar sugestões e, em seguida, peça que ele apresente as recomendações que ele propôs seguindo a Rubrica de qualidade já preenchida.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza e no campo Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138.)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem escrever sem se atentar às etapas de planejamento ou dando muita ênfase à gramática, sem conceder maior atenção ao encadeamento das ideias do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap .2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Deixe-os à vontade para expressar suas opiniões. É importante que os alunos externalizem suas concepções sobre o processo de escrita. Alguns podem falar que não têm talento para a escrita, outros podem alegar que ficam sem ideias quando estão diante do papel. Diga-lhes que a grande maioria dos escritores só escreve bem porque treina, escreve todos os dias, mostra seus textos a outras pessoas para ouvir críticas e sugestões, passa por revisores, enfim, ninguém escreve o texto uma só vez e ele é considerado pronto e acabado. Todas as pessoas podem escrever bem, desde que pratiquem e saibam ouvir críticas para melhorar.
  • Informe que, antes de um texto ficar pronto, ele passa por vários ajustes: é editado, revisado e formatado (um esquema de revisão e edição de texto pode ser contemplado no plano 15 desta sequência). Reforce que este é um trabalho árduo e o produto (texto) que nós temos no final do processo, com certeza, é bem diferente do início. Tranquilize-os dizendo que esta é a primeira versão, haverá outras etapas para que o texto seja aprimorado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Este é o momento de construir a rubrica de qualidade, informando os parâmetros necessários para construção de um bom resumo. O ideal é que a Rubrica de qualidade (critérios de avaliação) seja construída coletivamente com os alunos. É importante que os estudantes discutam sobre os critérios relacionados à estrutura do gênero, à linguagem e ao conteúdo que devem ser considerados no momento da escrita do Resumo para que consigam produzir a Rubrica e utilizá-la com facilidade.

A etapa de elaboração da Rubrica é muito significativa, pois os estudantes precisam refletir acerca dos elementos que os seus textos precisam ter para atender as expectativas previstas. Em outras palavras, os discentes precisam fazer a seguinte pergunta: quais recursos linguísticos necessários para o texto ser considerado bem escrito? As respostas a esta pergunta devem estar contidas na Rubrica.

2. A título de sugestão, segue um modelo de Rubrica aqui que pode ser aproveitado para análise do gênero Resumo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa, será feita a primeira versão da produção do resumo, seguindo o planejamento já feito.

  • Lembre aos estudantes que eles devem seguir o planejamento esboçado. Agora, eles terão de tomar decisões tais como: a escolha das palavras mais adequadas, a escolha da estrutura das frases; no caso do Resumo, é sempre aconselhável escrever frases diretas, auxiliando na clareza dos períodos. Eles devem escrever seus textos com a Rubrica em mãos, garantindo maior sentido e coerência ao texto. Oriente-os para que pensem no seu interlocutor, ou seja: Quem irá ler o texto resumido e para quê? Relembre que o interlocutor tem o objetivo de conhecer e/ou estudar o tema trabalhado no texto-fonte, então o resumo deve ser bastante claro e direto.

  • Mencione que a principal característica do resumo é apresentar as ideias principais de um texto- fonte de maneira concisa e objetiva, portanto solicite que eles retornem a aula anterior (basta consultar o plano 13 desta sequência), para que, observando as palavras-chave que escolheram, possam mencionar quais informações não podem faltar na produção do resumo. Saliente que o resumo não é uma REESCRITA do texto original e ,sim, uma redução dele.

  • Oriente-os de que a escrita do Resumo é diferente da escrita de uma notícia ou crônica, por exemplo, então é preciso seguir os critérios contidos na Rubrica, para que o texto cumpra sua função. O aluno precisa se sentir estimulado a produzir uma escrita contextualizada que não se esgote “nos reduzidos limites das próprias paredes escolares”
    (Antunes, 2003, p. 50).

  • Deixe claro que a escrita é a etapa intermediária que prevê a atividade anterior de planejar e a outra posterior de rever o que foi escrito. Segundo Antunes (2003), a escola tem concentrado maior atenção nesta etapa e tem enfocado apenas a escrita gramaticalmente correta (para aprofundar mais esta questão, consulte o plano 15 desta sequência).

  • Segue aqui um texto da área de Ciências da natureza que pode ser tomado como parâmetro para se elaborar o Resumo bem como o modelo de resumo feito com base neste texto aqui.

Materiais complementares:

ZIN, Walter Araujo. Das profundezas às alturas. 2015. Disponível em: Acesso em: 19 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Proponha que os alunos, em duplas, troquem suas produções para ajudar os colegas nos pontos que precisam ser trabalhados. É muito provável que eles não consigam propor todas as sugestões neste período de aula. É aconselhável prosseguir com a atividade na próxima aula.

  • É importante estabelecer esta parceria de troca e contato entre os educandos, pois, conforme afirma Antunes (2003, p: 46-47): ‘’...Como saber se dissemos de mais ou de menos? Como avaliar se fomos precisos, se fomos relevantes, se dissemos ‘’com a palavra certa’’ aquilo que tínhamos para dizer? Sem o outro, do outro lado da linha, não há linguagem”.
    A escrita deve ser um processo de interação e diálogo constante dentro do universo escolar. Nas práticas de escrita que ocorrem na nossa vida cotidiana, sempre escrevemos para um interlocutor; logo a escola deve propiciar estes momentos de colocar os colegas de turma para ser leitores críticos dos textos produzidos em sala.

  • Solicite que um dos alunos leia o Resumo pelo qual ficou responsável em apontar sugestões e, em seguida, peça que ele apresente as recomendações que ele propôs seguindo a Rubrica de qualidade já preenchida.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano