15617
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Como planejar uma reportagem?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre planejamento de reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Videoaula disponível aqui;
Roteiro para o planejamento do texto, disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Fale para eles que, nesta atividade, planejarão a escrita de uma reportagem, e relembre algumas das características do gênero, trabalhadas nas aulas anteriores. Explicite a função da pontuação em textos jornalísticos. Para nortear essa retomada e organizar a sua fala, utilize as questões propostas na Introdução do plano de aula. Oriente os alunos a retomar as suas anotações sobre os textos jornalísticos e proponha que assistam a uma videoaula sobre o gênero reportagem para ampliar as informações a respeito desse tipo de texto, anotando as informações que ajudarão no planejamento da produção. Explicite para os alunos a importância de se planejar o texto para garantir uma boa escrita.

Desenvolvimento
Nas orientações da atividade, explicite para os alunos o propósito comunicativo da produção (construir um varal de reportagens para as turmas do 3º ano ou, considerando o uso durante o fechamento das escolas, produzir reportagens para compartilhar virtualmente com as turmas do 3º ano). Oriente os alunos sobre a atividade de planejamento do texto utilizando as orientações propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Lembre que, para planejar o texto, eles precisarão definir o tema e realizar uma pesquisa sobre para falar com mais segurança sobre o assunto. Envie o roteiro do planejamento do texto aos alunos e proponha que realizem o planejamento e o enviem para que você possa ajudá-los com o que for necessário. Dê devolutivas a respeito da produção dos alunos para qualificar o planejamento do texto.

Fechamento
Oriente os alunos a gravar um áudio com as aprendizagens dessa atividade. Para isso, sugira as seguintes questões: por que é importante planejar o texto que vai escrever? O que vocês já sabem sobre a reportagem que não pode faltar na produção?
Circule os áudios entre os alunos para que possam aprender mais com os colegas e ampliar as informações sobre o gênero reportagem.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem com os familiares o tema que vão utilizar na escrita da reportagem e as descobertas que fizeram sobre o assunto. Sugira que mostrem o planejamento do texto e peçam opiniões para qualificar a produção.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_04SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas