15597
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre produção de verbetes

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente o título da aula aos alunos de maneira desafiadora e instigante.

2- Convide os alunos a produzirem um livro de verbetes para ficar exposto na biblioteca da escola.

3- Comunique-os que o tema escolhido foi “Biomas brasileiros”. É possível que nesse momento os alunos ainda não saibam o que são os Biomas. Diga que eles descobrirão a seguir e que, justamente, por ser um tema não tão conhecido, será útil escrever sobre ele, informando outras pessoas que também podem desconhecer o assunto.

4- Se os alunos gostarem da experiência de escrever verbetes, veja a possibilidade de posteriormente fazer outros livros de verbetes, com temáticas elegidas pelas crianças.

5- Esclareça que esses serão textos de divulgação científica que estarão disponíveis no acervo da biblioteca da escola, portanto há bastante responsabilidade na pesquisa, escolha e veiculação das informações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos o que eles lembram sobre as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero verbete.
  • Lembre-os que algumas características do gênero verbete podem variar de acordo com seu meio de circulação/veiculação.
  • É esperado que os alunos retomem as seguintes ideias:
  • Verbetes são textos de divulgação científica e por essa razão preservam certa formalidade na escrita. É comum encontrar palavras do vocabulário científico como, por exemplo, os nomes científicos de espécies de animais e de plantas. Os verbetes são textos curtos e objetivos escritos por especialistas. Visam informar com rapidez e clareza o público em geral sobre determinado assunto. Alguns verbetes podem ser acrescidos de curiosidades sobre o assunto.
  • Há algumas diferenças entre os verbetes que circulam em meio físico e digital: em verbetes é comum haver remissão a outros verbetes ou palavras de interesse, no meio físico há a indicação da página (“vide página…”), já no meio digital há a facilidade dos hiperlinks (em geral essas palavras aparecem em azul) e com um clique é possível conhecer mais sobre uma palavra de interesse. Ambos recursos demonstram haver uma rede de informações interligadas.
  • No meio digital por não haver “preocupação” com o espaço, os verbetes podem ser mais longos e incluírem imagens de referência sobre o assunto. No meio físico, encontramos livros com muito verbetes, como dicionários e enciclopédias, nesses casos eles são organizados em ordem alfabética para facilitar a busca. No meio digital costuma a haver uma “aba de busca” e então é apenas digitar o verbete que ele aparece na tela. Há ainda outras formas de organização de verbetes, indo por exemplo do tema de maior abrangência, para temas mais específicos. (Esse provavelmente será o caso do livro de verbete construído pelos alunos)
  • A formatação também varia de acordo com o portador, mas é comum vermos o texto com alinhamento justificado e com formato de retângulo. O título tende a ser destacado com letras maiores e com cor diferente do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

1- Já tendo recordado as características do verbete, será necessário que todos tenham clareza sobre a situação comunicativa que envolve a produção dos textos. Algumas perguntas que podem apoiar essa reflexão são:

Qual será o objetivo da nossa escrita (função social)? (Informar a comunidade escolar, de forma clara, sucinta e objetiva, sobre o assunto escolhido - “os biomas brasileiros”).

Quem será nosso público alvo? (Como o livro construído pela turma fará parte do acervo da biblioteca da escola, podendo estar também no cantinho da leitura das salas, o público alvo são os alunos interessados nessa temática. Provavelmente a idade desses leitores esteja entre 6 e 10 anos. É possível também que outros membros da comunidade escolar, como pais, professores, funcionários, acessem esse livro).

Onde circulará nossa produção de texto? (Circulará pela biblioteca, sala de leitura ou cantinho da leitura nas salas de aula).
Qual será o suporte usado? (Papel em branco para escrever o rascunho, se possível computador para digitar a versão final e cartolinas ou papel canson para fazer a capa e a base para deixar mais firme as páginas do livro de verbetes.)
Onde pesquisaremos as informações necessárias? (Informe que você vai apresentar duas fontes de informação distintas: um vídeo sobre Biomas e textos mais específicos sobre cada um deles).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem os “Biomas brasileiros” e se, não conhecerem, peça para que levantem hipóteses a respeito.
  • Mostre-lhes o vídeo, 5:54 min, a fim de conheçam o significado da palavra bioma, quais são os brasileiros e algumas de suas características.

Materiais complementares: Vídeo sobre os “Biomas brasileiros” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=63hMH2YBNRc. Acesso em 7/12/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Após assistirem ao vídeo, apresente os assuntos que vão compor o livro de verbetes.

2- Esclareça que na introdução do livro haverá os verbetes: Bioma e Ecossistema. No restante do livro aparecerá os “Biomas brasileiros”: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, que serão veiculados em livro de divulgação científica para crianças.

2- Explique que essa aula será destinada apenas ao planejamento da escrita. A escrita final com formatação específica, bem como capa do livro, inserção de fotos ou desenhos será feita posteriormente.

3- Divida-os em 8 grupos. Cada grupo ficará responsável pela confecção de um verbete. Se a turma for composta por trinta e dois alunos, formarão quartetos, caso contrário, calcule como poderá agrupá-los. Se tiver menos alunos, o mesmo grupo pode ficar responsável pelos verbetes da introdução (Bioma e Ecossistema), já que estes possuem textos mais breves para pesquisa. Cuide sempre para que todos colaborem, que suas opiniões sejam respeitados para que a aprendizagem seja significativa e prazerosa.

4- Distribua os assuntos perguntando quem gostaria de escrever verbetes sobre, por exemplo, biomas, depois ecossistema e assim por diante. Ouça as respostas (preferências) e tente atendê-las.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite que os alunos se sentem nos grupos e explique que cada grupo receberá um texto sobre o tema e uma tabela de planejamento.

2- Será necessário ler os textos, grifar, escolher as informações que vão compor o verbete e organizá-las na tabela.

3- Esclareça que não é necessário reproduzir todas as informações contidas no texto, os alunos devem escolher apenas algumas informações, de modo a compor em torno de 3 parágrafos de texto.

4- Esclareça também que na aula seguinte, de textualização, eles devem trabalhar apenas com a tabela de planejamento, de preferência sem ter que voltar novamente no texto-fonte.

5- Distribua os textos específicos de cada grupo e as respectivas tabelas de planejamento que constam nos materiais complementares (atente para o fato de que o grupo, ou grupos, responsáveis pelos verbetes de introdução tem uma tabela de planejamento distinta da dos outros grupos).

6- Ressalte com eles o cabeçalho presente na tabela de planejamento traz informações importantes para a reflexão dos alunos quanto à situação comunicativa para a qual estão elaborando esta produção textual.

7- Circule pela sala e ofereça ajuda a quem precisar.

Materiais complementares:

Textos-fonte: Clique aqui (para melhor aproveitamento da página de impressão alguns textos estão juntos, porém, há linhas indicando onde você deve fazer o recorte, de modo que cada grupo tenha em mãos apenas seus textos de pesquisa).

Tabela de planejamento para os grupos dos verbetes “Biomas” e “Ecossistemas”: Clique aqui.

Tabela de planejamento para todos os outros verbetes (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal): Clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Para encerrar a aula, proponha que os grupos compartilhem a experiência de realizar seu planejamento. Pergunte se tiveram dificuldade com a leitura do texto, com a seleção das informações ou com o preenchimento da tabela.

2- Chame alguns grupos para lerem o que escreveram no planejamento. É possível que não de tempo de todos socializarem seus planejamentos, então priorize aqueles que estão com mais dificuldade. Desse modo colegas poderão dar soluções e dicas para aprimorar a escrita que será desenvolvida na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente o título da aula aos alunos de maneira desafiadora e instigante.

2- Convide os alunos a produzirem um livro de verbetes para ficar exposto na biblioteca da escola.

3- Comunique-os que o tema escolhido foi “Biomas brasileiros”. É possível que nesse momento os alunos ainda não saibam o que são os Biomas. Diga que eles descobrirão a seguir e que, justamente, por ser um tema não tão conhecido, será útil escrever sobre ele, informando outras pessoas que também podem desconhecer o assunto.

4- Se os alunos gostarem da experiência de escrever verbetes, veja a possibilidade de posteriormente fazer outros livros de verbetes, com temáticas elegidas pelas crianças.

5- Esclareça que esses serão textos de divulgação científica que estarão disponíveis no acervo da biblioteca da escola, portanto há bastante responsabilidade na pesquisa, escolha e veiculação das informações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos o que eles lembram sobre as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero verbete.
  • Lembre-os que algumas características do gênero verbete podem variar de acordo com seu meio de circulação/veiculação.
  • É esperado que os alunos retomem as seguintes ideias:
  • Verbetes são textos de divulgação científica e por essa razão preservam certa formalidade na escrita. É comum encontrar palavras do vocabulário científico como, por exemplo, os nomes científicos de espécies de animais e de plantas. Os verbetes são textos curtos e objetivos escritos por especialistas. Visam informar com rapidez e clareza o público em geral sobre determinado assunto. Alguns verbetes podem ser acrescidos de curiosidades sobre o assunto.
  • Há algumas diferenças entre os verbetes que circulam em meio físico e digital: em verbetes é comum haver remissão a outros verbetes ou palavras de interesse, no meio físico há a indicação da página (“vide página…”), já no meio digital há a facilidade dos hiperlinks (em geral essas palavras aparecem em azul) e com um clique é possível conhecer mais sobre uma palavra de interesse. Ambos recursos demonstram haver uma rede de informações interligadas.
  • No meio digital por não haver “preocupação” com o espaço, os verbetes podem ser mais longos e incluírem imagens de referência sobre o assunto. No meio físico, encontramos livros com muito verbetes, como dicionários e enciclopédias, nesses casos eles são organizados em ordem alfabética para facilitar a busca. No meio digital costuma a haver uma “aba de busca” e então é apenas digitar o verbete que ele aparece na tela. Há ainda outras formas de organização de verbetes, indo por exemplo do tema de maior abrangência, para temas mais específicos. (Esse provavelmente será o caso do livro de verbete construído pelos alunos)
  • A formatação também varia de acordo com o portador, mas é comum vermos o texto com alinhamento justificado e com formato de retângulo. O título tende a ser destacado com letras maiores e com cor diferente do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

1- Já tendo recordado as características do verbete, será necessário que todos tenham clareza sobre a situação comunicativa que envolve a produção dos textos. Algumas perguntas que podem apoiar essa reflexão são:

Qual será o objetivo da nossa escrita (função social)? (Informar a comunidade escolar, de forma clara, sucinta e objetiva, sobre o assunto escolhido - “os biomas brasileiros”).

Quem será nosso público alvo? (Como o livro construído pela turma fará parte do acervo da biblioteca da escola, podendo estar também no cantinho da leitura das salas, o público alvo são os alunos interessados nessa temática. Provavelmente a idade desses leitores esteja entre 6 e 10 anos. É possível também que outros membros da comunidade escolar, como pais, professores, funcionários, acessem esse livro).

Onde circulará nossa produção de texto? (Circulará pela biblioteca, sala de leitura ou cantinho da leitura nas salas de aula).
Qual será o suporte usado? (Papel em branco para escrever o rascunho, se possível computador para digitar a versão final e cartolinas ou papel canson para fazer a capa e a base para deixar mais firme as páginas do livro de verbetes.)
Onde pesquisaremos as informações necessárias? (Informe que você vai apresentar duas fontes de informação distintas: um vídeo sobre Biomas e textos mais específicos sobre cada um deles).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem os “Biomas brasileiros” e se, não conhecerem, peça para que levantem hipóteses a respeito.
  • Mostre-lhes o vídeo, 5:54 min, a fim de conheçam o significado da palavra bioma, quais são os brasileiros e algumas de suas características.

Materiais complementares: Vídeo sobre os “Biomas brasileiros” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=63hMH2YBNRc. Acesso em 7/12/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Após assistirem ao vídeo, apresente os assuntos que vão compor o livro de verbetes.

2- Esclareça que na introdução do livro haverá os verbetes: Bioma e Ecossistema. No restante do livro aparecerá os “Biomas brasileiros”: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, que serão veiculados em livro de divulgação científica para crianças.

2- Explique que essa aula será destinada apenas ao planejamento da escrita. A escrita final com formatação específica, bem como capa do livro, inserção de fotos ou desenhos será feita posteriormente.

3- Divida-os em 8 grupos. Cada grupo ficará responsável pela confecção de um verbete. Se a turma for composta por trinta e dois alunos, formarão quartetos, caso contrário, calcule como poderá agrupá-los. Se tiver menos alunos, o mesmo grupo pode ficar responsável pelos verbetes da introdução (Bioma e Ecossistema), já que estes possuem textos mais breves para pesquisa. Cuide sempre para que todos colaborem, que suas opiniões sejam respeitados para que a aprendizagem seja significativa e prazerosa.

4- Distribua os assuntos perguntando quem gostaria de escrever verbetes sobre, por exemplo, biomas, depois ecossistema e assim por diante. Ouça as respostas (preferências) e tente atendê-las.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite que os alunos se sentem nos grupos e explique que cada grupo receberá um texto sobre o tema e uma tabela de planejamento.

2- Será necessário ler os textos, grifar, escolher as informações que vão compor o verbete e organizá-las na tabela.

3- Esclareça que não é necessário reproduzir todas as informações contidas no texto, os alunos devem escolher apenas algumas informações, de modo a compor em torno de 3 parágrafos de texto.

4- Esclareça também que na aula seguinte, de textualização, eles devem trabalhar apenas com a tabela de planejamento, de preferência sem ter que voltar novamente no texto-fonte.

5- Distribua os textos específicos de cada grupo e as respectivas tabelas de planejamento que constam nos materiais complementares (atente para o fato de que o grupo, ou grupos, responsáveis pelos verbetes de introdução tem uma tabela de planejamento distinta da dos outros grupos).

6- Ressalte com eles o cabeçalho presente na tabela de planejamento traz informações importantes para a reflexão dos alunos quanto à situação comunicativa para a qual estão elaborando esta produção textual.

7- Circule pela sala e ofereça ajuda a quem precisar.

Materiais complementares:

Textos-fonte: Clique aqui (para melhor aproveitamento da página de impressão alguns textos estão juntos, porém, há linhas indicando onde você deve fazer o recorte, de modo que cada grupo tenha em mãos apenas seus textos de pesquisa).

Tabela de planejamento para os grupos dos verbetes “Biomas” e “Ecossistemas”: Clique aqui.

Tabela de planejamento para todos os outros verbetes (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal): Clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Para encerrar a aula, proponha que os grupos compartilhem a experiência de realizar seu planejamento. Pergunte se tiveram dificuldade com a leitura do texto, com a seleção das informações ou com o preenchimento da tabela.

2- Chame alguns grupos para lerem o que escreveram no planejamento. É possível que não de tempo de todos socializarem seus planejamentos, então priorize aqueles que estão com mais dificuldade. Desse modo colegas poderão dar soluções e dicas para aprimorar a escrita que será desenvolvida na próxima aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano