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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Legendas de fotografias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Legendas de fotografias

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: - É necessário imprimir as fotos e as tiras que compõem as legendas. As tiras devem ser recortadas previamente. Material disponível aqui

  • Organize cada imagem e suas respectivas tiras em um envelope.
  • Computador e projetor OU cópias ampliadas coloridas das fotografias.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita coletiva auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade, foram selecionadas quatro fotografias e suas respectivas legendas. Providencie o número de cópias necessárias das imagens e legendas fatiadas em palavras - fichas - de modo que cada um dos grupos, compostos por quatro alunos, receba um conjunto.
  • Observe que as imagens 1 e 2 apresentam nomes de brinquedos/brincadeiras mais complexos de serem grafados. Por conta disso, organize os alunos de modo que os envelopes com as figuras 1 e 2 sejam disponibilizados a alunos com maior conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética.
  • Posteriormente, os grupos que tiverem analisado as mesmas fotos/legendas vão poder comparar as informações obtidas e as hipóteses traçadas no momento de revisão coletiva.

  • Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos. Imprima as fotos e fichas disponíveis aqui

  • Rememore com os alunos as característicos da legenda estudados até o momento.
  • Leia para a turma as orientações contidas no slide e esclareça as dúvidas que possam surgir.
  • Entregue para cada grupo um envelope contendo a foto, as fichas com as palavras necessárias para montar a legenda, além da ficha em branco em que deverão escrever o nome da brincadeira retratada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça às crianças que abram os envelopes, localizem a imagem e identifiquem a brincadeira retratada.
  • Em seguida, solicite que pensem como se escreve o nome dessa brincadeira, grafando a palavra na ficha em branco segundo seus conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. Observe que as imagens 1 e 2
  • Lembre-os de que há mais um desafio: organizar as palavras que compõem a legenda de modo que o texto faça sentido.
  • Explique que, para organizar as palavras que compõem a legenda, vão precisar descobrir o que está escrito em cada ficha, lembrando que vão precisar incluir a palavra que escreveram com o nome da brincadeira, porque ela também faz parte do texto.
  • Estimule-os a buscar pistas das letras ou sons iniciais para decifrar o que está escrito, apoiando os grupos que apresentarem maior dificuldade.
  • Conforme os grupos forem terminando, estimule seus alunos a ajudar os colegas que ainda não tiverem finalizado a tarefa desde que a imagem seja diferente daquela que tenham recebido.
  • Explique que para montar a legenda é preciso observar a fotografia com muita atenção, pois nela podem encontrar alguma pista para descobrir qual é o texto da legenda.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a imagem da figura 1 cuja legenda é: DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “PERNA” cuja estrutura é CVC. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
  • Nesse caso em particular, é quase certo que não tenham usado o hífen. Informe a eles o nome desse sinal e, se quiser, dê o nome de outras brincadeiras em que ele é usado, como corre-corre, pega-pega, esconde-esconde.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
  • Na legenda - DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU -, a expressão “DEBAIXO DE ÁRVORES” também pode ocorrer no final da frase: CRIANÇAS BRINCAM COM PERNAS-DE-PAU DEBAIXO DE ÁRVORES. A inversão não altera o sentido da legenda: ambas são possíveis.

Desenvolvimento select-down

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  • Projete a imagem da figura 2 cuja legenda é: MENINA FAZ BOLA DE SABÃO GIGANTE.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a última sílaba da palavra “SABÃO” em que há a presença do ditongo nasal -ÃO. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes.
  • Como a palavra PERNA-DE-PAU é escrita com hífen, pode ser que alguns alunos sugiram que essa palavra também se escreve “com esses tracinhos”. Não é o caso. Explique que para saber se há ou não hífen é necessário consultar o dicionário. Se a palavra não aparecer por lá, é sinal de que se escreve separado e sem hífen.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.

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Slide Plano Aula

Orientações

  • Projete a imagem da figura 3 cuja legenda é: AMIGOS RODAM BAMBOLÊ NO PARQUE.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “BAMBOLÊ” em que há a presença da vogal nasal -AM que pode não ter sido representada ‘BABOLE’, ou M pode ter sido substituído por N ‘BANBOLE’, ou pelo til ‘BÃBOLE’ . Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • É quase certo que não tenham empregado o acento circunflexo. Explique que algumas palavras têm acento e que, na escola, vão aprender em cima de quais letras eles podem ocorrer e quando podem usá-los.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a imagem da figura 4 cuja legenda é: O BALANÇO É O BRINQUEDO FAVORITO DO PARQUINHO.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante que não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a segunda sílaba da palavra “BALANÇO” em que há a presença da vogal nasal -AN que pode não ter sido representada -LAN-/’LA’, ou o N pode ter sido substituído por M -LAN-/’LAM’, ou pelo til -LAN-/’LÃ’. Outro problema pode ocorrer com a escrita da última sílaba “BALANÇO”. É provável que tenham escrito com S que é a forma preferida pelas crianças para representar o som /s/.
  • Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • Aproveite para informar que esse sinal ~ que apareceu na palavra se chama til. Explique que esse sinal serve para mostrar que a aquele som é nasal. Para que percebam a diferença, exemplifique com as palavras “LÁ” e “LÔ.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula promovendo uma rápida enquete.
  • Projete ou escreva no quadro o nome das quatro brincadeiras que integraram a atividade.
  • Leia a pergunta da enquete para a turma.
  • Distribua pequenas tirinhas de papel para que cada um copie o nome da brincadeira com a qual mais gostaria de brincar.
  • Recolha os papéis e peça ajuda das crianças para realizar a tabulação: qual será a brincadeira vencedora?
  • Será que é possível conseguir um jeito de promover essa brincadeira na escola?

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: - É necessário imprimir as fotos e as tiras que compõem as legendas. As tiras devem ser recortadas previamente. Material disponível aqui

  • Organize cada imagem e suas respectivas tiras em um envelope.
  • Computador e projetor OU cópias ampliadas coloridas das fotografias.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita coletiva auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade, foram selecionadas quatro fotografias e suas respectivas legendas. Providencie o número de cópias necessárias das imagens e legendas fatiadas em palavras - fichas - de modo que cada um dos grupos, compostos por quatro alunos, receba um conjunto.
  • Observe que as imagens 1 e 2 apresentam nomes de brinquedos/brincadeiras mais complexos de serem grafados. Por conta disso, organize os alunos de modo que os envelopes com as figuras 1 e 2 sejam disponibilizados a alunos com maior conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética.
  • Posteriormente, os grupos que tiverem analisado as mesmas fotos/legendas vão poder comparar as informações obtidas e as hipóteses traçadas no momento de revisão coletiva.

  • Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos. Imprima as fotos e fichas disponíveis aqui

  • Rememore com os alunos as característicos da legenda estudados até o momento.
  • Leia para a turma as orientações contidas no slide e esclareça as dúvidas que possam surgir.
  • Entregue para cada grupo um envelope contendo a foto, as fichas com as palavras necessárias para montar a legenda, além da ficha em branco em que deverão escrever o nome da brincadeira retratada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça às crianças que abram os envelopes, localizem a imagem e identifiquem a brincadeira retratada.
  • Em seguida, solicite que pensem como se escreve o nome dessa brincadeira, grafando a palavra na ficha em branco segundo seus conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. Observe que as imagens 1 e 2
  • Lembre-os de que há mais um desafio: organizar as palavras que compõem a legenda de modo que o texto faça sentido.
  • Explique que, para organizar as palavras que compõem a legenda, vão precisar descobrir o que está escrito em cada ficha, lembrando que vão precisar incluir a palavra que escreveram com o nome da brincadeira, porque ela também faz parte do texto.
  • Estimule-os a buscar pistas das letras ou sons iniciais para decifrar o que está escrito, apoiando os grupos que apresentarem maior dificuldade.
  • Conforme os grupos forem terminando, estimule seus alunos a ajudar os colegas que ainda não tiverem finalizado a tarefa desde que a imagem seja diferente daquela que tenham recebido.
  • Explique que para montar a legenda é preciso observar a fotografia com muita atenção, pois nela podem encontrar alguma pista para descobrir qual é o texto da legenda.
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Orientações:

  • Projete a imagem da figura 1 cuja legenda é: DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “PERNA” cuja estrutura é CVC. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
  • Nesse caso em particular, é quase certo que não tenham usado o hífen. Informe a eles o nome desse sinal e, se quiser, dê o nome de outras brincadeiras em que ele é usado, como corre-corre, pega-pega, esconde-esconde.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
  • Na legenda - DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU -, a expressão “DEBAIXO DE ÁRVORES” também pode ocorrer no final da frase: CRIANÇAS BRINCAM COM PERNAS-DE-PAU DEBAIXO DE ÁRVORES. A inversão não altera o sentido da legenda: ambas são possíveis.

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  • Projete a imagem da figura 2 cuja legenda é: MENINA FAZ BOLA DE SABÃO GIGANTE.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a última sílaba da palavra “SABÃO” em que há a presença do ditongo nasal -ÃO. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes.
  • Como a palavra PERNA-DE-PAU é escrita com hífen, pode ser que alguns alunos sugiram que essa palavra também se escreve “com esses tracinhos”. Não é o caso. Explique que para saber se há ou não hífen é necessário consultar o dicionário. Se a palavra não aparecer por lá, é sinal de que se escreve separado e sem hífen.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.

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Orientações

  • Projete a imagem da figura 3 cuja legenda é: AMIGOS RODAM BAMBOLÊ NO PARQUE.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “BAMBOLÊ” em que há a presença da vogal nasal -AM que pode não ter sido representada ‘BABOLE’, ou M pode ter sido substituído por N ‘BANBOLE’, ou pelo til ‘BÃBOLE’ . Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • É quase certo que não tenham empregado o acento circunflexo. Explique que algumas palavras têm acento e que, na escola, vão aprender em cima de quais letras eles podem ocorrer e quando podem usá-los.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.

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Orientações:

  • Projete a imagem da figura 4 cuja legenda é: O BALANÇO É O BRINQUEDO FAVORITO DO PARQUINHO.
  • Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante que não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
  • Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
  • É provável que tenham dificuldade para escrever a segunda sílaba da palavra “BALANÇO” em que há a presença da vogal nasal -AN que pode não ter sido representada -LAN-/’LA’, ou o N pode ter sido substituído por M -LAN-/’LAM’, ou pelo til -LAN-/’LÃ’. Outro problema pode ocorrer com a escrita da última sílaba “BALANÇO”. É provável que tenham escrito com S que é a forma preferida pelas crianças para representar o som /s/.
  • Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
  • Aproveite para informar que esse sinal ~ que apareceu na palavra se chama til. Explique que esse sinal serve para mostrar que a aquele som é nasal. Para que percebam a diferença, exemplifique com as palavras “LÁ” e “LÔ.
  • Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
  • Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
  • Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula promovendo uma rápida enquete.
  • Projete ou escreva no quadro o nome das quatro brincadeiras que integraram a atividade.
  • Leia a pergunta da enquete para a turma.
  • Distribua pequenas tirinhas de papel para que cada um copie o nome da brincadeira com a qual mais gostaria de brincar.
  • Recolha os papéis e peça ajuda das crianças para realizar a tabulação: qual será a brincadeira vencedora?
  • Será que é possível conseguir um jeito de promover essa brincadeira na escola?
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