Plano de aula: Legendas de fotografias

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

Descrição

Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

• Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor.

• Recursos Educacionais Digitais:
    Palavras cruzadas: https://wordwall.net/pt/resource/79376892

• Materiais diversos:
    É necessário imprimir as fotos e as tiras que compõem as legendas. As tiras devem ser recortadas previamente. Material disponível aqui

Organize cada imagem e suas respectivas tiras em um envelope.

Computador e projetor OU cópias ampliadas coloridas das fotografias.

Objeto de conhecimento

• Forma de composição dos textos.

Prática de Linguagem

• Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)/Escrita (autônoma e compartilhada).

Objetivos de aprendizagem

• Identificar elementos constitutivos da organização interna das legendas. Refletir acerca do sistema de escrita alfabética e da organização sintática dos enunciados.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Sobre esta aula

Tempo previsto: 65 min

Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e na escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita coletiva auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Legendas de fotografias

Apresente a proposta da aula para os alunos.

Desembaralhando legendas.

Para esta atividade, foram selecionadas quatro fotografias e suas respectivas legendas. Providencie o número de cópias necessárias das imagens e legendas fatiadas em palavras - fichas - de modo que cada um dos grupos, compostos por quatro alunos, receba um conjunto.

Observe que as imagens 1 e 2 apresentam nomes de brinquedos/brincadeiras mais complexos de serem grafados. Por conta disso, organize os alunos de modo que os envelopes com as figuras 1 e 2 sejam disponibilizados a alunos com maior conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética.

Posteriormente, os grupos que tiverem analisado as mesmas fotos/legendas vão poder comparar as informações obtidas e as hipóteses traçadas no momento de revisão coletiva.

Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos. Imprima as fotos e fichas disponíveis aqui.

Rememore com os alunos as características da legenda estudados até o momento.

Leia para a turma as orientações contidas no slide e esclareça as dúvidas que possam surgir.

Entregue para cada grupo um envelope contendo a foto, as fichas com as palavras necessárias para montar a legenda, além da ficha em branco em que deverão escrever o nome da brincadeira retratada.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência