15554
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ficha técnica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura compartilhada de diferentes fichas técnicas e análise dos itens que a compõem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Ficha técnicaFinalidade da aula: Leitura compartilhada de diferentes fichas técnicas e análise dos itens que a compõem.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição dos textos

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa.  A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.  

 

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

 

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

 

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

 

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Adequação às normas de escrita.Prática de linguagem: Análise Linguística e SemióticaHabilidade(s) da BNCC: EF01LP24


Código: LPO1_03SQA04

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas