15487
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de um conto acumulativo, ampliando a compreensão do sentido global do texto.

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.


Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia para as crianças o tema da aula.
  • Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto. O conto sugerido para esta aula é “A princesa Maribel", de Patacrua, disponibilizado para as escolas públicas através do PNBE/FNDE/MEC em 2014. Verifique no acervo de Educação Infantil de sua escola. Caso não encontre, adeque as estratégias aqui propostas para outra obra de conto acumulativo, ou ainda, leia o trecho deste conto com a sequência acumulativa.

Materiais complementares: Texto do conto acumulativo, no livro, ou trecho do texto projetado com datashow ou ainda impresso em folha A4, com ou sem apoio das imagens; objetos que se refiram aos personagens ou cartões com as imagens (coroa de princesa, anel, pano,...).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em até 6 grupos. Observe o nível de dificuldade das atividades e selecione as crianças de acordo com elas. É importante formar grupos diversificados, mas com níveis de leitura próximos, para que uma criança um pouco mais avançada nas habilidades de leitura possa apoiar as demais.
  • Diga para as crianças que cada grupo irá receber um material para ler e reconstruir o conto que acabaram de ouvir. Caso necessário, entregue o mesmo material para mais de um grupo.
  • Entregue os materiais para cada grupo:

Grupo 1 (crianças que iniciam a leitura convencional de palavras) - leia e coloque na ordem dos acontecimentos os personagens/ nomes do conto.

Grupo 2 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com os personagens/ nomes.

Grupo 3 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com as ações do conto.

Caso haja necessidade de organizar mais grupos, repita os materiais descritos acima para eles.

  • Solicite às crianças que manipulem os materiais, lendo o texto.
  • Circule pela sala, reforçando as orientações de cada atividade e acompanhando a leitura das crianças.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

Grupo 1 - ordenar os personagens/ nomes do conto

As crianças podem não conseguir ler com autonomia as palavras com os personagens/ nomes do conto. Podem também não conseguir sequenciar ou fazer sem coerência.

Peça para que as crianças mostrem quais cartões com palavras conseguiram ler. Faça perguntas como: “a palavra ‘Princesa’’ começa com qual letra? Qual som essa letra faz?”. Dê dicas como o nome da letra inicial, relacionando a letra do nome de alguma criança da sala, por exemplo. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com vocabulário de apoio, com o nome dos personagens e com a imagem deles.

Grupo 2 - conto lacunado com os personagens/ nomes

As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.

Solicite que leiam a primeira frase. Peça que relembrem qual a primeira ideia que o conto traz. Diga que a primeira frase apresenta a personagem principal. Pergunte se recordam. Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as palavras para preencher as lacunas.

Grupo 3 - conto lacunado com as ações.

As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.

Solicite que leiam a primeira frase. Faça perguntas: “Quem é o cabrito?” ou “o conto fala o que sobre o cabrito?” Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas e a lacuna. Pergunte que palavra falta para completar a ideia. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as ações para preencher as lacunas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Diga que para terminar cada grupo irá apresentar sua leitura a partir do material recebido.
  • Convide um grupo por vez para esta a frente da turma.
  • Oriente que devem tentar recontar o conto a partir do trabalho realizado no grupo.
  • Acompanhe e auxilie os grupos na leitura.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

Espera-se que neste momento as dificuldades encontradas no grupo tenham sido minimizadas. Porém, ainda poderão apresentar dúvidas na leitura de algumas imagens ou palavras.

Este é um momento de tentativas de leitura. Apoie as crianças, incentivando-as a tentar fazer suas leituras. Conduza uma leitura inicial e permita que elas concluam. Convide crianças com maior autonomia de leitura para apoiar os grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.


Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia para as crianças o tema da aula.
  • Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto. O conto sugerido para esta aula é “A princesa Maribel", de Patacrua, disponibilizado para as escolas públicas através do PNBE/FNDE/MEC em 2014. Verifique no acervo de Educação Infantil de sua escola. Caso não encontre, adeque as estratégias aqui propostas para outra obra de conto acumulativo, ou ainda, leia o trecho deste conto com a sequência acumulativa.

Materiais complementares: Texto do conto acumulativo, no livro, ou trecho do texto projetado com datashow ou ainda impresso em folha A4, com ou sem apoio das imagens; objetos que se refiram aos personagens ou cartões com as imagens (coroa de princesa, anel, pano,...).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em até 6 grupos. Observe o nível de dificuldade das atividades e selecione as crianças de acordo com elas. É importante formar grupos diversificados, mas com níveis de leitura próximos, para que uma criança um pouco mais avançada nas habilidades de leitura possa apoiar as demais.
  • Diga para as crianças que cada grupo irá receber um material para ler e reconstruir o conto que acabaram de ouvir. Caso necessário, entregue o mesmo material para mais de um grupo.
  • Entregue os materiais para cada grupo:

Grupo 1 (crianças que iniciam a leitura convencional de palavras) - leia e coloque na ordem dos acontecimentos os personagens/ nomes do conto.

Grupo 2 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com os personagens/ nomes.

Grupo 3 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com as ações do conto.

Caso haja necessidade de organizar mais grupos, repita os materiais descritos acima para eles.

  • Solicite às crianças que manipulem os materiais, lendo o texto.
  • Circule pela sala, reforçando as orientações de cada atividade e acompanhando a leitura das crianças.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

Grupo 1 - ordenar os personagens/ nomes do conto

As crianças podem não conseguir ler com autonomia as palavras com os personagens/ nomes do conto. Podem também não conseguir sequenciar ou fazer sem coerência.

Peça para que as crianças mostrem quais cartões com palavras conseguiram ler. Faça perguntas como: “a palavra ‘Princesa’’ começa com qual letra? Qual som essa letra faz?”. Dê dicas como o nome da letra inicial, relacionando a letra do nome de alguma criança da sala, por exemplo. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com vocabulário de apoio, com o nome dos personagens e com a imagem deles.

Grupo 2 - conto lacunado com os personagens/ nomes

As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.

Solicite que leiam a primeira frase. Peça que relembrem qual a primeira ideia que o conto traz. Diga que a primeira frase apresenta a personagem principal. Pergunte se recordam. Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as palavras para preencher as lacunas.

Grupo 3 - conto lacunado com as ações.

As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.

Solicite que leiam a primeira frase. Faça perguntas: “Quem é o cabrito?” ou “o conto fala o que sobre o cabrito?” Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas e a lacuna. Pergunte que palavra falta para completar a ideia. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as ações para preencher as lacunas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Diga que para terminar cada grupo irá apresentar sua leitura a partir do material recebido.
  • Convide um grupo por vez para esta a frente da turma.
  • Oriente que devem tentar recontar o conto a partir do trabalho realizado no grupo.
  • Acompanhe e auxilie os grupos na leitura.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

Espera-se que neste momento as dificuldades encontradas no grupo tenham sido minimizadas. Porém, ainda poderão apresentar dúvidas na leitura de algumas imagens ou palavras.

Este é um momento de tentativas de leitura. Apoie as crianças, incentivando-as a tentar fazer suas leituras. Conduza uma leitura inicial e permita que elas concluam. Convide crianças com maior autonomia de leitura para apoiar os grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano