Atividade para impressão - grupo 1 - personagens_ nomes LPO1_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia para as crianças o tema da aula.
- Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto. O conto sugerido para esta aula é “A princesa Maribel", de Patacrua, disponibilizado para as escolas públicas através do PNBE/FNDE/MEC em 2014. Verifique no acervo de Educação Infantil de sua escola. Caso não encontre, adeque as estratégias aqui propostas para outra obra de conto acumulativo, ou ainda, leia o trecho deste conto com a sequência acumulativa.
Materiais complementares: Texto do conto acumulativo, no livro, ou trecho do texto projetado com datashow ou ainda impresso em folha A4, com ou sem apoio das imagens; objetos que se refiram aos personagens ou cartões com as imagens (coroa de princesa, anel, pano,...).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Organize as crianças em até 6 grupos. Observe o nível de dificuldade das atividades e selecione as crianças de acordo com elas. É importante formar grupos diversificados, mas com níveis de leitura próximos, para que uma criança um pouco mais avançada nas habilidades de leitura possa apoiar as demais.
- Diga para as crianças que cada grupo irá receber um material para ler e reconstruir o conto que acabaram de ouvir. Caso necessário, entregue o mesmo material para mais de um grupo.
- Entregue os materiais para cada grupo:
Grupo 1 (crianças que iniciam a leitura convencional de palavras) - leia e coloque na ordem dos acontecimentos os personagens/ nomes do conto.
Grupo 2 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com os personagens/ nomes.
Grupo 3 (crianças com certa autonomia de leitura de pequenas frases e palavras) - complete o trecho do conto lacunado usando as palavras dos cartões com as ações do conto.
Caso haja necessidade de organizar mais grupos, repita os materiais descritos acima para eles.
- Solicite às crianças que manipulem os materiais, lendo o texto.
- Circule pela sala, reforçando as orientações de cada atividade e acompanhando a leitura das crianças.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:
Grupo 1 - ordenar os personagens/ nomes do conto
As crianças podem não conseguir ler com autonomia as palavras com os personagens/ nomes do conto. Podem também não conseguir sequenciar ou fazer sem coerência.
Peça para que as crianças mostrem quais cartões com palavras conseguiram ler. Faça perguntas como: “a palavra ‘Princesa’’ começa com qual letra? Qual som essa letra faz?”. Dê dicas como o nome da letra inicial, relacionando a letra do nome de alguma criança da sala, por exemplo. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com vocabulário de apoio, com o nome dos personagens e com a imagem deles.
Grupo 2 - conto lacunado com os personagens/ nomes
As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.
Solicite que leiam a primeira frase. Peça que relembrem qual a primeira ideia que o conto traz. Diga que a primeira frase apresenta a personagem principal. Pergunte se recordam. Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as palavras para preencher as lacunas.
Grupo 3 - conto lacunado com as ações.
As crianças podem encontram dificuldades de leitura e compreensão das sentenças, ou preencher as lacunas de forma incorreta.
Solicite que leiam a primeira frase. Faça perguntas: “Quem é o cabrito?” ou “o conto fala o que sobre o cabrito?” Leia com elas a primeira frase e aponte as palavras lidas e a lacuna. Pergunte que palavra falta para completar a ideia. Caso ainda assim não consigam, ofereça uma folha com o trecho do texto completo como apoio para encontrarem as ações para preencher as lacunas.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Diga que para terminar cada grupo irá apresentar sua leitura a partir do material recebido.
- Convide um grupo por vez para esta a frente da turma.
- Oriente que devem tentar recontar o conto a partir do trabalho realizado no grupo.
- Acompanhe e auxilie os grupos na leitura.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:
Espera-se que neste momento as dificuldades encontradas no grupo tenham sido minimizadas. Porém, ainda poderão apresentar dúvidas na leitura de algumas imagens ou palavras.
Este é um momento de tentativas de leitura. Apoie as crianças, incentivando-as a tentar fazer suas leituras. Conduza uma leitura inicial e permita que elas concluam. Convide crianças com maior autonomia de leitura para apoiar os grupos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos explorem a leitura de um conto acumulativo, ampliando a compreensão do sentido global do texto.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura /Leitura colaborativa e autônoma / formação do leitor literário.
Prática de linguagem: Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP3, EF15LP15, EF15LP16
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA