Atividade para impressão - grupo 1 - personagens_ nomes LPO1_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia para as crianças o tema da aula.
- Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA