Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo um conto acumulativo

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.


MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.


REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

J
ogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para as crianças. Diga que vão conhecer um novo conto acumulativo, mas que antes vão adivinhar algumas informações sobre o conto.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos