15486
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo um conto acumulativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o sentido global do texto deste gênero observando recursos gráficos, imagens e dados da obra e fazendo inferências.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.


MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.


REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

J
ogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para as crianças. Diga que vão conhecer um novo conto acumulativo, mas que antes vão adivinhar algumas informações sobre o conto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

1. Organize a turma em um grande grupo, numa roda ou semicírculo.

2. Crie um espaço acolhedor para este momento. No pátio em roda, num tapete embaixo de uma árvore ou num cantinho da sala de aula.
3. Diga para as crianças que vão ouvir uma história. O conto sugerido para esta aula é A princesa Maribel, de Patacrua, disponibilizado para as escolas públicas através do PNBE/FNDE/MEC em 2014. Verifique no acervo de Educação Infantil de sua escola. Caso não encontre, adeque as estratégias aqui propostas para outra obra de conto acumulativo.

4. Peça para as crianças que tentem adivinhar sobre o que a história vai falar. Para isso, mostre a capa do livro e leve um anel (objeto ou imagem) que faz referência ao contexto do conto.

5. Pergunte: Quem é este personagem do conto? O que está fazendo? O que será que aconteceu nesta história?

6. Escute as crianças e incentive-as a levantar hipóteses sobre a história com base nas duas imagens apresentadas.

7. Mostre novamente ou projete a capa e a contracapa do livro. Peça para as crianças que façam a leitura do título. Peça que observem as imagens na capa. Leia o nome do autor, do ilustrador, da editora.

8. Leia a contracapa.
9. Pergunte às crianças o que mais conseguem dizer sobre a história com base nas novas informações que descobriram. Escute-as e relacione suas falas às informações trazidas pela capa e contracapa do livro.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção: As crianças podem não se manifestar diante das perguntas feitas sobre o conto, com base nos objetos apresentados.

Incentive-as a responder, provocando novas perguntas, por exemplo: Será que é uma menina ou menino?, Ela é uma criança ou já é uma velhinha?,
Para que serve este objeto?, Onde ela mora?, O que será que aconteceu com o anel?

As crianças, especialmente aquelas que não têm autonomia de leitura, podem não ler o título do conto.

Aponte para cada palavra e pergunte se sabem o som que as letras que compõem a palavra fazem.
Caso ainda assim não consigam, faça a leitura pausadamente, apontando as palavras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Parte 1 - Leitura do conto

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Leia a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto. Lembrando que caso sua escola não tenha este livro, você pode adequar as estratégias aqui propostas utilizando outro conto acumulativo, ou ainda explicar que hoje você vai ler apenas um trecho desse conto, que está proposto no slide.

Materiais complementares: Texto com trecho do conto para leitura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Parte 2 - Lendo as perguntas

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Organize as crianças em duplas.
2. Proponha que vão ler e responder oralmente algumas adivinhações sobre o conto.
3. Entregue para cada dupla um cartão com uma pergunta (adivinha) sobre os personagens e os acontecimentos do conto, por exemplo: De quem é o anel? ou Em quem o pastor deu um beijo? ou ainda Quem apagou o fogo?. Caso o número de crianças seja superior a 20, entregue a mesma pergunta para mais de uma dupla.
4. Peça que as crianças tentem ler a pergunta com sua dupla.

Materiais complementares: Texto do conto transcrito; sugestões de perguntas sobre o conto.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção:

As crianças podem não conseguir ler com autonomia as perguntas sobre o conto.

Esta é uma tentativa de leitura autônoma em que cada criança, com o apoio de sua dupla, deve mobilizar seus conhecimentos para esta tentativa. Não exija que leiam. Circule pela sala observando essas tentativas, dificuldades e êxitos. Apoie aquelas duplas com mais dificuldades, fazendo a leitura com elas e apontado para palavras-chave da pergunta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Parte 3 - Localizando as respostas

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

1. Projete ou transcreva para o quadro ou cartaz o trecho do conto que contenha as respostas para as perguntas que as crianças receberam.

2. Em seguida, convide uma dupla para ler a pergunta de seu cartão. Você pode auxiliá-las ou ler a pergunta com elas, caso ainda não tenham autonomia de leitura.
3. Peça que respondam e tentem encontrar a resposta no conto escrito ou projetado no quadro.
4. Peça que envolvam com uma linha a resposta encontrada.

5. Leia em voz alta com as crianças a resposta encontrada.
6. Convide as próximas duplas e proceda da mesma forma até que todas tenham respondido às questões e localizado a resposta no conto.

Materiais complementares: Trecho do conto transcrito; sugestões de perguntas sobre o conto.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção:

A dupla pode ter dificuldades em responder a pergunta e localizar a resposta no trecho do conto.


Permita-a tentar ler, mas, percebendo maiores dificuldades em responder a pergunta ou não responda de acordo com o conto, lance a pergunta novamente para a turma ajudar os colegas.

Para localizar no texto a palavra que responde a pergunta, questione a dupla sobre as letras que podem ser usadas para compor a palavra a ser encontrada, por exemplo, para responder O que apagou o fogo?, pergunte com quais letras conseguimos escrever a palavra água, ou qual a letra
que faz o som inicial da palavra água. Aponte para a frase na qual a palavra está localizada. Se necessário, leia um trecho desta frase.

Aponte para a palavra que responde a questão da dupla. Peça que faça a leitura. Se, apesar destas tentativas a dupla ainda não conseguir, solicite que a turma faça a leitura da palavra.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Leia com as crianças, em voz alta e em sequência, o nome dos personagens do conto, marcados no texto por elas.
2. Releia coletivamente o trecho do texto com elas em voz alta, apontando para a leitura.

3. Reforce com elas que os personagens foram “aparecendo” no conto nesta sequência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.


MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.


REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

J
ogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para as crianças. Diga que vão conhecer um novo conto acumulativo, mas que antes vão adivinhar algumas informações sobre o conto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

1. Organize a turma em um grande grupo, numa roda ou semicírculo.

2. Crie um espaço acolhedor para este momento. No pátio em roda, num tapete embaixo de uma árvore ou num cantinho da sala de aula.
3. Diga para as crianças que vão ouvir uma história. O conto sugerido para esta aula é A princesa Maribel, de Patacrua, disponibilizado para as escolas públicas através do PNBE/FNDE/MEC em 2014. Verifique no acervo de Educação Infantil de sua escola. Caso não encontre, adeque as estratégias aqui propostas para outra obra de conto acumulativo.

4. Peça para as crianças que tentem adivinhar sobre o que a história vai falar. Para isso, mostre a capa do livro e leve um anel (objeto ou imagem) que faz referência ao contexto do conto.

5. Pergunte: Quem é este personagem do conto? O que está fazendo? O que será que aconteceu nesta história?

6. Escute as crianças e incentive-as a levantar hipóteses sobre a história com base nas duas imagens apresentadas.

7. Mostre novamente ou projete a capa e a contracapa do livro. Peça para as crianças que façam a leitura do título. Peça que observem as imagens na capa. Leia o nome do autor, do ilustrador, da editora.

8. Leia a contracapa.
9. Pergunte às crianças o que mais conseguem dizer sobre a história com base nas novas informações que descobriram. Escute-as e relacione suas falas às informações trazidas pela capa e contracapa do livro.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção: As crianças podem não se manifestar diante das perguntas feitas sobre o conto, com base nos objetos apresentados.

Incentive-as a responder, provocando novas perguntas, por exemplo: Será que é uma menina ou menino?, Ela é uma criança ou já é uma velhinha?,
Para que serve este objeto?, Onde ela mora?, O que será que aconteceu com o anel?

As crianças, especialmente aquelas que não têm autonomia de leitura, podem não ler o título do conto.

Aponte para cada palavra e pergunte se sabem o som que as letras que compõem a palavra fazem.
Caso ainda assim não consigam, faça a leitura pausadamente, apontando as palavras.

Slide Plano Aula

Parte 1 - Leitura do conto

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Leia a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto. Lembrando que caso sua escola não tenha este livro, você pode adequar as estratégias aqui propostas utilizando outro conto acumulativo, ou ainda explicar que hoje você vai ler apenas um trecho desse conto, que está proposto no slide.

Materiais complementares: Texto com trecho do conto para leitura.

Slide Plano Aula

Parte 2 - Lendo as perguntas

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Organize as crianças em duplas.
2. Proponha que vão ler e responder oralmente algumas adivinhações sobre o conto.
3. Entregue para cada dupla um cartão com uma pergunta (adivinha) sobre os personagens e os acontecimentos do conto, por exemplo: De quem é o anel? ou Em quem o pastor deu um beijo? ou ainda Quem apagou o fogo?. Caso o número de crianças seja superior a 20, entregue a mesma pergunta para mais de uma dupla.
4. Peça que as crianças tentem ler a pergunta com sua dupla.

Materiais complementares: Texto do conto transcrito; sugestões de perguntas sobre o conto.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção:

As crianças podem não conseguir ler com autonomia as perguntas sobre o conto.

Esta é uma tentativa de leitura autônoma em que cada criança, com o apoio de sua dupla, deve mobilizar seus conhecimentos para esta tentativa. Não exija que leiam. Circule pela sala observando essas tentativas, dificuldades e êxitos. Apoie aquelas duplas com mais dificuldades, fazendo a leitura com elas e apontado para palavras-chave da pergunta.

Slide Plano Aula

Parte 3 - Localizando as respostas

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

1. Projete ou transcreva para o quadro ou cartaz o trecho do conto que contenha as respostas para as perguntas que as crianças receberam.

2. Em seguida, convide uma dupla para ler a pergunta de seu cartão. Você pode auxiliá-las ou ler a pergunta com elas, caso ainda não tenham autonomia de leitura.
3. Peça que respondam e tentem encontrar a resposta no conto escrito ou projetado no quadro.
4. Peça que envolvam com uma linha a resposta encontrada.

5. Leia em voz alta com as crianças a resposta encontrada.
6. Convide as próximas duplas e proceda da mesma forma até que todas tenham respondido às questões e localizado a resposta no conto.

Materiais complementares: Trecho do conto transcrito; sugestões de perguntas sobre o conto.

Dificuldades antecipadas e sugestões de intervenção:

A dupla pode ter dificuldades em responder a pergunta e localizar a resposta no trecho do conto.


Permita-a tentar ler, mas, percebendo maiores dificuldades em responder a pergunta ou não responda de acordo com o conto, lance a pergunta novamente para a turma ajudar os colegas.

Para localizar no texto a palavra que responde a pergunta, questione a dupla sobre as letras que podem ser usadas para compor a palavra a ser encontrada, por exemplo, para responder O que apagou o fogo?, pergunte com quais letras conseguimos escrever a palavra água, ou qual a letra
que faz o som inicial da palavra água. Aponte para a frase na qual a palavra está localizada. Se necessário, leia um trecho desta frase.

Aponte para a palavra que responde a questão da dupla. Peça que faça a leitura. Se, apesar destas tentativas a dupla ainda não conseguir, solicite que a turma faça a leitura da palavra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Leia com as crianças, em voz alta e em sequência, o nome dos personagens do conto, marcados no texto por elas.
2. Releia coletivamente o trecho do texto com elas em voz alta, apontando para a leitura.

3. Reforce com elas que os personagens foram “aparecendo” no conto nesta sequência.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano