15463
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Organizando uma mini enciclopédia de animais da África: elaboração de planejamento para produção de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre feitura de uma mini enciclopédia de animais africanos utilizando verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco 
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Organizando uma mini enciclopédia de animais da África: elaboração de planejamento para produção de verbetes.Finalidade da aula:Recuperar situação comunicativa do gênero e planejar a produção de verbetes através de pesquisas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbete de enciclopédia infantil

Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)

Prática de linguagem: Produção de escrita

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05; EF02LP24

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de  produção de escrita.

Materiais necessários: computador com acesso à internet,  links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.  

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Código: LPO2_03SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF02LP24) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas