15463
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Organizando uma mini enciclopédia de animais da África: elaboração de planejamento para produção de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre feitura de uma mini enciclopédia de animais africanos utilizando verbetes

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Faça a leitura do tema para a turma.
  • Se possível, para o momento de pesquisa, organize a sala de informática, conectando os computadores à internet e criando um documento para registro do alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula na sala de informática, mostrando os verbetes dos animais da África que foram trabalhados nas aulas anteriores. Informe que eles serão organizados para serem disponibilizados na biblioteca. O objetivo é retomar questões relacionadas à situação comunicativa do gênero, fazendo com que eles percebam o uso social do verbete. Questione:
  • Observe, turma! Organizei esses verbetes e quero disponibilizá-los na biblioteca. Alguém pode me dizer quem foram os autores desses textos? Espera-se que a turma informe que os verbetes são produzidos por cientista e especialistas. Complemente que os verbetes são produções coletivas realizadas por profissionais que coletam informações científicas sobre um determinado tema.
  • De maneira geral, onde os verbetes são publicados ou divulgados? A ideia é que eles digam em uma enciclopédia. Complemente , relembrando que os verbetes podem circular em revistas científicas para o público infantil, livros didáticos, sites ou enciclopédias infantis.
  • Então, é possível organizarmos os verbetes que já estudamos em uma enciclopédia? E que ela seja temática, por exemplo, somente sobre os animais da África? Mas, para vocês quem consultaria uma mini enciclopédia e em quais situações esse material seria útil? Eles devem concluir que sim e afirmar que as enciclopédias são compostas por verbetes de diversos temas.Devem citar que estes textos estão a serviço daqueles que buscam ampliar os seus saberes ou esclarecerem alguma curiosidade sobre um determinado tema, através de leituras de textos com informações científicas, porém, utilizando uma linguagem mais acessível.Relembre ainda que utilizamos os verbetes em situações de estudo,pesquisa ou para realizar alguma atividade que envolva divulgação de conhecimento científico, como feiras do conhecimento, mostras pedagógicas, seminários e/ou aulas expositivas e exposições.
  • Também seria possível produzirmos versões digitais desses verbetes? Os alunos devem dizer que os verbetes podem ser disponibilizados tanto em enciclopédias impressas quanto digitais. Destaque que na versão escrita os verbetes devem ser organizados em ordem alfabética, já na versão digital, será necessário acessarmos o site da enciclopédia e realizarmos a busca pelo verbete.Sendo possível o recursos de outras mídias, como áudios e vídeos.
  • Caso eles apresentem ainda dificuldades em relembrar esses pontos, retome com eles a atividade proposta na primeira aula desta sequência, com o título de “Questionário”.
  • Após, essa breve retomada, informe que os verbetes que foram estudados e apresentados na modalidade oral na exposição de verbetes, podem compor uma mini enciclopédia sobre os animais da África. Mas, que seria interessante completar a enciclopédia com verbetes de outros animais que vivem na África, que ainda não foram estudados, tais como: elefante. zebra, gnus, crocodilo, guepardo, hipopótamo, impala, javali, hiena e chacal.
  • Proponha que a turma inicialmente elaborem uma pesquisa sobre esses bichos, planejando quais informações devem ser coletadas para as produções dos verbetes que irão compor a mini enciclopédia dos animais da África, que será disponibilizada na biblioteca da escola. Para isso, organize a sala em duplas ou trio.
  • Combine com a turma o animal que cada dupla ou trio ficará responsável em produzir o verbete. Essa escolha pode ser feita através de consenso entre eles ou por sorteio. Convide-os para a etapa de planejar o que será pesquisado para a produção dos verbetes.

Materiais complementares: Verbetes dos animais da África - Questionário sobre o gênero.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Nessa parte, a sugestão é o uso de computadores com internet. Explique aos alunos que eles inicialmente, irão organizar as ideias sobre o animal escolhido/sorteado. Para isso, cada trio irá pesquisar, coletar e registrar informações essenciais para a escrita do verbete, organizando um planejamento para a produção do texto. Se possível, sugira o acesso dos sites selecionados (acesse os links nos materiais complementares) ou disponibilize as reportagens ou artigos impressos (é possível realizar a impressão dos artigos no sites indicados).
  • Informe que eles terão que ler e selecionar informações que julgarem importantes para produzirem os verbetes. Para isso, crie um documento com o título do verbete (caso não seja possível o acesso ao computador, entregue uma folha avulsa) e explique que eles registrarão as informações que forem sendo coletadas. Antes, questione o que eles devem considerar para produzirem um verbete:
  • Já realizamos leitura e analisamos alguns verbetes, tanto digitais quanto impressos. Vamos observar novamente os verbetes estudados.Com base nesses textos, quais tipos de informações vocês acham que são importantes serem selecionadas ?
  • Espera-se que eles citem o nome do animal, o local onde ele vive e habita, as características físicas, o tipo de alimentação, como vivem e alguma informação interessante ou curiosidade sobre o bicho. Caso, eles não cheguem a essas ideias, peça que eles observem novamente os verbetes, já estudados, e pergunte quais informações foram encontradas na maioria dos verbetes:
  • O nome aparece em todos? E as características físicas? Encontramos também o local e o habitat? E sobre o modo de vida? Os verbetes trazem outras informações, sobre a reprodução ou algum fato curioso?
  • Aborde também os aspectos referentes à escrita do gênero verbete. Pergunte:
  • Quais partes devem compor o verbete de enciclopédia infantil? Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens. Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas,auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.
  • Como devem ser as informações que compõem o texto do verbete? Por exemplo, devem explicar e descrever? Espera-se que eles citem que devem ser informações explicativas.Esclarecendo ao leitor da mini enciclopédia as informações sobre os animais.
  • Ao final desse levantamento, em tópicos, registre essas informações no quadro e peça que eles foquem nelas no momento da pesquisa, tais como:

I) NOME DO ANIMAL INCLUSIVE O CIENTÍFICO

II) LOCAL ONDE ELES PODEM SER ENCONTRADOS E ONDE VIVEM,TAIS COMO: FLORESTAS, SAVANAS, CAMPOS OU MANGUES.

III) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

IV) TIPO DE ALIMENTAÇÃO

V) COMO VIVEM

VI) CURIOSIDADES

  • Explique que conforme eles forem selecionando as informações, registrem no documento ou na folha avulsa. Garanta que eles busquem nas pesquisas esses dados. É importante que eles sigam esses tópicos para orientá-los, delimitando a pesquisa, pois, nos anos iniciais atividades de buscas de informações podem representar uma atividade muito ampla, o que pode favorecer a perda do foco da pesquisa. Outro aspecto fundamental é direcionar o objetivo da aula que é a escrita do verbete para a produção e divulgação de conhecimentos científicos, através da produção de uma mini enciclopédia, diferentemente de aula Ciências, sobre os animais da África. Ou seja, a etapa de coleta de dados científicos faz parte da linguagem do texto que está se propondo produzir.
  • Após, a retomados dos principais tópicos que devem ser abordados, disponibilize o acesso aos sites sugerido ou as impressões das informações e peça que eles iniciem a pesquisa. Estabeleça um tempo de 15 minutos.
  • Circule pelos trios, permitindo que todos participem da seleção, sugerindo, opinando e discutindo quais informações devem ser selecionadas. Caso, tenha alguma criança que esteja no processo de alfabetização, peça que os que já são alfabetizados sejam responsáveis pela leitura e registro das informações.

Materiais complementares: Documento com links de sites sugeridos

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Após, o término da atividade, escolha um registro e socialize com a turma. Use o critério de escolha uma dupla/trio que tenha cometido mais equívocos, o que irá propiciar trocas mais efetivas de aprendizagens, permitindo que os outros alunos atentem-se aos detalhes para a escrita do verbete. Faça a leitura e peça que eles observem se todos os pontos que foram estabelecidos foram contemplados, como:
  • Têm informações repetidas?
  • Selecionaram informações científicas?
  • As informações são explicativas?
  • Ficou faltando alguma informação?
  • Conforme eles forem sinalizando, edite o esboço, acrescentando ou retirando informações sugeridas por eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Faça a leitura do tema para a turma.
  • Se possível, para o momento de pesquisa, organize a sala de informática, conectando os computadores à internet e criando um documento para registro do alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula na sala de informática, mostrando os verbetes dos animais da África que foram trabalhados nas aulas anteriores. Informe que eles serão organizados para serem disponibilizados na biblioteca. O objetivo é retomar questões relacionadas à situação comunicativa do gênero, fazendo com que eles percebam o uso social do verbete. Questione:
  • Observe, turma! Organizei esses verbetes e quero disponibilizá-los na biblioteca. Alguém pode me dizer quem foram os autores desses textos? Espera-se que a turma informe que os verbetes são produzidos por cientista e especialistas. Complemente que os verbetes são produções coletivas realizadas por profissionais que coletam informações científicas sobre um determinado tema.
  • De maneira geral, onde os verbetes são publicados ou divulgados? A ideia é que eles digam em uma enciclopédia. Complemente , relembrando que os verbetes podem circular em revistas científicas para o público infantil, livros didáticos, sites ou enciclopédias infantis.
  • Então, é possível organizarmos os verbetes que já estudamos em uma enciclopédia? E que ela seja temática, por exemplo, somente sobre os animais da África? Mas, para vocês quem consultaria uma mini enciclopédia e em quais situações esse material seria útil? Eles devem concluir que sim e afirmar que as enciclopédias são compostas por verbetes de diversos temas.Devem citar que estes textos estão a serviço daqueles que buscam ampliar os seus saberes ou esclarecerem alguma curiosidade sobre um determinado tema, através de leituras de textos com informações científicas, porém, utilizando uma linguagem mais acessível.Relembre ainda que utilizamos os verbetes em situações de estudo,pesquisa ou para realizar alguma atividade que envolva divulgação de conhecimento científico, como feiras do conhecimento, mostras pedagógicas, seminários e/ou aulas expositivas e exposições.
  • Também seria possível produzirmos versões digitais desses verbetes? Os alunos devem dizer que os verbetes podem ser disponibilizados tanto em enciclopédias impressas quanto digitais. Destaque que na versão escrita os verbetes devem ser organizados em ordem alfabética, já na versão digital, será necessário acessarmos o site da enciclopédia e realizarmos a busca pelo verbete.Sendo possível o recursos de outras mídias, como áudios e vídeos.
  • Caso eles apresentem ainda dificuldades em relembrar esses pontos, retome com eles a atividade proposta na primeira aula desta sequência, com o título de “Questionário”.
  • Após, essa breve retomada, informe que os verbetes que foram estudados e apresentados na modalidade oral na exposição de verbetes, podem compor uma mini enciclopédia sobre os animais da África. Mas, que seria interessante completar a enciclopédia com verbetes de outros animais que vivem na África, que ainda não foram estudados, tais como: elefante. zebra, gnus, crocodilo, guepardo, hipopótamo, impala, javali, hiena e chacal.
  • Proponha que a turma inicialmente elaborem uma pesquisa sobre esses bichos, planejando quais informações devem ser coletadas para as produções dos verbetes que irão compor a mini enciclopédia dos animais da África, que será disponibilizada na biblioteca da escola. Para isso, organize a sala em duplas ou trio.
  • Combine com a turma o animal que cada dupla ou trio ficará responsável em produzir o verbete. Essa escolha pode ser feita através de consenso entre eles ou por sorteio. Convide-os para a etapa de planejar o que será pesquisado para a produção dos verbetes.

Materiais complementares: Verbetes dos animais da África - Questionário sobre o gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Nessa parte, a sugestão é o uso de computadores com internet. Explique aos alunos que eles inicialmente, irão organizar as ideias sobre o animal escolhido/sorteado. Para isso, cada trio irá pesquisar, coletar e registrar informações essenciais para a escrita do verbete, organizando um planejamento para a produção do texto. Se possível, sugira o acesso dos sites selecionados (acesse os links nos materiais complementares) ou disponibilize as reportagens ou artigos impressos (é possível realizar a impressão dos artigos no sites indicados).
  • Informe que eles terão que ler e selecionar informações que julgarem importantes para produzirem os verbetes. Para isso, crie um documento com o título do verbete (caso não seja possível o acesso ao computador, entregue uma folha avulsa) e explique que eles registrarão as informações que forem sendo coletadas. Antes, questione o que eles devem considerar para produzirem um verbete:
  • Já realizamos leitura e analisamos alguns verbetes, tanto digitais quanto impressos. Vamos observar novamente os verbetes estudados.Com base nesses textos, quais tipos de informações vocês acham que são importantes serem selecionadas ?
  • Espera-se que eles citem o nome do animal, o local onde ele vive e habita, as características físicas, o tipo de alimentação, como vivem e alguma informação interessante ou curiosidade sobre o bicho. Caso, eles não cheguem a essas ideias, peça que eles observem novamente os verbetes, já estudados, e pergunte quais informações foram encontradas na maioria dos verbetes:
  • O nome aparece em todos? E as características físicas? Encontramos também o local e o habitat? E sobre o modo de vida? Os verbetes trazem outras informações, sobre a reprodução ou algum fato curioso?
  • Aborde também os aspectos referentes à escrita do gênero verbete. Pergunte:
  • Quais partes devem compor o verbete de enciclopédia infantil? Espera-se que eles citem o título destacado e as imagens. Destaque que as imagens devem estar posicionadas ao lado do texto e dialogar com as informações explicativas,auxiliando na compreensão do dados científicas sobre o animal.
  • Como devem ser as informações que compõem o texto do verbete? Por exemplo, devem explicar e descrever? Espera-se que eles citem que devem ser informações explicativas.Esclarecendo ao leitor da mini enciclopédia as informações sobre os animais.
  • Ao final desse levantamento, em tópicos, registre essas informações no quadro e peça que eles foquem nelas no momento da pesquisa, tais como:

I) NOME DO ANIMAL INCLUSIVE O CIENTÍFICO

II) LOCAL ONDE ELES PODEM SER ENCONTRADOS E ONDE VIVEM,TAIS COMO: FLORESTAS, SAVANAS, CAMPOS OU MANGUES.

III) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

IV) TIPO DE ALIMENTAÇÃO

V) COMO VIVEM

VI) CURIOSIDADES

  • Explique que conforme eles forem selecionando as informações, registrem no documento ou na folha avulsa. Garanta que eles busquem nas pesquisas esses dados. É importante que eles sigam esses tópicos para orientá-los, delimitando a pesquisa, pois, nos anos iniciais atividades de buscas de informações podem representar uma atividade muito ampla, o que pode favorecer a perda do foco da pesquisa. Outro aspecto fundamental é direcionar o objetivo da aula que é a escrita do verbete para a produção e divulgação de conhecimentos científicos, através da produção de uma mini enciclopédia, diferentemente de aula Ciências, sobre os animais da África. Ou seja, a etapa de coleta de dados científicos faz parte da linguagem do texto que está se propondo produzir.
  • Após, a retomados dos principais tópicos que devem ser abordados, disponibilize o acesso aos sites sugerido ou as impressões das informações e peça que eles iniciem a pesquisa. Estabeleça um tempo de 15 minutos.
  • Circule pelos trios, permitindo que todos participem da seleção, sugerindo, opinando e discutindo quais informações devem ser selecionadas. Caso, tenha alguma criança que esteja no processo de alfabetização, peça que os que já são alfabetizados sejam responsáveis pela leitura e registro das informações.

Materiais complementares: Documento com links de sites sugeridos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Após, o término da atividade, escolha um registro e socialize com a turma. Use o critério de escolha uma dupla/trio que tenha cometido mais equívocos, o que irá propiciar trocas mais efetivas de aprendizagens, permitindo que os outros alunos atentem-se aos detalhes para a escrita do verbete. Faça a leitura e peça que eles observem se todos os pontos que foram estabelecidos foram contemplados, como:
  • Têm informações repetidas?
  • Selecionaram informações científicas?
  • As informações são explicativas?
  • Ficou faltando alguma informação?
  • Conforme eles forem sinalizando, edite o esboço, acrescentando ou retirando informações sugeridas por eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano