Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.
Referências sobre o assunto:
Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e explique que os alunos participarão de uma atividade de tomada de nota a partir da leitura de um documentário. Avise ainda que, para isso, eles deverão ter atenção redobrada ao que será assistido e às orientações dadas.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que apreciem e descrevam a imagem do slide. Lance a eles a pergunta proposta: Quais ações estão envolvidas na imagem?
- Ressalte a eles a imagem da menina tomando nota sobre o que possivelmente a outra fala ao telefone. Ajude aos alunos a levantar hipóteses sobre o que elas estão conversando e sobre a relevância de anotar o que está sendo dito: possivelmente a menina está tomando nota de informações importantes que a outra está recebendo pelo telefone.
- Pergunte sobre quais outras situações as pessoas anotam sobre o que está sendo exposto oralmente. Questione-os ainda se eles fazem isso nas aulas ou em outras situações.
- Esse momento inicial é importante para que eles comecem a perceber a relevância dessa ação que é utilizada desde situações mais primárias do campo da vida cotidiana, como atender um telefonema em casa e anotar as informações principais dadas, ou as situações mais complexas, como tomar nota de aulas, palestras ou documentários para realizar uma retextualização (processo de transformação de um texto em outro) no campo das práticas de estudo e pesquisa. Na décima aula desta sequência de atividades, os alunos já tiveram a oportunidade de tomar notas sobre conteúdo visto. Agora esse trabalho será feito de modo mais sistematizado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Anuncie aos alunos que eles assistirão a um documentário intitulado “Racismo”, que foi produzido por alunos de Ensino Médio.
- Separe a turma em pequenos grupos (cerca de 4 a 5 alunos). Cada grupo desenvolverá o mesmo trabalho de tomada de nota e irá trabalhar também em conjunto na aula seguinte desta sequência.
- Entregue a ficha para tomada de nota, disponível aqui. Informe aos alunos que o preenchimento da ficha ser feito individualmente durante a exibição do vídeo, mas que, ao final da exibição, a turma, dividida em pequenos grupos, fará conjuntamente um consolidado das anotações. Explique pra ele o que são palavras-chave (palavras mais importantes que representam as ideias apresentadas) e que fiquem atentos ao conteúdo do vídeo. Se necessário, faça pausas entre um depoimento e outro para que tenham tempo para anotar.
- Exiba o vídeo. ESEQUIEL, Luiz F. Silveira.; SILVA, Guilherme Edilson Rodrigues. Racismo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8vL1i4Ynqts>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma folha de papel madeira ou cartolina aos alunos para que eles consolidem as informações coletadas individualmente. É importante que você os oriente a:
- Escrever palavras chave ou frases curtas que representem a ideia captada;
- Apresentar as informações na ordem em que foram inseridas no documentário;
- Escrever no cartaz com letras grandes para ficar exposto na sala a fim de que os alunos comparem as anotações feitas pelos outros grupos;
- Escrever de maneira simples e objetiva para que construam a fala deles na aula seguinte durante a apresentação que será realizada.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que exponham os cartazes no quadro ou nas paredes.
- Instrua os alunos a lerem as anotações dos grupos e compararem as informações. O objetivo não é avaliar, mas apenas fazer com que eles percebam as informações mais relevantes para os colegas.
- Finalize a aula abrindo uma roda de discussão para que eles falem as impressões sobre as anotações produzidas pelos colegas e que eles avaliem a atividade desenvolvida: o que foi fácil, o que foi difícil e qual a aplicação dessa ação na vida deles.