Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oraalidade.
Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, conexão com a internet ou um flash drive contendo a música a ser utilizada previamente baixada, e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na formulação de perguntas e na seleção do assunto para a entrevista.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles costumam assistir a programas de entrevista, se já foram entrevistados ou se já tiveram oportunidade de entrevistar alguém. Diga que neste módulo, eles realizarão todo o processo para a produção de uma entrevista e que o primeiro passo será feito nesta aula: o planejamento.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reproduza a música “Fernando Henna está online, do grupo Filarmônica de Pasárgada. Clique aqui. O objetivo desta atividade é introduzir os alunos no universo das relações virtuais que será abordado nas próximas aulas.
- Após reproduzir a música, faça aos alunos as seguintes perguntas, que deverão ser respondidas oralmente:
- Como, por meio da música foi possível perceber as construções linguísticas usadas nas interações online? A música deixa perceptível a linguagem utilizada na comunicação virtual, uma linguagem própria, cheia de abreviações, siglas e emojis.
- Por que vocês acreditam que isso acontece? Nas interações online tudo é simultâneo, o que facilita o apego emocional. Espera-se que os alunos percebam a dinâmica fluida dos relacionamentos e conversas online.
Fonte: Letra de Marcelo Segreto e Fernando Henna. Grupo Filarmônica de Pasárgada. Música Fernando Henna está online. Álbum: Algorritmos (2016) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oEbL-GmfCnk>. Acesso em: 8 out. 2018.
Fonte: Letra de Marcelo Segreto e Fernando Henna. Grupo Filarmônica de Pasárgada. Música Fernando Henna está online. Álbum: Algorritmos (2016).Disponível em: <https://www.musixmatch.com/pt-br/letras/Filarm%C3%B4nica-de-Pas%C3%A1rgada/Fernando-Henna-Est%C3%A1-Online>. Acesso em: 8 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Separe os alunos em grupos. O número de participantes deverá ser baseado no número de alunos na sala. Esse grupo será o mesmo até a conclusão dos trabalhos, já que esse módulo demandará várias etapas. Assim, o trabalho em grupo é adequado por facilitar a divisão de tarefas.
- Explique aos alunos que cada grupo produzirá uma reportagem sobre relacionamento virtual e que para isso eles deverão entrevistar pelo menos duas pessoas, sendo um adolescente, um especialista (psicólogo, psicopedagogo, hebiatra (clínico geral de adolescentes), especialista em comportamento humano). É possível, ainda, entrevistar os profissionais da escolas e os pais dos alunos.
- Disponibilize 5 minutos para os grupos decidirem quem será o especialista entrevistado. Assim que o nome estiver definido, peça a um representante do grupo para anotar o nome no quadro, evitando que a mesma pessoa seja entrevistada por outro grupo.
- Peça aos alunos que elaborem uma lista inicial com possíveis perguntas a serem feitas aos entrevistados. Os alunos podem dividir as tarefas dentro dos grupos, de forma que parte do grupo elabore as perguntas feitas ao adolescente, e os demais ao especialista. Esclareça que durante a entrevista, a partir das respostas dadas, outras perguntas podem surgir ou o entrevistador poderá pedir esclarecimentos, cabendo a ele reorganizar/repensar as perguntas previamente selecionadas. Combine com os alunos que eles deverão produzir de 6 a 10 perguntas e que a entrevista deverá durar de 30 a 45 minutos. Para auxiliar os alunos nesta tarefa, você pode escrever no quadro alguns tópicos que os ajudem a refletir: motivos para o envolvimento em relacionamentos virtuais, consequências, cuidados, riscos, mudanças sociais e comportamentais, dados numéricos e pesquisas sobre o assunto. Reserve 15 minutos para a elaboração das perguntas.
- Os alunos podem escrever as perguntas em uma folha à parte, mas o ideal para esse momento é que seja utilizada uma ferramenta como o Google Drive, por exemplo. Assim, os alunos poderão compartilhar o arquivo com você.
- Diga aos alunos que eles deverão, neste momento, selecionar os papéis de cada componente do grupo. Cada aluno deverá ter uma função específica nesta fase do trabalho, de forma que serão necessários: entrevistador, cinegrafista, redator, revisor, ilustrador/fotógrafo. Caso outras funções sejam necessárias, elas poderão ser compartilhadas pelos componentes do grupo. Reserve 5 minutos para essa definição.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Assim que as perguntas forem escritas no arquivo compartilhado, você pode analisá-las e fazer as interferências que julgar necessárias. Fique atento à qualidade das perguntas. Verifique se elas atendem o objetivo do trabalho, se não há juízos de valor e questões preconceituosas que possam expor o entrevistado.
- Nesta etapa, os alunos deverão observar suas orientações e fazer as adequações necessárias.
- As etapas de revisão e reescrita do roteiro podem demandar mais tempo do que o previsto. Dessa forma, a atividade pode ocupar mais de uma aula. Redimensione o tempo conforme a necessidade da sua turma.