15345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre argumentação em textos opinativos

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.

- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.

- Gabarito da atividade, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. O uso de conectores em artigos de opinião. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para “costurar” as ideias do texto e os parágrafos e que isso é necessário para que um texto fique claro e coerente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote-o no quadro e questione oralmente os alunos se as frases estão coerentes (adequadas) e o que há de incoerente.
  • Espera-se que os alunos percebam que as frases não estão coerentes e que isso se dá pela quebra da lógica com o emprego da palavra “portanto” entre as ideias de cada frase.
  • Explique aos alunos que a palavra “portanto” é a responsável por estabelecer a coesão entre as ideias de cada frase, mas que nesse caso não ficou coerente.
  • Questione os alunos sobre as questões reproduzidas no quadro oralmente.
  • Quais palavras podem ser usadas para substituir o “portanto” na frase I de modo que a oração fique coesa e coerente?
  • Quais mudanças seriam necessárias fazer na frase II sem substituir (apenas acrescentar palavra(s)) de modo que fique coerente?
  • Para essas duas questões, temos como expectativa de respostas:
  • Outros organizadores textuais, como “mas, porém, contudo” deixam a frase coesa e coerente.
  • Saí de casa atrasado, portanto não cheguei cedo.
  • A ideia estabelecida pela palavra “portanto” é de consequência. Explique aos alunos que as conjunções são responsáveis por estabelecer determinados sentidos, “ porque”, por exemplo, dá ideia de explicação, “mas” de oposição e assim sucessivamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas de modo que os alunos possam discutir sobre a adequação dos organizadores textuais em cada lacuna.
  • Distribua para cada um o texto “O vagão cor-de-rosa” desta atividade disponível aqui .
  • Explique aos alunos a proposta indicada neste slide.
  • Oriente-os a empregar conjunções e organizadores textuais produzindo o sentido indicado na dica dos parênteses.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas, disponibilizadas aqui.
  • Peça para que cada aluno do número de chamada da lacuna correspondente fale a resposta colocada.
  • Esta é uma forma de apenas um deles falar de cada vez.
  • Conforme os alunos forem falando suas respostas, analise outras possibilidades de organizadores textuais que eventualmente tenham colocado.
  • Verifique se os sentidos estabelecidos são possíveis no texto, ainda que sejam diferentes do original.
  • Peça para os alunos se atentarem ao fato de que não basta colocar os organizadores textuais, eles precisam ser bem empregados, pois senão o texto seu texto pode ficar incoerente, como aconteceu nas frases da discussão inicial da aula.
  • Para finalizar, distribua a tabela de organizadores textuais, disponível aqui, explicando que deve servir como fonte de consulta para redigir os textos e promover a coesão e coerência.
  • Por fim, peça aos alunos para construírem coletivamente um conceito para a pergunta: “O que são organizadores textuais?”.
  • Para validar esta construção, tenha por base o conceito:

As palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais.
A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.

- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.

- Gabarito da atividade, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. O uso de conectores em artigos de opinião. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para “costurar” as ideias do texto e os parágrafos e que isso é necessário para que um texto fique claro e coerente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou anote-o no quadro e questione oralmente os alunos se as frases estão coerentes (adequadas) e o que há de incoerente.
  • Espera-se que os alunos percebam que as frases não estão coerentes e que isso se dá pela quebra da lógica com o emprego da palavra “portanto” entre as ideias de cada frase.
  • Explique aos alunos que a palavra “portanto” é a responsável por estabelecer a coesão entre as ideias de cada frase, mas que nesse caso não ficou coerente.
  • Questione os alunos sobre as questões reproduzidas no quadro oralmente.
  • Quais palavras podem ser usadas para substituir o “portanto” na frase I de modo que a oração fique coesa e coerente?
  • Quais mudanças seriam necessárias fazer na frase II sem substituir (apenas acrescentar palavra(s)) de modo que fique coerente?
  • Para essas duas questões, temos como expectativa de respostas:
  • Outros organizadores textuais, como “mas, porém, contudo” deixam a frase coesa e coerente.
  • Saí de casa atrasado, portanto não cheguei cedo.
  • A ideia estabelecida pela palavra “portanto” é de consequência. Explique aos alunos que as conjunções são responsáveis por estabelecer determinados sentidos, “ porque”, por exemplo, dá ideia de explicação, “mas” de oposição e assim sucessivamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas de modo que os alunos possam discutir sobre a adequação dos organizadores textuais em cada lacuna.
  • Distribua para cada um o texto “O vagão cor-de-rosa” desta atividade disponível aqui .
  • Explique aos alunos a proposta indicada neste slide.
  • Oriente-os a empregar conjunções e organizadores textuais produzindo o sentido indicado na dica dos parênteses.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas, disponibilizadas aqui.
  • Peça para que cada aluno do número de chamada da lacuna correspondente fale a resposta colocada.
  • Esta é uma forma de apenas um deles falar de cada vez.
  • Conforme os alunos forem falando suas respostas, analise outras possibilidades de organizadores textuais que eventualmente tenham colocado.
  • Verifique se os sentidos estabelecidos são possíveis no texto, ainda que sejam diferentes do original.
  • Peça para os alunos se atentarem ao fato de que não basta colocar os organizadores textuais, eles precisam ser bem empregados, pois senão o texto seu texto pode ficar incoerente, como aconteceu nas frases da discussão inicial da aula.
  • Para finalizar, distribua a tabela de organizadores textuais, disponível aqui, explicando que deve servir como fonte de consulta para redigir os textos e promover a coesão e coerência.
  • Por fim, peça aos alunos para construírem coletivamente um conceito para a pergunta: “O que são organizadores textuais?”.
  • Para validar esta construção, tenha por base o conceito:

As palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais.
A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano