15295
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Informações sobre o gênero:

A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se por flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldades em selecionar e transcrever as informações do texto didático, usando adequadamente paráfrases e citações para produzir resumos de leitura.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Retome o projeto de pesquisa de seu grupo e explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a leitura de um texto expositivo com o objetivo de fazer um resumo como atividade do projeto de pesquisa e divulgação científica da turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de um infográfico com o objetivo de produzir anotações de leitura que vão subsidiar a escrita de um resumo.
  • Leia em voz alta as perguntas do slide e deixe que os alunos conversem sobre elas em grupos por 2 minutos.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles deverão iniciar a elaboração de um resumo.
  • Observe, professor, que o resumo é um texto de apoio ao estudo e à pesquisa. Trata-se de uma exposição breve que contém as informações principais de um texto-fonte com o objetivo de estudar um tema. Para fazer o resumo de um texto cujo conteúdo está sendo pesquisado, é preciso ler, identificar as informações principais e grifá-las, sublinhando ou circulando-as. Depois de compreender os principais conceitos apresentados no texto expositivo fonte, escreve-se um novo texto, que parafraseia, sintetizando, o texto de origem. Por fim, pode-se fazer uma edição do resumo, verificando se as ideias principais do texto fonte foram bem trabalhadas na reescrita.
  • Perceba, também, professor, que o infográfico é um texto que utiliza recursos não verbais (diagramas, gráficos, fotos e desenhos) para sintetizar conteúdos importantes sobre um tema. Ao produzir o resumo de um infográfico, além de sintetizar as informações verbais, os alunos também deverão sintetizar as informações não verbais comunicadas por meio de recursos visuais. Desta forma, no infográfico utilizado neste plano de aula, os alunos deverão descrever a paisagem de sambaqui, cuja disposição espacial está desenhada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, com base na leitura e na troca de ideias em duplas ou trios: A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
  • Peça que os alunos leiam em duplas ou trios com o objetivo de estudar o conteúdo do texto. Para ajudar o aluno a compreender os conceitos apresentados no infográfico, eles deverão produzir um resumo com base na leitura. Para isso, nesta aula, os alunos devem localizar todas as informações principais do texto, usando as seguintes estratégias de anotação: grifar, sublinhar ou circular as informações principais de cada parágrafo e fazer anotações no caderno usando esquemas visuais que ajudem a compreender os conceitos apresentados no texto-fonte.
  • Permita que os alunos naveguem pelo infográfico, lendo as imagens e os textos escritos.
  • Chame a atenção dos alunos para a distribuição espacial do texto na página e para as imagens. Pergunte aos alunos: Qual é o título do infográfico? Qual é o trecho de introdução? Qual é o título? Quais são os subtítulos que aparecem neste infográfico? Qual é a relação entre texto e imagem?
  • Incentive os alunos a produzir anotações no material de leitura (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos) e no caderno (esquemas visuais).

Material complementar:

Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA13

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: Quais informações vocês grifaram, sublinharam ou circularam? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que vocês selecionaram estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a produzir um resumo do texto?
  • Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele será usado para a escrita de um resumo na aula posterior.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Informações sobre o gênero:

A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se por flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldades em selecionar e transcrever as informações do texto didático, usando adequadamente paráfrases e citações para produzir resumos de leitura.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Retome o projeto de pesquisa de seu grupo e explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a leitura de um texto expositivo com o objetivo de fazer um resumo como atividade do projeto de pesquisa e divulgação científica da turma.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de um infográfico com o objetivo de produzir anotações de leitura que vão subsidiar a escrita de um resumo.
  • Leia em voz alta as perguntas do slide e deixe que os alunos conversem sobre elas em grupos por 2 minutos.
  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles deverão iniciar a elaboração de um resumo.
  • Observe, professor, que o resumo é um texto de apoio ao estudo e à pesquisa. Trata-se de uma exposição breve que contém as informações principais de um texto-fonte com o objetivo de estudar um tema. Para fazer o resumo de um texto cujo conteúdo está sendo pesquisado, é preciso ler, identificar as informações principais e grifá-las, sublinhando ou circulando-as. Depois de compreender os principais conceitos apresentados no texto expositivo fonte, escreve-se um novo texto, que parafraseia, sintetizando, o texto de origem. Por fim, pode-se fazer uma edição do resumo, verificando se as ideias principais do texto fonte foram bem trabalhadas na reescrita.
  • Perceba, também, professor, que o infográfico é um texto que utiliza recursos não verbais (diagramas, gráficos, fotos e desenhos) para sintetizar conteúdos importantes sobre um tema. Ao produzir o resumo de um infográfico, além de sintetizar as informações verbais, os alunos também deverão sintetizar as informações não verbais comunicadas por meio de recursos visuais. Desta forma, no infográfico utilizado neste plano de aula, os alunos deverão descrever a paisagem de sambaqui, cuja disposição espacial está desenhada.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, com base na leitura e na troca de ideias em duplas ou trios: A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
  • Peça que os alunos leiam em duplas ou trios com o objetivo de estudar o conteúdo do texto. Para ajudar o aluno a compreender os conceitos apresentados no infográfico, eles deverão produzir um resumo com base na leitura. Para isso, nesta aula, os alunos devem localizar todas as informações principais do texto, usando as seguintes estratégias de anotação: grifar, sublinhar ou circular as informações principais de cada parágrafo e fazer anotações no caderno usando esquemas visuais que ajudem a compreender os conceitos apresentados no texto-fonte.
  • Permita que os alunos naveguem pelo infográfico, lendo as imagens e os textos escritos.
  • Chame a atenção dos alunos para a distribuição espacial do texto na página e para as imagens. Pergunte aos alunos: Qual é o título do infográfico? Qual é o trecho de introdução? Qual é o título? Quais são os subtítulos que aparecem neste infográfico? Qual é a relação entre texto e imagem?
  • Incentive os alunos a produzir anotações no material de leitura (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos) e no caderno (esquemas visuais).

Material complementar:

Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA13

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: Quais informações vocês grifaram, sublinharam ou circularam? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que vocês selecionaram estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a produzir um resumo do texto?
  • Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele será usado para a escrita de um resumo na aula posterior.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano