A Paisagem de Sambaqui
Plano de Aula
Plano de aula: Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Informações sobre o gênero:
A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se por flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em selecionar e transcrever as informações do texto didático, usando adequadamente paráfrases e citações para produzir resumos de leitura.
Referências sobre o assunto:
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Retome o projeto de pesquisa de seu grupo e explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a leitura de um texto expositivo com o objetivo de fazer um resumo como atividade do projeto de pesquisa e divulgação científica da turma.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma atividade de leitura compartilhada de um infográfico com o objetivo de produzir anotações de leitura que vão subsidiar a escrita de um resumo.
- Leia em voz alta as perguntas do slide e deixe que os alunos conversem sobre elas em grupos por 2 minutos.
- Explique aos alunos que, nesta aula, eles deverão iniciar a elaboração de um resumo.
- Observe, professor, que o resumo é um texto de apoio ao estudo e à pesquisa. Trata-se de uma exposição breve que contém as informações principais de um texto-fonte com o objetivo de estudar um tema. Para fazer o resumo de um texto cujo conteúdo está sendo pesquisado, é preciso ler, identificar as informações principais e grifá-las, sublinhando ou circulando-as. Depois de compreender os principais conceitos apresentados no texto expositivo fonte, escreve-se um novo texto, que parafraseia, sintetizando, o texto de origem. Por fim, pode-se fazer uma edição do resumo, verificando se as ideias principais do texto fonte foram bem trabalhadas na reescrita.
- Perceba, também, professor, que o infográfico é um texto que utiliza recursos não verbais (diagramas, gráficos, fotos e desenhos) para sintetizar conteúdos importantes sobre um tema. Ao produzir o resumo de um infográfico, além de sintetizar as informações verbais, os alunos também deverão sintetizar as informações não verbais comunicadas por meio de recursos visuais. Desta forma, no infográfico utilizado neste plano de aula, os alunos deverão descrever a paisagem de sambaqui, cuja disposição espacial está desenhada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Distribua uma cópia impressa do material de leitura para cada aluno. Todos os alunos deverão fazer anotações no material impresso, que é individual, com base na leitura e na troca de ideias em duplas ou trios: A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- Peça que os alunos leiam em duplas ou trios com o objetivo de estudar o conteúdo do texto. Para ajudar o aluno a compreender os conceitos apresentados no infográfico, eles deverão produzir um resumo com base na leitura. Para isso, nesta aula, os alunos devem localizar todas as informações principais do texto, usando as seguintes estratégias de anotação: grifar, sublinhar ou circular as informações principais de cada parágrafo e fazer anotações no caderno usando esquemas visuais que ajudem a compreender os conceitos apresentados no texto-fonte.
- Permita que os alunos naveguem pelo infográfico, lendo as imagens e os textos escritos.
- Chame a atenção dos alunos para a distribuição espacial do texto na página e para as imagens. Pergunte aos alunos: Qual é o título do infográfico? Qual é o trecho de introdução? Qual é o título? Quais são os subtítulos que aparecem neste infográfico? Qual é a relação entre texto e imagem?
- Incentive os alunos a produzir anotações no material de leitura (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos) e no caderno (esquemas visuais).
Material complementar:
Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA13
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Peça que os grupos compartilhem com outros grupos as anotações feitas durante a leitura (grifos, sublinhados, circulados, comentários nas margens) para comparar as informações selecionadas. Pergunte aos alunos: Quais informações vocês grifaram, sublinharam ou circularam? Vocês selecionaram as mesmas informações? Por que vocês selecionaram estas e não outras informações? A estratégia de fazer anotações no texto durante a leitura pode ajudar a produzir um resumo do texto?
- Oriente os alunos a guardar o material impresso grifado nesta aula, pois ele será usado para a escrita de um resumo na aula posterior.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); programa de edição de imagem do computador (Paint) ou recursos de edição no celular.
Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, dizendo que irão iniciar o processo de produção escrita de um Resumo. Esse Resumo será feito a partir de um Infográfico. Utilize as perguntas e orientações do slide de Introdução do Plano de Aula para gravar um bom áudio ou vídeo para seus alunos, explicando as etapas de um Resumo. Nas orientações do mesmo slide, você encontra também o que é um Infográfico. Chame a atenção para o fato de que os alunos deverão ler não só o que está escrito no Infográfico, mas também relacionar texto e imagem, pois as imagens têm papel fundamental nesse gênero.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, oriente os alunos a abrir a imagem que você encaminhou a eles. Envie o Infográfico disponível no Plano de Aula. Ele está em PDF, mas você pode convertê-lo em imagem printando a tela e colando-a no programa Paint do seu computador. Se preferir, pode também seguir os tutoriais disponíveis aqui. Continuando seu áudio ou vídeo, explique que o trabalho é individual, mas será compartilhado depois. Incentive seus alunos a produzir anotações no material disponibilizado (grifos, circulados, sublinhados, anotações nas margens, setas, símbolos etc.) e no caderno (esquemas visuais). Eles podem fazer essas marcações na própria imagem, pelo computador ou no celular, usando editores de imagem, mas também podem fazê-las no papel. Após realizarem as marcações, explique que deverão responder a duas perguntas, também para enviar depois: 1. Por que você selecionou essas, e não outras informações, para marcar? 2. Por que essas informações são importantes para compreender o tema do texto?
Estabeleça um prazo para enviarem a atividade (via WhatsApp ou e-mail) e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Encerrado o prazo, verifique as produções dos alunos e grave um novo áudio ou vídeo destacando alguns trabalhos e descobertas de sua turma. Compartilhe com a turma algumas marcações feitas por alunos que conseguiram destacar informações centrais e relevantes no Infográfico. As diferentes marcações da turma podem servir para somar mais aprendizagens em uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets, em que os estudantes possar compartilhar suas anotações.
Convite às famílias
Que tal a família brincar unida com o Canvas, um programa que cria Infográficos? O Infográfico é um dos gêneros explorados neste Plano de Aula, então, seria interessante a realização desse exercício em família, para todos se apropriarem desse recurso. Acesse o tutorial do Canvas, disponível aqui. Nada impede a criação de um Infográfico com outros programas ou até mesmo no papel, se preferirem. Você pode enviar alguns para inspirar as famílias.
Uma sugestão bacana seria a família criar um Infográfico do tipo Linha do Tempo (disponível nos modelos gratuitos) com as datas importantes da história familiar: nascimentos, mudanças, adoção de pets, reformas, viagens etc., acontecimentos que marcaram a história de todos e podem ser organizados junto com fotos, ícones, emojis e frases relacionados a esses momentos.
As famílias que se sentirem à vontade poderão compartilhar seu Infográfico no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.