15186
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de vlogs

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre produção de vlogs

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Câmera, Smartphone e computador.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode encontrar dificuldades em utilizar determinadas ferramentas digitais; para sanar esse problema será apresentado um vídeo sobre o assunto na introdução.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Ler o título da aula, notificando os alunos que eles serão apresentados a mecanismos de edição para finalizar os vídeos gravados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Antes de exibir o vídeo, pergunte aos alunos se eles já editaram algum vídeo.
  • Em caso de alguma resposta afirmativa, pergunte aos alunos se foi difícil e que ferramenta usaram.
  • Em caso negativo, explique aos alunos que eles vão conhecer nesse momento uma ferramenta para realizar edições em vídeos de forma fácil e rápida.
  • Exiba o vídeo para os alunos, disponível aqui.
  • Após a exibição, pergunte aos alunos se eles já conheciam a ferramenta ApowerEdit, apresentada no vídeo. Em caso negativo, compartilhe com os alunos links para instalação desse e de outros programas de edição.
  • ApowerEdit (https://www.apowersoft.com.br/video-editor)
  • iMovie (https://www.imoviewindows.com/pt/imovie-para-windows.html)
  • Moviemaker (https://www.microsoft.com/pt-br/p/movie-maker-10-free/9mvfq4lmz6c9)
  • Deixe claro para os alunos que eles poderão escolher qualquer ferramenta de edição, desde que se sintam confortáveis com o recurso. Assim, alunos mais experientes podem utilizar ferramentas mais complexas, enquanto aqueles que não tenham desenvolvido plenamente essa habilidade, podem utilizar recursos de edição mais simples.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Caso haja um espaço dedicado ao uso da internet em sua escola (biblioteca, laboratório de informática), conduza os alunos até lá. Se não houver, peça previamente aos alunos que transfiram o vídeo para seus celulares, para dar início aos trabalhos.
  • Divida os alunos em duplas para que deem início aos trabalhos de edição.
  • Peça às duplas que acessem o vídeo para determinarem que momentos necessitam de edição: erros, pausas muito longas, necessidade de inserção de outros elementos, como imagens ou trechos de outros vídeos; inserção de título e créditos.
  • Peça a eles que façam um roteiro indicando as alterações necessárias, descrevendo o momento em que cada ação deve ocorrer. Exemplo: “Inserir imagem da capa do livro X após quadro 6, a dois minutos do início da gravação.”
  • Estimule a cooperação entre as duplas, sugerindo que os alunos apresentem seus vídeos aos colegas, pedindo sugestões para a edição.
  • Caso haja disponibilidade de recursos (computadores, tablets ou celulares com acesso à internet), a edição pode começar em sala; caso tais recursos não estejam disponíveis, o momento de aula deve ser reservado para o planejamento integral da edição.
  • Se houver algum aluno que maneje bem as ferramentas de edição, ele poderá assumir a função de monitor, auxiliando os colegas na tarefa.
  • Caso você disponha de mais tempo e conte com recursos necessários, mais de uma aula poderá ser dedicada a essa etapa; em caso contrário, o trabalho de edição deverá ser concluído fora do horário de aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Destaque a importância de circulação dos vídeos, informando aos alunos que apenas dessa maneira o gênero contemplará sua função social.
  • Leia e reforce as orientações do slide, para garantir que os combinados sejam cumpridos.
  • Exiba o tutorial disponível aqui para que os alunos obtenham orientações sobre como publicar o vídeo. Caso haja dúvidas, esclareça-as.
  • Combine uma data com os alunos para a publicação dos trabalhos.
  • Caso a sequência esteja sendo aplicada de forma integral, peça aos alunos que tragam, para a próxima aula, livros sobre os quais estariam aptos a produzir uma resenha crítica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Câmera, Smartphone e computador.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode encontrar dificuldades em utilizar determinadas ferramentas digitais; para sanar esse problema será apresentado um vídeo sobre o assunto na introdução.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Ler o título da aula, notificando os alunos que eles serão apresentados a mecanismos de edição para finalizar os vídeos gravados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Antes de exibir o vídeo, pergunte aos alunos se eles já editaram algum vídeo.
  • Em caso de alguma resposta afirmativa, pergunte aos alunos se foi difícil e que ferramenta usaram.
  • Em caso negativo, explique aos alunos que eles vão conhecer nesse momento uma ferramenta para realizar edições em vídeos de forma fácil e rápida.
  • Exiba o vídeo para os alunos, disponível aqui.
  • Após a exibição, pergunte aos alunos se eles já conheciam a ferramenta ApowerEdit, apresentada no vídeo. Em caso negativo, compartilhe com os alunos links para instalação desse e de outros programas de edição.
  • ApowerEdit (https://www.apowersoft.com.br/video-editor)
  • iMovie (https://www.imoviewindows.com/pt/imovie-para-windows.html)
  • Moviemaker (https://www.microsoft.com/pt-br/p/movie-maker-10-free/9mvfq4lmz6c9)
  • Deixe claro para os alunos que eles poderão escolher qualquer ferramenta de edição, desde que se sintam confortáveis com o recurso. Assim, alunos mais experientes podem utilizar ferramentas mais complexas, enquanto aqueles que não tenham desenvolvido plenamente essa habilidade, podem utilizar recursos de edição mais simples.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Caso haja um espaço dedicado ao uso da internet em sua escola (biblioteca, laboratório de informática), conduza os alunos até lá. Se não houver, peça previamente aos alunos que transfiram o vídeo para seus celulares, para dar início aos trabalhos.
  • Divida os alunos em duplas para que deem início aos trabalhos de edição.
  • Peça às duplas que acessem o vídeo para determinarem que momentos necessitam de edição: erros, pausas muito longas, necessidade de inserção de outros elementos, como imagens ou trechos de outros vídeos; inserção de título e créditos.
  • Peça a eles que façam um roteiro indicando as alterações necessárias, descrevendo o momento em que cada ação deve ocorrer. Exemplo: “Inserir imagem da capa do livro X após quadro 6, a dois minutos do início da gravação.”
  • Estimule a cooperação entre as duplas, sugerindo que os alunos apresentem seus vídeos aos colegas, pedindo sugestões para a edição.
  • Caso haja disponibilidade de recursos (computadores, tablets ou celulares com acesso à internet), a edição pode começar em sala; caso tais recursos não estejam disponíveis, o momento de aula deve ser reservado para o planejamento integral da edição.
  • Se houver algum aluno que maneje bem as ferramentas de edição, ele poderá assumir a função de monitor, auxiliando os colegas na tarefa.
  • Caso você disponha de mais tempo e conte com recursos necessários, mais de uma aula poderá ser dedicada a essa etapa; em caso contrário, o trabalho de edição deverá ser concluído fora do horário de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Destaque a importância de circulação dos vídeos, informando aos alunos que apenas dessa maneira o gênero contemplará sua função social.
  • Leia e reforce as orientações do slide, para garantir que os combinados sejam cumpridos.
  • Exiba o tutorial disponível aqui para que os alunos obtenham orientações sobre como publicar o vídeo. Caso haja dúvidas, esclareça-as.
  • Combine uma data com os alunos para a publicação dos trabalhos.
  • Caso a sequência esteja sendo aplicada de forma integral, peça aos alunos que tragam, para a próxima aula, livros sobre os quais estariam aptos a produzir uma resenha crítica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano