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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre oralidade em esquetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Opcional: TikTok (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Em um breve vídeo, gravado pelo celular ou outra plataforma de seu conhecimento, apresente a proposta da aula aos alunos ("A prática da oralidade por meio da retextualização de textos dramáticos"). Pergunte à turma como eles imaginam que a oralidade pode ser praticada por meio da gravação de uma narração dramatizada. (Esclareça à turma que um traço fundamental da dramatização se dá pela expressão da oralidade, por meio da leitura expressiva de falas e segmentos narrativos do texto. Assim, colocar em diferentes treinos esse trabalho com a voz e com as habilidades linguísticas pode favorecer um melhor desempenho dos alunos em performances cênicas e outras atividades orais.) Após essa reflexão, diga aos estudantes que é sobre essas questões que a presente aula versará por meio de atividades práticas. Encaminhe seu vídeo, por WhatsApp, ao grupo da turma.

Desenvolvimento
Encaminhe aos grupos de alunos da aula anterior (LP08_02SQA11) a proposta de trabalho a seguir:
Produza, com seu grupo, uma versão narrativa de seu texto dramático, que deverá ser gravada e disponibilizada ao professor no formato de áudio. Na produção, comece pela construção de um roteiro que deverá servir de base para os narradores. Nele, passe as informações do texto de forma clara. Para isso, apoie-se nos seus conhecimentos prévios sobre elementos e momentos da estrutura narrativa (narrador, tempo, espaço, enredo, personagens; situação inicial, conflito, clímax, desfecho, situação final), além de tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre). Os narradores selecionados pelo grupo deverão estudar e ensaiar o roteiro. Grave, com celular ou equipamento equivalente, um trecho do roteiro como teste. Avalie o que pode ser melhorado, como respiração, altura e tom da voz, dicção, sotaque, gaguez e interpretação. (Peça aos grupos que encaminhem seus áudios entre si, de modo a tecer considerações críticas e relevantes para o aprimoramento do trabalho.) Busque materiais de referência, como audiolivros, para que tenha um modelo de proposta similar ao trabalho que será produzido pelo grupo. Escute, perceba e analise diferenças entre o seu material e as referências escolhidas. Os integrantes do grupo que não forem narrar poderão ajudar com outros suportes e assistências durante a execução da tarefa. É interessante escolher um revisor para acompanhar os narradores e ir fazendo avaliações e correções em tempo real. Os critérios para a qualidade da gravação poderão ser decididos em grupo.
Professor, dadas as instruções acima, acompanhe os grupos durante a realização da tarefa, a fim de lhes prestar as assistências necessárias. Para isso, peça que encaminhem a você, por meio do WhatsApp, o passo a passo das tarefas. É importante tolerar o tempo de desenvolvimento dos discentes e flexibilizar a agenda de produção e da entrega final do trabalho. Dessa forma, esses aspectos podem ser combinados, se necessário. Outra sugestão para essa atividade voltada à oralidade é propor que os grupos que quiserem e tiverem familiaridade com a plataforma TikTok gravem não só a oralidade, mas também testem a interpretação. Veja o tutorial para iniciantes no TikTok em Recursos Opcionais.

Fechamento
Nesta etapa de conclusão, convide os alunos a deixar suas impressões, avaliações, críticas e sugestões ao trabalho e à dinâmica desta aula. Você pode encaminhar aos alunos, como documento do Word ou em PDF, critérios de avaliação para nortear as análises dos alunos, tais como: organização do conteúdo, construção do texto, qualidade da narração, ferramentas e recursos empregados (para melhorar o som ou apoiar os integrantes na realização da tarefa), presença de aspectos de dramatização, responsabilidade dos integrantes, integração e a harmonia entre eles, dentre outros aspectos que se mostrarem necessários. Socialize os áudios e vídeos dos grupos com a turma. Incentive-os a explorar mais os recursos da oralidade.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a entrar na brincadeira do TikTok e gravar, junto com os discentes, vídeos em que recursos da oralidade sejam explorados.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02SQA12

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.


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