15079
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Apresentação Oral de Curiosidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre ouvir a narração de algumas curiosidades sobre animais para analisar as condições de produção e o estilo linguístico deste texto oral.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, TV ou outro meio para projetar o vídeo para os alunos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Explicitar as características principais da comunicação oral do gênero Curiosidades.

Referências sobre o assunto:

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula de hoje. Pergunte quem já assistiu ou ouviu curiosidades no YouTube. É esperado que os alunos tenham conhecimento e acesso a essa plataforma de compartilhamento de vídeos, caso haja desconhecimento, apenas comente que irão conhecer e ver como pode ser interessante.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Relembre com a turma a aula anterior na qual elaboraram algumas curiosidades sobre os animais de jardim.
  • Pergunte quem se lembra de uma curiosidade da aula anterior. Permita que os alunos, que quiserem falar, compartilhem o que lembram.
  • Comente que já estão muito sabidos em curiosidades desses animais e que hoje a proposta será bem bacana. pois irão ouvir e assistir no YouTube algumas curiosidades sobre outros animais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que você trouxe um vídeo muito interessante com 50 curiosidades sobre os animais, e que certamente vão gostar muito.
  • Organize a turma de maneira que todos consigam visualizar o vídeo (10 minutos de duração) que irão assistir. Como sugestão, se possível, utilize uma sala aconchegante, com tapetes e almofadas, caso não seja tenha essa possibilidade organize-os em um semicírculo, assim já possibilitará a conversa que ocorrerá depois do vídeo.
  • Faça a exibição do vídeo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Faça perguntas para os alunos sobre o vídeo, levantando suas percepções e gostos. Exemplos: “Qual curiosidade acharam mais interessante?”, “E qual foi mais inesperada?”, “Vocês conheciam alguma dessas curiosidades?”. Será bacana ouvir um pouco os alunos, deixá-los comentar sobre as curiosidades, assim se envolverão ainda mais na proposta dessa aula.
  • Pergunte para a turma quem pode ter realizado esse vídeo e para quem foi elaborado. Aqui se espera que as crianças percebam que a finalidade do vídeo é informar e compartilhar conhecimentos interessantes, e que foi produzido para pessoas diferentes já que é de interesse de muita gente conhecer curiosidades de animais.
  • Faça perguntas com foco na análise da performance da narração oral: “De que maneira o narrador (explique que é quem apresentou oralmente as curiosidades) apresentava as curiosidades?”, “Quando ouvimos uma partida de futebol ou uma notícia na TV, o narrador fala dessa maneira também?”, “Qual é a diferença?”. Ouça os comentários dos alunos ajudando-os a explicitar algumas diferenças como as pausas, a velocidade da narração e o tom mais ou menos formal utilizado, por exemplo. Aqui é importante valorizar as sugestões dos alunos, ajudá-los a explicitar seus comentários. Caso julgue pertinente, passe o vídeo novamente para que a turma observe a performance oral do narrador.
  • Retome sempre os comentários dos alunos que explicitam as condições de produção do texto e as características desse tipo de texto oral. Exemplificando: “O João falou que quando a notícia é mais séria ou triste um apresentador de jornal faz uma voz séria e nesse vídeo a voz não era tão séria e sim como se estivesse contando uma história, vocês concordam? Também observaram isso?”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça ajuda aos alunos para registrarem as dicas sobre como gravar curiosidades para outras pessoas acessarem. Aqui é esperado que a turma explicite que precisa falar de maneira clara, com voz alta; utilizar alguma ilustração (desenho, imagens, etc.); outro aspecto é relacionado com a própria curiosidade que precisa ser interessante para muitas pessoas.
  • Registre no quadro as dicas dos alunos. Você também pode colaborar com algumas sugestões, sempre apresentando-as antes para os alunos e perguntando se concordam.
  • Leia para a turma todas as dicas elaboradas para sistematizar a aula de hoje, assim os alunos visualizam o que aprenderam.
  • Fotografe para depois transcrever em um cartaz que será utilizado como referência nas próximas aulas.
  • Proponha para a turma realizar o registro oral das curiosidades que elaboraram na aula anterior e disponibilizá-la no YouTube nas aulas seguintes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, TV ou outro meio para projetar o vídeo para os alunos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Explicitar as características principais da comunicação oral do gênero Curiosidades.

Referências sobre o assunto:

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C. T. V. Gêneros orais na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula de hoje. Pergunte quem já assistiu ou ouviu curiosidades no YouTube. É esperado que os alunos tenham conhecimento e acesso a essa plataforma de compartilhamento de vídeos, caso haja desconhecimento, apenas comente que irão conhecer e ver como pode ser interessante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Relembre com a turma a aula anterior na qual elaboraram algumas curiosidades sobre os animais de jardim.
  • Pergunte quem se lembra de uma curiosidade da aula anterior. Permita que os alunos, que quiserem falar, compartilhem o que lembram.
  • Comente que já estão muito sabidos em curiosidades desses animais e que hoje a proposta será bem bacana. pois irão ouvir e assistir no YouTube algumas curiosidades sobre outros animais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com a turma que você trouxe um vídeo muito interessante com 50 curiosidades sobre os animais, e que certamente vão gostar muito.
  • Organize a turma de maneira que todos consigam visualizar o vídeo (10 minutos de duração) que irão assistir. Como sugestão, se possível, utilize uma sala aconchegante, com tapetes e almofadas, caso não seja tenha essa possibilidade organize-os em um semicírculo, assim já possibilitará a conversa que ocorrerá depois do vídeo.
  • Faça a exibição do vídeo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Faça perguntas para os alunos sobre o vídeo, levantando suas percepções e gostos. Exemplos: “Qual curiosidade acharam mais interessante?”, “E qual foi mais inesperada?”, “Vocês conheciam alguma dessas curiosidades?”. Será bacana ouvir um pouco os alunos, deixá-los comentar sobre as curiosidades, assim se envolverão ainda mais na proposta dessa aula.
  • Pergunte para a turma quem pode ter realizado esse vídeo e para quem foi elaborado. Aqui se espera que as crianças percebam que a finalidade do vídeo é informar e compartilhar conhecimentos interessantes, e que foi produzido para pessoas diferentes já que é de interesse de muita gente conhecer curiosidades de animais.
  • Faça perguntas com foco na análise da performance da narração oral: “De que maneira o narrador (explique que é quem apresentou oralmente as curiosidades) apresentava as curiosidades?”, “Quando ouvimos uma partida de futebol ou uma notícia na TV, o narrador fala dessa maneira também?”, “Qual é a diferença?”. Ouça os comentários dos alunos ajudando-os a explicitar algumas diferenças como as pausas, a velocidade da narração e o tom mais ou menos formal utilizado, por exemplo. Aqui é importante valorizar as sugestões dos alunos, ajudá-los a explicitar seus comentários. Caso julgue pertinente, passe o vídeo novamente para que a turma observe a performance oral do narrador.
  • Retome sempre os comentários dos alunos que explicitam as condições de produção do texto e as características desse tipo de texto oral. Exemplificando: “O João falou que quando a notícia é mais séria ou triste um apresentador de jornal faz uma voz séria e nesse vídeo a voz não era tão séria e sim como se estivesse contando uma história, vocês concordam? Também observaram isso?”.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça ajuda aos alunos para registrarem as dicas sobre como gravar curiosidades para outras pessoas acessarem. Aqui é esperado que a turma explicite que precisa falar de maneira clara, com voz alta; utilizar alguma ilustração (desenho, imagens, etc.); outro aspecto é relacionado com a própria curiosidade que precisa ser interessante para muitas pessoas.
  • Registre no quadro as dicas dos alunos. Você também pode colaborar com algumas sugestões, sempre apresentando-as antes para os alunos e perguntando se concordam.
  • Leia para a turma todas as dicas elaboradas para sistematizar a aula de hoje, assim os alunos visualizam o que aprenderam.
  • Fotografe para depois transcrever em um cartaz que será utilizado como referência nas próximas aulas.
  • Proponha para a turma realizar o registro oral das curiosidades que elaboraram na aula anterior e disponibilizá-la no YouTube nas aulas seguintes.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano