Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando e ensaiando uma apresentação oral.
Finalidade da aula: Planejar e ensaiar uma exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.
Gênero:Curiosidades
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto oral. Exposição oral.
Prática de linguagem: Oralidade.
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP23; EF15LP13.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.
Referências sobre o assunto:
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.
CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.
Código: LPO1_03SQA11
(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes