15001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Finalidade da aula: Planejar e ensaiar uma exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto oral. Exposição oral.

Prática de linguagem: Oralidade.

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP23; EF15LP13.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

 

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel.  Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

 

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

 

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.


Código: LPO1_03SQA11

(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas