15001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail.
- Opcional: canal para aula online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução 
Envie um áudio ao grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que hoje é dia de ensaiar a apresentação oral de uma curiosidade, como no vídeo no YouTube da aula anterior. Siga as orientações do slide Introdução do plano de aula.

Desenvolvimento
Utilize os pequenos grupos criados no WhatsApp e acompanhe cada um deles seguindo as orientações 2 e 3 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Oriente um grupo por vez. Solicite que cada um escolha uma das curiosidades produzidas pelo grupo (aula 09 desta sequência); se mais alunos escolherem a mesma curiosidade, não tem problema, o importante é a autoria da escolha. Lembre-os de que devem ensaiar, na frente do espelho ou para um adulto, uma apresentação como se fosse um narrador.

Será preciso que alguém da família auxilie a criança, depois de ensaiar algumas vezes, a realizar a filmagem. Oriente-os que assistam sua performance gravada. Explique que é importante analisar se a fala ficou clara, se outras pessoas que assistissem a essa filmagem compreenderiam e gostariam dela. A proposta é que os alunos se autoavaliem e se autorregulem.

Fechamento
Envie um áudio nos grupos pequenos perguntando o que acharam do ensaio: “Foi difícil narrar a curiosidade com uma entonação adequada?”; “Quando se viram na filmagem, foi possível analisar se estava bacana ou poderia melhorar algum aspecto, considerando que vão postar no YouTube?”. Ouça os comentários e incentive a reflexão coletiva fazendo perguntas diretas para aqueles que quase não participam da conversa.
Lembre a turma de que na próxima aula irão fazer a filmagem final e fica como tarefa confeccionar os materiais de apoio; sugira que seja um cartaz, silhueta ou desenho de tamanho grande (maior que sulfite) do animal escolhido.
Marque o dia da próxima aula para que ensaiem mais e confeccionem o material de apoio.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar e auxiliar a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar orientação à família para que a criança seja, de fato, a protagonista das decisões.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA11

(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas