15001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos como foi a aula anterior. Lembre-os do vídeo que assistiram sobre curiosidades de vários animais, o que conversaram e as dicas que elaboraram para produzir um texto oral que será postado no YouTube.
  • Enfatize a performance oral do narrador e relembre como era entonação apoiando-se nas dicas elaboradas pela turma.
  • Explique que a proposta de hoje será planejar e ensaiar uma comunicação oral sobre curiosidades dos animais de jardim e planejar se utilizarão imagens ou cartazes para ilustrar a produção oral.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma se organize nos 6 grupos, um de cada animal, que foram estabelecidos na aula 06.
  • Disponibilize para cada grupo a curiosidade do animal que ficou sob sua responsabilidade (os alunos elaboraram essas curiosidades na aula 09 . Elas foram ditadas para registro no quadro e depois transcritas por você para o papel).
  • Oriente os grupos a ler (relembrar caso não sejam leitores) a curiosidade, lembrando-os que hoje é dia de ensaiar a narração do texto para que muitas pessoas ouçam e vejam no YouTube e planejar se irão fazer desenhos ou colagens do animal a que se referem para apoiar e ilustrar o texto oralizado. Faça menção ao vídeo que viram na aula anterior no qual havia ilustrações dos animais e servirá de referência para a turma.
  • Oriente grupo por grupo. Será importante que você sente-se um pouco com cada grupo para orientar e auxiliar na leitura do texto e na organização interna deles, para que todos se coloquem nesse papel (narrador) e oralize o texto considerando uma audiência.
  • Proponha que depois de alguns ensaios cada aluno seja filmado por um dos colegas. Será importante solicitar que se organizem para que a cada vez um seja o narrador e outro filme, até que todos possam ocupar os 2 papéis. Se necessário dê algumas dicas de como filmar com o celular, caso não tenham experiências com essa função do celular.
  • Circule entre os grupos incentivando-os na locução e observando o desempenho oral da turma. A ideia é que cada grupo trabalhe com autonomia, colaborando um com o outro para oralizar o texto e filmá-lo.
  • Oriente-os para que assistam as filmagens nos próprios grupos e analisem as performances. Explique que é importante analisar se a fala ficou clara, se outras pessoas que assistissem essa filmagem compreenderiam e gostariam. A proposta é que os alunos (e os grupos) se auto-avaliem e se autorregulem e que você continue a circular nos grupos para auxiliá-los nesta tarefa. Em alguns será necessário mais ajuda em outros grupos talvez menos. Lembre os grupos de conversarem sobre as possíveis ilustrações para apoiar a apresentação oral. Assim a turma já pode simular segurar um cartaz ou imagem.
  • Faltando 8 minutos para terminar o tempo do trabalho em grupo avise os alunos para se organizarem para concluir.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos sentarem-se em círculo e pergunte o que acharam do ensaio. “Foi difícil narrar a curiosidade com uma entonação adequada?”, “Quando se viram na filmagem foi possível analisar se estava bacana ou poderia melhorar algum aspecto, considerando que vão postar no YouTube?”.
  • Ouça os comentários e incentive a reflexão coletiva fazendo perguntas diretas para aqueles que quase não participam da conversa.
  • Lembre a turma que na próxima aula irão fazer a filmagem final e confeccionar os materiais de apoio, desenho ou colagem do animal de cada grupo. Será confeccionado uma imagem por grupo então o trabalho será coletivo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos como foi a aula anterior. Lembre-os do vídeo que assistiram sobre curiosidades de vários animais, o que conversaram e as dicas que elaboraram para produzir um texto oral que será postado no YouTube.
  • Enfatize a performance oral do narrador e relembre como era entonação apoiando-se nas dicas elaboradas pela turma.
  • Explique que a proposta de hoje será planejar e ensaiar uma comunicação oral sobre curiosidades dos animais de jardim e planejar se utilizarão imagens ou cartazes para ilustrar a produção oral.

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma se organize nos 6 grupos, um de cada animal, que foram estabelecidos na aula 06.
  • Disponibilize para cada grupo a curiosidade do animal que ficou sob sua responsabilidade (os alunos elaboraram essas curiosidades na aula 09 . Elas foram ditadas para registro no quadro e depois transcritas por você para o papel).
  • Oriente os grupos a ler (relembrar caso não sejam leitores) a curiosidade, lembrando-os que hoje é dia de ensaiar a narração do texto para que muitas pessoas ouçam e vejam no YouTube e planejar se irão fazer desenhos ou colagens do animal a que se referem para apoiar e ilustrar o texto oralizado. Faça menção ao vídeo que viram na aula anterior no qual havia ilustrações dos animais e servirá de referência para a turma.
  • Oriente grupo por grupo. Será importante que você sente-se um pouco com cada grupo para orientar e auxiliar na leitura do texto e na organização interna deles, para que todos se coloquem nesse papel (narrador) e oralize o texto considerando uma audiência.
  • Proponha que depois de alguns ensaios cada aluno seja filmado por um dos colegas. Será importante solicitar que se organizem para que a cada vez um seja o narrador e outro filme, até que todos possam ocupar os 2 papéis. Se necessário dê algumas dicas de como filmar com o celular, caso não tenham experiências com essa função do celular.
  • Circule entre os grupos incentivando-os na locução e observando o desempenho oral da turma. A ideia é que cada grupo trabalhe com autonomia, colaborando um com o outro para oralizar o texto e filmá-lo.
  • Oriente-os para que assistam as filmagens nos próprios grupos e analisem as performances. Explique que é importante analisar se a fala ficou clara, se outras pessoas que assistissem essa filmagem compreenderiam e gostariam. A proposta é que os alunos (e os grupos) se auto-avaliem e se autorregulem e que você continue a circular nos grupos para auxiliá-los nesta tarefa. Em alguns será necessário mais ajuda em outros grupos talvez menos. Lembre os grupos de conversarem sobre as possíveis ilustrações para apoiar a apresentação oral. Assim a turma já pode simular segurar um cartaz ou imagem.
  • Faltando 8 minutos para terminar o tempo do trabalho em grupo avise os alunos para se organizarem para concluir.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos sentarem-se em círculo e pergunte o que acharam do ensaio. “Foi difícil narrar a curiosidade com uma entonação adequada?”, “Quando se viram na filmagem foi possível analisar se estava bacana ou poderia melhorar algum aspecto, considerando que vão postar no YouTube?”.
  • Ouça os comentários e incentive a reflexão coletiva fazendo perguntas diretas para aqueles que quase não participam da conversa.
  • Lembre a turma que na próxima aula irão fazer a filmagem final e confeccionar os materiais de apoio, desenho ou colagem do animal de cada grupo. Será confeccionado uma imagem por grupo então o trabalho será coletivo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano