15001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos como foi a aula anterior. Lembre-os do vídeo que assistiram sobre curiosidades de vários animais, o que conversaram e as dicas que elaboraram para produzir um texto oral que será postado no YouTube.
  • Enfatize a performance oral do narrador e relembre como era entonação apoiando-se nas dicas elaboradas pela turma.
  • Explique que a proposta de hoje será planejar e ensaiar uma comunicação oral sobre curiosidades dos animais de jardim e planejar se utilizarão imagens ou cartazes para ilustrar a produção oral.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma se organize nos 6 grupos, um de cada animal, que foram estabelecidos na aula 06.
  • Disponibilize para cada grupo a curiosidade do animal que ficou sob sua responsabilidade (os alunos elaboraram essas curiosidades na aula 09 . Elas foram ditadas para registro no quadro e depois transcritas por você para o papel).
  • Oriente os grupos a ler (relembrar caso não sejam leitores) a curiosidade, lembrando-os que hoje é dia de ensaiar a narração do texto para que muitas pessoas ouçam e vejam no YouTube e planejar se irão fazer desenhos ou colagens do animal a que se referem para apoiar e ilustrar o texto oralizado. Faça menção ao vídeo que viram na aula anterior no qual havia ilustrações dos animais e servirá de referência para a turma.
  • Oriente grupo por grupo. Será importante que você sente-se um pouco com cada grupo para orientar e auxiliar na leitura do texto e na organização interna deles, para que todos se coloquem nesse papel (narrador) e oralize o texto considerando uma audiência.
  • Proponha que depois de alguns ensaios cada aluno seja filmado por um dos colegas. Será importante solicitar que se organizem para que a cada vez um seja o narrador e outro filme, até que todos possam ocupar os 2 papéis. Se necessário dê algumas dicas de como filmar com o celular, caso não tenham experiências com essa função do celular.
  • Circule entre os grupos incentivando-os na locução e observando o desempenho oral da turma. A ideia é que cada grupo trabalhe com autonomia, colaborando um com o outro para oralizar o texto e filmá-lo.
  • Oriente-os para que assistam as filmagens nos próprios grupos e analisem as performances. Explique que é importante analisar se a fala ficou clara, se outras pessoas que assistissem essa filmagem compreenderiam e gostariam. A proposta é que os alunos (e os grupos) se auto-avaliem e se autorregulem e que você continue a circular nos grupos para auxiliá-los nesta tarefa. Em alguns será necessário mais ajuda em outros grupos talvez menos. Lembre os grupos de conversarem sobre as possíveis ilustrações para apoiar a apresentação oral. Assim a turma já pode simular segurar um cartaz ou imagem.
  • Faltando 8 minutos para terminar o tempo do trabalho em grupo avise os alunos para se organizarem para concluir.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos sentarem-se em círculo e pergunte o que acharam do ensaio. “Foi difícil narrar a curiosidade com uma entonação adequada?”, “Quando se viram na filmagem foi possível analisar se estava bacana ou poderia melhorar algum aspecto, considerando que vão postar no YouTube?”.
  • Ouça os comentários e incentive a reflexão coletiva fazendo perguntas diretas para aqueles que quase não participam da conversa.
  • Lembre a turma que na próxima aula irão fazer a filmagem final e confeccionar os materiais de apoio, desenho ou colagem do animal de cada grupo. Será confeccionado uma imagem por grupo então o trabalho será coletivo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos como foi a aula anterior. Lembre-os do vídeo que assistiram sobre curiosidades de vários animais, o que conversaram e as dicas que elaboraram para produzir um texto oral que será postado no YouTube.
  • Enfatize a performance oral do narrador e relembre como era entonação apoiando-se nas dicas elaboradas pela turma.
  • Explique que a proposta de hoje será planejar e ensaiar uma comunicação oral sobre curiosidades dos animais de jardim e planejar se utilizarão imagens ou cartazes para ilustrar a produção oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma se organize nos 6 grupos, um de cada animal, que foram estabelecidos na aula 06.
  • Disponibilize para cada grupo a curiosidade do animal que ficou sob sua responsabilidade (os alunos elaboraram essas curiosidades na aula 09 . Elas foram ditadas para registro no quadro e depois transcritas por você para o papel).
  • Oriente os grupos a ler (relembrar caso não sejam leitores) a curiosidade, lembrando-os que hoje é dia de ensaiar a narração do texto para que muitas pessoas ouçam e vejam no YouTube e planejar se irão fazer desenhos ou colagens do animal a que se referem para apoiar e ilustrar o texto oralizado. Faça menção ao vídeo que viram na aula anterior no qual havia ilustrações dos animais e servirá de referência para a turma.
  • Oriente grupo por grupo. Será importante que você sente-se um pouco com cada grupo para orientar e auxiliar na leitura do texto e na organização interna deles, para que todos se coloquem nesse papel (narrador) e oralize o texto considerando uma audiência.
  • Proponha que depois de alguns ensaios cada aluno seja filmado por um dos colegas. Será importante solicitar que se organizem para que a cada vez um seja o narrador e outro filme, até que todos possam ocupar os 2 papéis. Se necessário dê algumas dicas de como filmar com o celular, caso não tenham experiências com essa função do celular.
  • Circule entre os grupos incentivando-os na locução e observando o desempenho oral da turma. A ideia é que cada grupo trabalhe com autonomia, colaborando um com o outro para oralizar o texto e filmá-lo.
  • Oriente-os para que assistam as filmagens nos próprios grupos e analisem as performances. Explique que é importante analisar se a fala ficou clara, se outras pessoas que assistissem essa filmagem compreenderiam e gostariam. A proposta é que os alunos (e os grupos) se auto-avaliem e se autorregulem e que você continue a circular nos grupos para auxiliá-los nesta tarefa. Em alguns será necessário mais ajuda em outros grupos talvez menos. Lembre os grupos de conversarem sobre as possíveis ilustrações para apoiar a apresentação oral. Assim a turma já pode simular segurar um cartaz ou imagem.
  • Faltando 8 minutos para terminar o tempo do trabalho em grupo avise os alunos para se organizarem para concluir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos sentarem-se em círculo e pergunte o que acharam do ensaio. “Foi difícil narrar a curiosidade com uma entonação adequada?”, “Quando se viram na filmagem foi possível analisar se estava bacana ou poderia melhorar algum aspecto, considerando que vão postar no YouTube?”.
  • Ouça os comentários e incentive a reflexão coletiva fazendo perguntas diretas para aqueles que quase não participam da conversa.
  • Lembre a turma que na próxima aula irão fazer a filmagem final e confeccionar os materiais de apoio, desenho ou colagem do animal de cada grupo. Será confeccionado uma imagem por grupo então o trabalho será coletivo.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Explorando o gênero curiosidades

AULA 02

Estratégias de leitura em ação

AULA 03

Leitura colaborativa de textos expositivos

AULA 04

Ficha técnica

AULA 05

Elaborando uma ficha técnica

AULA 06

Preenchendo Fichas Técnicas

AULA 07

Explorando textos de curiosidades

AULA 08

Explorando o gênero curiosidades em sites

AULA 09

Produção coletiva de textos

AULA 10

Apresentação Oral de Curiosidades

AULA 12

Produção de vídeo de curiosidades para o YouTube.

AULA 13

Mural de curiosidades: produção e publicação

AULA 14

Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

AULA 15

Revisão de textos e montagem de mural

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação de textos orais em campanhas educativas

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Compartilhando anotações

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Sarau de canções

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Produção de convite oral

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Apresentação do cantiga: “A velha a fiar”

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Inventando slogan para uma campanha

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Ensaiar cantigas para apresentação

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Apresentação Oral de Curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Momento publicitário - gravando propagandas em áudio e vídeo.

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Produção de vídeo de curiosidades para o YouTube.

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Exposição oral

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Produção de descrições orais com base em imagens

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nome próprio e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretação de uma canção com o corpo

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita espontânea

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Leitura de palavras com Jogo da memória

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Trabalhando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Alfabetizando com parlenda

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Brincando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Mudando consoantes para formar outra palavra

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando palavras com vogais

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Formando palavras com sílabas diversas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de textos expositivos

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de acumular ideias

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Elaborando uma ficha técnica

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Preenchendo Fichas Técnicas

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando o conto: A casa que Pedro fez.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP23 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentação Oral de Curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção de vídeo de curiosidades para o YouTube.

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejamento de apresentação oral de animais da África, utilizando verbetes orais.

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentação de uma campanha publicitária de conscientização infantil

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Reconto de lendas indígenas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura dramática de contos

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando os verbetes de enciclopédia infantil nas versões orais.

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Exposição oral de verbetes Animais da África

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roteiro de elaboração para apresentação oral de campanhas publicitárias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: relato oral

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O diário em áudio e vídeo: vlogs na internet

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando uma exposição oral

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: apreciação e análise de textos orais.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Preparando um reconto oral

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apreciar entrevistas veiculadas oralmente

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produzindo o texto oral

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos orais - A Crônica

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: planejando textos orais

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas publicitárias apresentadas na modalidade oral

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Oralidade: escuta atenta

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Instruções de montagem por meio da oralidade

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando exposições orais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conto e reconto: lenda indígena

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Realizar, gravar e expor uma entrevista oral

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejar uma entrevista a ser apresentada oralmente

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apreciação de textos orais.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Criando uma esquete.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

É hora de interpretar o texto criado

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Características linguísticas da produção de um vídeo para os canais de youtubers

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando a elaboração de um texto oral

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann