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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Criando legendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Criando legendas

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita.

Materiais necessários:

  • Cópias de fotografias de brincadeiras que as crianças realizam na escola. Uma opção é fotografar as crianças em momentos de recreação ou durante a aula de Educação Física, por exemplo. Ou, ainda, solicitar aos pais fotografias de brincadeiras que realizam em casa. É necessária uma fotografia para cada dupla de crianças. As imagens devem ser providenciadas antecipadamente.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Planejar a escrita de textos tendo em vista os leitores, o que se pretende dizer, para que e de que modo é um grande desafio para alunos em processo de alfabetização. Também pode ser complicado selecionar o que dizer e como dizer de modo sucinto.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos confeccionar um álbum com fotos de brincadeiras da turma. Diga que eles poderão mostrar para a família. Explique que, para os responsáveis e amigos entenderem as imagens, eles precisam criar legendas para cada foto.
  • Organize antecipadamente duplas de trabalho de acordo com os conhecimentos de escrita e o estágio em que os alunos se encontram no processo de alfabetização. Em cada dupla, garanta ter uma criança capaz de colaborar com os conhecimentos que tem sobre a escrita e outra que ajude na construção das legendas, com ideias sobre o que dizer e como dizer.
  • Selecione coletivamente as fotografias que poderão fazer parte do álbum. Peça para as duplas justificarem as escolhas feitas.
  • Distribua as fotografias para cada dupla já formada.
  • Retome a explicação das aulas anteriores sobre o que são legendas e para que elas servem. Diga que elas são textos curtos e que se localizam abaixo ou ao lado das fotografias. Relembre que esses textos servem para fornecer informações que não conseguimos descobrir apenas olhando as imagens.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Cada dupla analisa sua imagem e pensa sobre as informações para colocar na legenda. Explique aos alunos que as perguntas do slide (ou do quadro) estão ali para ajudá-los a criar as legendas. Leia todas em voz alta e peça para eles tentarem responder de acordo com a imagem que está com cada dupla.
  • Antes de cada dupla escrever a legenda, peça para elas apresentarem para a turma sua fotografia e dizerem o que pretendem escrever na legenda. Trata-se de um momento de planejamento, sem perder de vista as condições de produção desses textos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após cada apresentação, os colegas podem avaliar se as informações complementares estão bem escolhidas e dar alguma sugestão para melhorar o texto.
  • Durante todo o trabalho, se necessário, intervenha com perguntas que ajudem os grupos a pensarem nas informações (como as que estão no slide), mas sem perder de vista se tratar de um texto enxuto.
  • Registre em um cartaz as informações selecionadas por cada dupla. Elas irão apoiar, posteriormente, a escrita da legenda.
  • A cada registro, leia a proposta oralmente. Pergunte para a turma: As informações que esta dupla selecionou têm a ver com a fotografia? Elas trazem informações importantes para os leitores do nosso álbum?
  • Se for preciso, apoiando-se nas sugestões das crianças, reorganize as propostas incompletas ou aquelas que não contêm informações relevantes.
  • Para uma sugestão de como registrar a produção da turma, acesse este arquivo

Material complementar:

Sugestão de registro da produção aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, solicite às duplas copiarem sua proposta no caderno, para que a utilizem como referência no momento da produção de texto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de produção escrita.

Materiais necessários:

  • Cópias de fotografias de brincadeiras que as crianças realizam na escola. Uma opção é fotografar as crianças em momentos de recreação ou durante a aula de Educação Física, por exemplo. Ou, ainda, solicitar aos pais fotografias de brincadeiras que realizam em casa. É necessária uma fotografia para cada dupla de crianças. As imagens devem ser providenciadas antecipadamente.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Planejar a escrita de textos tendo em vista os leitores, o que se pretende dizer, para que e de que modo é um grande desafio para alunos em processo de alfabetização. Também pode ser complicado selecionar o que dizer e como dizer de modo sucinto.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos confeccionar um álbum com fotos de brincadeiras da turma. Diga que eles poderão mostrar para a família. Explique que, para os responsáveis e amigos entenderem as imagens, eles precisam criar legendas para cada foto.
  • Organize antecipadamente duplas de trabalho de acordo com os conhecimentos de escrita e o estágio em que os alunos se encontram no processo de alfabetização. Em cada dupla, garanta ter uma criança capaz de colaborar com os conhecimentos que tem sobre a escrita e outra que ajude na construção das legendas, com ideias sobre o que dizer e como dizer.
  • Selecione coletivamente as fotografias que poderão fazer parte do álbum. Peça para as duplas justificarem as escolhas feitas.
  • Distribua as fotografias para cada dupla já formada.
  • Retome a explicação das aulas anteriores sobre o que são legendas e para que elas servem. Diga que elas são textos curtos e que se localizam abaixo ou ao lado das fotografias. Relembre que esses textos servem para fornecer informações que não conseguimos descobrir apenas olhando as imagens.
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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Cada dupla analisa sua imagem e pensa sobre as informações para colocar na legenda. Explique aos alunos que as perguntas do slide (ou do quadro) estão ali para ajudá-los a criar as legendas. Leia todas em voz alta e peça para eles tentarem responder de acordo com a imagem que está com cada dupla.
  • Antes de cada dupla escrever a legenda, peça para elas apresentarem para a turma sua fotografia e dizerem o que pretendem escrever na legenda. Trata-se de um momento de planejamento, sem perder de vista as condições de produção desses textos.

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Orientações:

  • Após cada apresentação, os colegas podem avaliar se as informações complementares estão bem escolhidas e dar alguma sugestão para melhorar o texto.
  • Durante todo o trabalho, se necessário, intervenha com perguntas que ajudem os grupos a pensarem nas informações (como as que estão no slide), mas sem perder de vista se tratar de um texto enxuto.
  • Registre em um cartaz as informações selecionadas por cada dupla. Elas irão apoiar, posteriormente, a escrita da legenda.
  • A cada registro, leia a proposta oralmente. Pergunte para a turma: As informações que esta dupla selecionou têm a ver com a fotografia? Elas trazem informações importantes para os leitores do nosso álbum?
  • Se for preciso, apoiando-se nas sugestões das crianças, reorganize as propostas incompletas ou aquelas que não contêm informações relevantes.
  • Para uma sugestão de como registrar a produção da turma, acesse este arquivo

Material complementar:

Sugestão de registro da produção aqui

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Tempo estimado: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, solicite às duplas copiarem sua proposta no caderno, para que a utilizem como referência no momento da produção de texto.

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