14916
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Variedades linguísticas e textos dramáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Variedades linguísticas e textos dramáticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio aos alunos perguntando se conhecem alguém de outra região do estado ou mesmo do país. Pergunte se perceberam que essas pessoas falam diferente deles e quais seriam essas diferenças. Espere que alguns voluntários respondam, via áudio, no grupo de WhatsApp da turma. Diga, em um novo áudio, que nesta aula irão estudar como os diferentes falares do Português brasileiro aparecem no Texto Dramático. Envie os materiais do Plano com a biografia de Dias Gomes e as demais informações sobre o contexto de produção da obra “O Pagador de Promessas”, disponíveis aqui, e o trecho desse texto dramático, disponível aqui. Estabeleça um prazo para a leitura.

Desenvolvimento
Depois que todos tiverem lido, envie um novo áudio e peça que os alunos destaquem, no trecho enviado, as diferenças do jeito de falar dos personagens e da forma como se tratam. Sugestão: peça que compartilhem suas marcações em um Google Docs, em pasta criada por você no Google Drive para esta atividade. Depois, envie o link do vídeo da minissérie “O pagador de Promessas”, também de Dias Gomes, disponível aqui, e oriente-os a fazer anotações, enquanto assistem, quanto à forma como os personagens falam e se expressam. Envie também as três perguntas do slide 4 do Desenvolvimento, para que pensem nas diferenças entre o jeito do Padre e o jeito do Zé do Burro se expressar. Combine um prazo e peça que os alunos compartilhem suas anotações também no Google Drive. Após o término do prazo, solicite que todos leiam o que os demais colegas produziram para comparar anotações.

Fechamento
Depois desse processo, faça um fechamento, por áudio ou por escrito, com os aspectos que você julgar importantes destacar. Fale do conceito de Variação Linguística, preconceito linguístico e de como o gênero Texto Dramático traz esses aspectos para dentro do texto, para dar vida aos personagens. Utilize as ricas Orientações do Plano para enriquecer seu Fechamento. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
Você pode sugerir às famílias que assistam ao filme “O pagador de promessas”, de Dias Gomes. Também pode sugerir que leiam em voz alta o trecho disponibilizado no Plano, fazendo uma pequena encenação em família. Podem discutir, inclusive, quem estava certo na cena do trecho: o Zé do Burro, que queria pagar sua promessa, ou o Padre, que queria fazer cumprir as normas da Igreja? As famílias que quiserem podem compartilhar os resultados desse debate e/ou a encenação no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA07

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas