Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade escrita para todos os alunos. Lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: A alteração do discurso direto para indireto requer habilidades de leitura e escrita, como analisar e compreender o contexto dialogal, empregar adequadamente a pontuação e compreender o uso dos verbos de elocução. Essa atividade exigirá observação e apoio mais intensos do professor.
Referências sobre o assunto:
Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide para os alunos e faça uma breve introdução do assunto de que a aula irá tratar: Explique-lhes que, em um texto, a fala das personagens pode aparecer de diferentes maneiras - ditas por elas mesmas ou proferidas pelo narrador. Diga, ainda, que nesta aula, iremos analisar as situações discursivas em que as personagens têm voz, e falam em uma situação dialogal (discurso direto), bem como a estrutura desses discursos e os verbos de elocução.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia para o grupo a questão inicial, lançada no slide 3, para que voluntariamente exponham suas respostas e conhecimentos.
- À medida que os alunos forem respondendo, lance outros questionamentos, a fim de ampliar a discussão. Por exemplo, questione como são expostas as falas/depoimentos em uma notícia ou reportagem, pois, embora esses gêneros não tenham personagens, apresentam situações de fala, geralmente marcadas pelo uso das aspas - recurso que também é utilizado em alguns textos narrativos. É possível que alguns alunos citem o uso do discurso indireto, ainda que não o nomeiem.
- Para situá-los no tema da aula e despertar o seu interesse, explique-lhes que nesta aula eles conhecerão outra maneira de se construir a fala das personagens em narrativas, que devem ser escolhidas de acordo com a intenção comunicativa ou com o sentido que pretendem transmitir ao leitor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 20 minutos para a resolução e correção das questões 1, 2 e 3 + 14 minutos para a resolução e socialização da questão 4.
- Organize a sala em duplas e entregue uma cópia da atividade escrita para cada uma. Explique que a crônica A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, com a qual trabalharam nas duas últimas aulas, será retomada nesta, porém, não mais com o foco na história, mas na construção dos diálogos.
- Solicite que respondam às questões 1, 2 e 3 da atividade, expostas nos slides 4 a 6. Os alunos deverão trocar ideias e discutir soluções para chegarem a um consenso nas respostas.
- Durante a resolução, circule entre as duplas, a fim de observar as hipóteses e conclusões a que chegaram e fazer as intervenções necessárias. No que se refere ao item C da questão 1, é importante que as crianças percebam que, diferente do que muitas vezes vemos nos textos narrativos, esses diálogos não são introduzidos pelo narrador por meio de verbos de elocução.
- Após a elaboração das três primeiras questões, promova um momento de socialização das respostas, durante o qual deve-se enfocar o raciocínio e as estratégias dos alunos para responder às perguntas.
- A questão 4, a que irão responder neste momento, é a mais desafiadora e, portanto, a que vai exigir mais atenção e apoio durante a realização. Haverá duas opções de propostas, que serão divididas entre as duplas de alunos. Determine, ao explicar a questão, quem reescreverá o trecho 1 e quem reescreverá o trecho 2.
- É importante, caso os alunos não se atenham às adaptações necessárias, chamar a atenção deles para aspectos como: estrutura paragrafal, eliminação do travessão e mudança das demais pontuações, acréscimo dos verbos de elocução e da conjunção ‘que’, dentre outros.
- Os trechos a serem reescritos são:
- Trecho 1: Parágrafos 2, 3, 4, 5, 6
- Trecho 2: Parágrafos 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17
- As duplas deverão ler para os colegas os trechos que reescreveram. Durante esse momento valide, comente ou corrija suas construções. É importante destacar e levá-los a perceber os traços de fala, de personalidade e a emoção transmitidas por meio do discurso direto.
Materiais complementares:
- Acesse a atividade escrita: aqui
- Caso deseje acessar as respostas da atividade escrita, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ainda trabalhando em duplas, os alunos devem responder ao questionamento exposto no slide 8, que visa ao fechamento e construção da ideia de discurso direto e indireto. Espera-se que eles associem o discurso direto à construção em que as personagens têm voz e, assim, dialogam diretamente com o leitor, e o discurso indireto à construção em que a voz da personagem é reportada pelo narrador.
- Abra um espaço de escuta para as duplas que se manifestarem e, ao longo da correção, questione quem concorda ou discorda da resposta dada. Dessa forma, você possibilita a troca de conhecimentos e das conclusões a que chegaram, para construir coletivamente o conceito de discurso direto e indireto.