14703
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentação em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Argumentação em textos de opinião

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham trabalhado com textos argumentativos. O gênero trabalhado é um artigo de opinião, texto argumentativo traz a opinião do autor sobre as reprises de desenhos para o público infantil na emissora SBT.

Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. É importante que o aluno aprenda a ler, compreender e escrever textos opinativos e desenvolva sua capacidade argumentativa, seu senso crítico a respeito das questões que o cercam para que possa intervir criticamente e contribuir para buscar soluções. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão

Cópias do texto (se não for possível projetar no telão)

Informações sobre o gênero:

Artigo de opinião é um gênero argumentativo apresenta sequência argumentativa com o objetivo de convencer, influenciar o leitor sobre determinado ponto de vista a respeito de um assunto, aceitando ou refutando opiniões divergentes. Os textos de opinião oferecem a oportunidade de interação entre autor e leitores por meio da argumentação que analisa e discute uma questão controversa, com o objetivo de convencer, persuadir os leitores. O autor do artigo de opinião organiza a argumentação de seu texto utilizando elementos linguísticos (operadores argumentativos) que sinalizam sua posição em relação ao assunto discutido. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém”.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar os argumentos apresentados pelo autor do texto e também para perceber a força desses argumentos na persuasão do leitor.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será analisada a força da argumentação no texto de opinião sobre programa de televisão dirigido ao público infantil.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Converse com os alunos a fim de retomar o conhecimento sobre gêneros argumentativos.
  • Pergunte aos alunos:
  • Por que alguém escreve um texto de opinião?
  • O que o autor precisa colocar em seu texto para convencer o leitor?
  • Se o autor colocar no texto apenas sua opinião, convence? Por quê?
  • Acolha as respostas e vá propondo novas perguntas que ajudem os alunos a perceberem que o autor de textos argumentativos deve utilizar argumentos que sejam indispensáveis para convencer seu interlocutor, pois os argumentos contribuem para que o leitor pense sobre o assunto, converse com outras pessoas e forme sua própria opinião.
  • Diga aos alunos que, nesta aula, será utilizada uma crítica à emissora SBT por exagerar nas reprises de desenhos. Convide-os a lerem silenciosamente o texto.
  • Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. Aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).

Materiais complementares:

Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos

Para imprimir o texto, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um artigo de opinião, gênero argumentativo em que o autor discute um problema e apresenta argumentos para persuadir o leitor.
  • Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto, disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos
  • Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).
  • Após a leitura, promova uma breve discussão sobre o texto. Faça perguntas:
  • Qual é o assunto que o autor discute nesse texto?
  • Qual é a opinião do autor sobre esse assunto?
  • Para convencer o leitor a concordar com sua opinião, quais argumentos o autor utiliza?
  • Promova um momento para que os alunos socializem com a turma suas ideias sobre as questões propostas, acolha as respostas incentivando a reflexão e a troca de ideias, encoraje a participação dos mais tímidos dirigindo-lhes perguntas e convidando-os a levantar hipóteses de como podem completar o texto, oriente o autocontrole do comportamento impulsivo dos mais falantes pedindo-lhes para que esperem sua vez de falar e ouçam o que os colegas estão dizendo.
  • Retome com os alunos a importância da argumentação nos textos opinativos e explique-lhes que por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor. Os argumentos consistentes e articulados convencem, modificam o pensamento e desenvolvem a criticidade de quem lê gêneros textuais argumentativos, além de deixar claro para o leitor os motivos que levaram o autor do texto a apresentar essa opinião e não outra.

Materiais complementares:

Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos. Acesso em 22/10/2018

Para imprimir o texto, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a folha de atividades ou peça para os alunos fazerem no caderno o registro escrito da atividade proposta. Chame a atenção da turma para as palavras em destaque nos trechos retirados do texto e peça para levantarem hipóteses sobre a função dessas palavras no desenvolvimento da argumentação no texto.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe as duplas e ofereça orientações. É importante que os alunos percebam que as palavras em destaque nos trechos retirados do texto introduzem argumentos e são responsáveis pela força argumentativa do texto, estabelecendo relações de sentido entre as ideias apresentadas.
  • Dê um tempo para as duplas conversarem e registrarem suas hipóteses. Em seguida, promova com a turma a socialização das respostas de cada dupla, incentivando a comparação entre as respostas apresentadas, a colaboração entre os alunos para auxiliar o colega. Espera-se que os alunos tenham compreendido que as palavras em destaque têm a função de introduzir um argumento que contrapõe uma ideia apresentada anteriormente (mas, no entanto), introduzir uma justificativa (já que) ou introduzir a soma de outro argumento. É possível que alguns alunos apresentem dificuldade para, sozinhos, chegarem a essas respostas, por isso a socialização, a orientação do professor e a troca de ideias entre os pare são importantes.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a compararem e registrarem no caderno os conhecimentos que tinham sobre a importância da argumentação e os conhecimento adquiridos na aula de hoje sobre a importância da argumentação.
  • Espera-se que os alunos tenham compreendido que a construção da argumentação é importante para sustentar a opinião do autor e convencer leitor, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos em relação aos produtos culturais. Uma boa argumentação influencia o modo de pensar dos interlocutores do texto.
  • Espera-se também que os alunos tenham compreendido que o sentido da argumentação pode ser inferido a partir das marcas linguísticas presentes no texto, como, por exemplo, quais as palavras que indicam que será adicionada uma justificativa ou uma contraposição à ideia apresentada anteriormente.
  • Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de textos opinativos que os alunos farão nas próximas aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham trabalhado com textos argumentativos. O gênero trabalhado é um artigo de opinião, texto argumentativo traz a opinião do autor sobre as reprises de desenhos para o público infantil na emissora SBT.

Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. É importante que o aluno aprenda a ler, compreender e escrever textos opinativos e desenvolva sua capacidade argumentativa, seu senso crítico a respeito das questões que o cercam para que possa intervir criticamente e contribuir para buscar soluções. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet

Telão

Cópias do texto (se não for possível projetar no telão)

Informações sobre o gênero:

Artigo de opinião é um gênero argumentativo apresenta sequência argumentativa com o objetivo de convencer, influenciar o leitor sobre determinado ponto de vista a respeito de um assunto, aceitando ou refutando opiniões divergentes. Os textos de opinião oferecem a oportunidade de interação entre autor e leitores por meio da argumentação que analisa e discute uma questão controversa, com o objetivo de convencer, persuadir os leitores. O autor do artigo de opinião organiza a argumentação de seu texto utilizando elementos linguísticos (operadores argumentativos) que sinalizam sua posição em relação ao assunto discutido. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém”.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar os argumentos apresentados pelo autor do texto e também para perceber a força desses argumentos na persuasão do leitor.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será analisada a força da argumentação no texto de opinião sobre programa de televisão dirigido ao público infantil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Converse com os alunos a fim de retomar o conhecimento sobre gêneros argumentativos.
  • Pergunte aos alunos:
  • Por que alguém escreve um texto de opinião?
  • O que o autor precisa colocar em seu texto para convencer o leitor?
  • Se o autor colocar no texto apenas sua opinião, convence? Por quê?
  • Acolha as respostas e vá propondo novas perguntas que ajudem os alunos a perceberem que o autor de textos argumentativos deve utilizar argumentos que sejam indispensáveis para convencer seu interlocutor, pois os argumentos contribuem para que o leitor pense sobre o assunto, converse com outras pessoas e forme sua própria opinião.
  • Diga aos alunos que, nesta aula, será utilizada uma crítica à emissora SBT por exagerar nas reprises de desenhos. Convide-os a lerem silenciosamente o texto.
  • Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. Aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).

Materiais complementares:

Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos

Para imprimir o texto, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
  • Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um artigo de opinião, gênero argumentativo em que o autor discute um problema e apresenta argumentos para persuadir o leitor.
  • Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto, disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos
  • Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).
  • Após a leitura, promova uma breve discussão sobre o texto. Faça perguntas:
  • Qual é o assunto que o autor discute nesse texto?
  • Qual é a opinião do autor sobre esse assunto?
  • Para convencer o leitor a concordar com sua opinião, quais argumentos o autor utiliza?
  • Promova um momento para que os alunos socializem com a turma suas ideias sobre as questões propostas, acolha as respostas incentivando a reflexão e a troca de ideias, encoraje a participação dos mais tímidos dirigindo-lhes perguntas e convidando-os a levantar hipóteses de como podem completar o texto, oriente o autocontrole do comportamento impulsivo dos mais falantes pedindo-lhes para que esperem sua vez de falar e ouçam o que os colegas estão dizendo.
  • Retome com os alunos a importância da argumentação nos textos opinativos e explique-lhes que por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor. Os argumentos consistentes e articulados convencem, modificam o pensamento e desenvolvem a criticidade de quem lê gêneros textuais argumentativos, além de deixar claro para o leitor os motivos que levaram o autor do texto a apresentar essa opinião e não outra.

Materiais complementares:

Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:

https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos. Acesso em 22/10/2018

Para imprimir o texto, acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a folha de atividades ou peça para os alunos fazerem no caderno o registro escrito da atividade proposta. Chame a atenção da turma para as palavras em destaque nos trechos retirados do texto e peça para levantarem hipóteses sobre a função dessas palavras no desenvolvimento da argumentação no texto.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe as duplas e ofereça orientações. É importante que os alunos percebam que as palavras em destaque nos trechos retirados do texto introduzem argumentos e são responsáveis pela força argumentativa do texto, estabelecendo relações de sentido entre as ideias apresentadas.
  • Dê um tempo para as duplas conversarem e registrarem suas hipóteses. Em seguida, promova com a turma a socialização das respostas de cada dupla, incentivando a comparação entre as respostas apresentadas, a colaboração entre os alunos para auxiliar o colega. Espera-se que os alunos tenham compreendido que as palavras em destaque têm a função de introduzir um argumento que contrapõe uma ideia apresentada anteriormente (mas, no entanto), introduzir uma justificativa (já que) ou introduzir a soma de outro argumento. É possível que alguns alunos apresentem dificuldade para, sozinhos, chegarem a essas respostas, por isso a socialização, a orientação do professor e a troca de ideias entre os pare são importantes.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a compararem e registrarem no caderno os conhecimentos que tinham sobre a importância da argumentação e os conhecimento adquiridos na aula de hoje sobre a importância da argumentação.
  • Espera-se que os alunos tenham compreendido que a construção da argumentação é importante para sustentar a opinião do autor e convencer leitor, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos em relação aos produtos culturais. Uma boa argumentação influencia o modo de pensar dos interlocutores do texto.
  • Espera-se também que os alunos tenham compreendido que o sentido da argumentação pode ser inferido a partir das marcas linguísticas presentes no texto, como, por exemplo, quais as palavras que indicam que será adicionada uma justificativa ou uma contraposição à ideia apresentada anteriormente.
  • Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de textos opinativos que os alunos farão nas próximas aulas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano