14682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre pontuação e letra maiúscula em textos de montagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO2_01SQA07

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui), aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui), Loom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça o resgate do conhecimento prévio da turma por mensagem de áudio.
Caso você esteja seguindo os planos em sequência, retome o mural que você criou no Padlet (Plano 4), no qual já constam os áudios que orientam esse resgate.
Se você estiver utilizando o Google Classroom, digite o texto em um documento do Google e envie para a turma juntamente com um áudio da leitura feita por você. Se preferir, utilize um aplicativo para converter o texto em áudio.
Quando não for possível, utilize o WhatsApp para anexar o arquivo ou postar uma imagem do texto e para enviar o áudio com a leitura do mesmo.

Desenvolvimento
Finalize o áudio da leitura do texto com as orientações propostas no segundo item do slide 4.
Envie orientações às famílias sobre como utilizar o marcador de texto no Google Docs. Você pode gravar uma videoaula utilizando o Loom, criar um documento no Docs com um tutorial escrito e/ou ilustrado com prints da página ou enviar um tutorial pelo WhatsApp.
Na sequência, marque o texto e envie novamente o link para o documento no Google ou, por WhatsApp, a imagem do texto pintado por você juntamente com as orientações para que as crianças comparem o seu texto com o delas.
Repita o processo em relação à identificação das letras maiúsculas.

Fechamento
Envie um áudio com os questionamentos propostos nesta etapa do plano e solicite às crianças que enviem para você um áudio em que elas expliquem as suas conclusões sobre o conteúdo desta aula.

Convite às famílias
Que tal convidar a criança para ser o/a professor/a e pedir que ele/a explique a você o que aprendeu com essa aula? Depois que a aula terminar, vocês podem aproveitar o “recreio” juntos/as e dividir um lanche gostoso!!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA07

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas