14655
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego de figuras de linguagem no gênero Conto de terror e suspense. Para tanto, você mostrará aos alunos exemplos de figuras de linguagem utilizadas em um conto do gênero. As figuras de linguagem que serão mais especificamente trabalhadas nesta aula são: metáfora, comparação, personificação e hipérbole.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista, 2012.

MARQUES, Reinaldo. A escrita fantástica de “O gato preto”: a máquina do terror. Fragmentos, número 17, p. 77/93 Florianópolis/ jul - dez/ 1999, p. 77- 93.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula. Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: Reconhecimento e classificação das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Entre significantes e significados: figuras de linguagem e retórica, literatura e ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 05, n. 02, p. 305-309, jul./dez. 2016, p. 305-309.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte, Ed. do Autor, 1998.

LEAL, Morgana de Abreu. Metáforas do medo. Disponível em: <https://www.academia.edu/4322583/metaforas_do_medo>. Acesso em: 5 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos a temática que será abordada nesta aula, o emprego das figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror.
  • Questione-os acerca de seus conhecimentos em relação às figuras de linguagem e de que maneira elas poderiam ser empregadas em textos deste gênero.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que, dependendo da intencionalidade comunicativa, do locutor e do gênero em que nos expressamos, podemos usar a linguagem no seu sentido literal ou no sentido figurado. Na esfera literária em que se insere o gênero Conto de suspense e terror é comum a utilização da linguagem no sentido figurado, por meio do emprego de diferentes estratégias.
  • Pergunte a eles o que entendem por “sentido figurado”.
  • Avise-os que nesta aula eles conhecerão algumas destas estratégias utilizando, para tanto, trechos de um conto de suspense e terror intitulado “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, romancista e poeta brasileiro do século XIX, cuja obra mais famosa é o romance A escrava Isaura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Apresente os trechos do conto utilizando o aparelho para projetar a imagem. Caso não disponha deste recurso, você pode escrever os trechos no quadro.
  • Peça que os alunos leiam atentamente os trechos. Instigue-os a pensar na utilização da linguagem tendo em vista o que foi falado anteriormente. É importante que os alunos percebam que, nos trechos selecionados, a linguagem é utilizada expressando sentidos além daqueles literalmente conhecidos. Para ajudá-los neste entendimento, faça perguntas como:

É possível:

  • Ossos dançarem?
  • Campinas serem risonhas?
  • A noite cair?
  • As pessoas dormirem como passarinhos?
  • O coração não bater quando se está vivo?
  • Mostre que, apesar de estas coisas não ser literalmente possíveis, ao utilizar a linguagem desta forma o autor atribui à linguagem um efeito de sentido figurado, que se constitui como um recurso linguístico que confere maior expressividade e estilo ao texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete novamente os trechos, agora com as figuras de linguagem destacadas e nomeadas. Caso não disponha deste recurso, você pode destacá-las e escrever os nomes no quadro.
  • Mostre para os alunos cada uma das figuras de linguagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o esquema com a definição das figuras de linguagem mostradas anteriormente.
  • Fale para os alunos que as figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. Entretanto, esta subdivisão não será tratada nesta aula, cujo foco é reconhecer e compreender algumas figuras de linguagem.
  • Fale sobre o grande número de figuras de linguagem existentes e, caso tenham interesse em conhecê-las, incentive-os a pesquisar o assunto na internet ou na biblioteca da escola.
  • Explique a definição de cada uma das figuras de linguagem e dê exemplos, conforme consta na tabela. Caso não disponha de recursos para projetar a tabela, você pode escrevê-la no quadro.
  • Reforce, durante a explicação, a diferença entre a metáfora e a comparação: apesar de ambas empregar as palavras fora do seu sentido normal por analogia, a comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos, enquanto que a metáfora não.
  • Peça para que os alunos deem exemplos empregando as figuras de linguagem apresentadas, a fim de verificar se o conceito foi compreendido.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de três ou quatro estudantes para que realizem as atividades coletivamente, discutindo e trocando ideias no desenvolvimento da mesma.
  • Distribua cópias do trecho do conto “A dança dos ossos”.
  • Instrua os alunos a identificar e classificar as figuras de linguagem presentes neste trecho.
  • Circule entre os grupos para auxiliá-los nesta tarefa.
  • Após alguns minutos, projete o trecho do conto com as figuras de linguagem destacadas e suas respectivas nomenclaturas.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “A dança dos ossos” e incentive-os a ler a versão original e completa, que está disponível no site Domínio Público.

Materiais complementares: Cópias do trecho adaptado do conto “A dança dos ossos”. Para acessar este material, clique aqui

Você pode acessar o texto “A dança dos ossos” em sua versão original e na íntegra em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000038.pdf> Acesso em: 5 de dez. de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em grupos, escrevam quatro frases utilizando as figuras de linguagem estudadas nesta aula.
  • Incentive-os a criar frases tendo no horizonte desta produção a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.
  • Peça que os grupos socializem oralmente suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego de figuras de linguagem no gênero Conto de terror e suspense. Para tanto, você mostrará aos alunos exemplos de figuras de linguagem utilizadas em um conto do gênero. As figuras de linguagem que serão mais especificamente trabalhadas nesta aula são: metáfora, comparação, personificação e hipérbole.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista, 2012.

MARQUES, Reinaldo. A escrita fantástica de “O gato preto”: a máquina do terror. Fragmentos, número 17, p. 77/93 Florianópolis/ jul - dez/ 1999, p. 77- 93.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula. Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: Reconhecimento e classificação das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Entre significantes e significados: figuras de linguagem e retórica, literatura e ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 05, n. 02, p. 305-309, jul./dez. 2016, p. 305-309.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte, Ed. do Autor, 1998.

LEAL, Morgana de Abreu. Metáforas do medo. Disponível em: <https://www.academia.edu/4322583/metaforas_do_medo>. Acesso em: 5 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos a temática que será abordada nesta aula, o emprego das figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror.
  • Questione-os acerca de seus conhecimentos em relação às figuras de linguagem e de que maneira elas poderiam ser empregadas em textos deste gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que, dependendo da intencionalidade comunicativa, do locutor e do gênero em que nos expressamos, podemos usar a linguagem no seu sentido literal ou no sentido figurado. Na esfera literária em que se insere o gênero Conto de suspense e terror é comum a utilização da linguagem no sentido figurado, por meio do emprego de diferentes estratégias.
  • Pergunte a eles o que entendem por “sentido figurado”.
  • Avise-os que nesta aula eles conhecerão algumas destas estratégias utilizando, para tanto, trechos de um conto de suspense e terror intitulado “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, romancista e poeta brasileiro do século XIX, cuja obra mais famosa é o romance A escrava Isaura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Apresente os trechos do conto utilizando o aparelho para projetar a imagem. Caso não disponha deste recurso, você pode escrever os trechos no quadro.
  • Peça que os alunos leiam atentamente os trechos. Instigue-os a pensar na utilização da linguagem tendo em vista o que foi falado anteriormente. É importante que os alunos percebam que, nos trechos selecionados, a linguagem é utilizada expressando sentidos além daqueles literalmente conhecidos. Para ajudá-los neste entendimento, faça perguntas como:

É possível:

  • Ossos dançarem?
  • Campinas serem risonhas?
  • A noite cair?
  • As pessoas dormirem como passarinhos?
  • O coração não bater quando se está vivo?
  • Mostre que, apesar de estas coisas não ser literalmente possíveis, ao utilizar a linguagem desta forma o autor atribui à linguagem um efeito de sentido figurado, que se constitui como um recurso linguístico que confere maior expressividade e estilo ao texto.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete novamente os trechos, agora com as figuras de linguagem destacadas e nomeadas. Caso não disponha deste recurso, você pode destacá-las e escrever os nomes no quadro.
  • Mostre para os alunos cada uma das figuras de linguagem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o esquema com a definição das figuras de linguagem mostradas anteriormente.
  • Fale para os alunos que as figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. Entretanto, esta subdivisão não será tratada nesta aula, cujo foco é reconhecer e compreender algumas figuras de linguagem.
  • Fale sobre o grande número de figuras de linguagem existentes e, caso tenham interesse em conhecê-las, incentive-os a pesquisar o assunto na internet ou na biblioteca da escola.
  • Explique a definição de cada uma das figuras de linguagem e dê exemplos, conforme consta na tabela. Caso não disponha de recursos para projetar a tabela, você pode escrevê-la no quadro.
  • Reforce, durante a explicação, a diferença entre a metáfora e a comparação: apesar de ambas empregar as palavras fora do seu sentido normal por analogia, a comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos, enquanto que a metáfora não.
  • Peça para que os alunos deem exemplos empregando as figuras de linguagem apresentadas, a fim de verificar se o conceito foi compreendido.


Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de três ou quatro estudantes para que realizem as atividades coletivamente, discutindo e trocando ideias no desenvolvimento da mesma.
  • Distribua cópias do trecho do conto “A dança dos ossos”.
  • Instrua os alunos a identificar e classificar as figuras de linguagem presentes neste trecho.
  • Circule entre os grupos para auxiliá-los nesta tarefa.
  • Após alguns minutos, projete o trecho do conto com as figuras de linguagem destacadas e suas respectivas nomenclaturas.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “A dança dos ossos” e incentive-os a ler a versão original e completa, que está disponível no site Domínio Público.

Materiais complementares: Cópias do trecho adaptado do conto “A dança dos ossos”. Para acessar este material, clique aqui

Você pode acessar o texto “A dança dos ossos” em sua versão original e na íntegra em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000038.pdf> Acesso em: 5 de dez. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos, ainda em grupos, escrevam quatro frases utilizando as figuras de linguagem estudadas nesta aula.
  • Incentive-os a criar frases tendo no horizonte desta produção a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.
  • Peça que os grupos socializem oralmente suas produções.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano