14637
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrevendo sentenças acumulativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre produção de novas sentenças observando a estrutura e sequência acumulativa.

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 cópia para cada grupo de crianças de cartões com imagens de diferentes grupos semânticos para a composição oral e escrita de sequências acumulativas; 1 folha A4 impressa com texto lacunado para composição escrita.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão produzir sequências acumulativas divertidas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No grande grupo, recorde oralmente com as crianças a estrutura de uma sequência acumulativa de palavras. Pergunte às crianças se recordam como as palavras são organizadas e escritas nesta estrutura.
  • Apresente um exemplo para que elas possam visualizar. Projete no quadro o slide ou escreva. Diga às crianças que as palavras listadas fazem parte do conto “A casa que Pedro fez”, já estudado em aulas anteriores. Ou ainda, apresente uma sequência acumulativa de palavras de um outro conto já estudado pela turma.
  • Pergunte para as crianças o que acontece com as palavras, como são organizadas na sequência, qual a ordem em que surgem na sequência e se se repetem ou não.

Materiais complementares: texto na íntegra “A casa que Pedro fez”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t5ebe8HddVNWtz9Z7uRcf9qWwucE7xcbKsuMVQPjPD4vtT5yJjHNAzG36dRY/texto-completo-do-conto-lpo1-02sqa07.pdf

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

As crianças podem não conseguir perceber as características da sequência acumulativa. Pergunte às crianças o que percebem na lista de palavras. Aponte para a primeira palavra da primeira linha CASA. Leia com as crianças. Em seguida, aponte a primeira palavra da segunda linha TRIGO. Leia com as crianças. Aponte para a segunda palavra da segunda linha CASA. Leia com as crianças. Pergunte se há palavras semelhantes nessas duas linhas. Proceda assim para as demais linhas.

Outra possibilidade de intervenção é convidar uma criança, apontar uma palavra e pedir que ela encontre e marque com caneta onde essa palavra se repete.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)

Orientações (slide 4):

  • Organize a turma em grupos pequenos de 3 ou 4 crianças.
  • Diga que vão construir sequências acumulativas a partir dos cartões com imagens e palavras. Os cartões são organizados por grupo semântico. Cada grupo semântico contém 5 cartões (1. Nome próprio feminino; 2. Nome próprio masculino; 3. Alimento; 4. Animal no masculino; 5. Substantivo masculino).
  • Imprima e distribua para cada grupo um conjunto de cartões com imagens e palavras.
  • Peça às crianças que organizem os cartões de acordo com a numeração neles impressa, em 5 pilhas, com as imagens viradas para baixo.
  • Faça coletivamente uma primeira rodada, explicando a atividade.
  • Cada criança deve retirar um cartão, mostrar aos colegas e ler a palavra/imagem.
  • O cartão retirado deve ser colocado sobre a mesa.
  • A próxima criança retira outro cartão, mostra aos colegas e lê a palavra/imagem que retirou e logo em seguida as que já foram retiradas pelos seus colegas e que estão a mostra na mesa. Coloca-se o cartão ao lado esquerdo do primeiro.
  • E assim, cada criança retira um cartão, até que haja 5 cartões a mostra na mesa.
  • Deixe as crianças brincarem com os cartões por um tempo.
  • Circule pelos grupos, observando as crianças e participando de uma rodada com cada grupo.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

Caso as crianças não consigam organizar os cartões, apoie os grupos. Organize os cartões número 1, mostrando um cartão e pedindo que as crianças do grupo encontrem outros cartões com o mesmo número. Diga que cada grupo de cartões tem um número de referência.

Outra intervenção é ordenar um cartão de cada grupo, um ao lado do outro. Converse com as crianças sobre as imagens presentes em cada grupo. Peça que atribuam características, por exemplo: é uma criança, é uma menina, é de comer, é um animal... Diga que devem buscar cartões que tenham imagens com as mesmas características e agrupar.

Outra dificuldade poderá aparecer na seleção e ordenação dos cartões para compor a sequência acumulativa. Para isso, acompanhe cada grupo, observando se conseguiram ordenar o cartões, um grupo ao lado do outro. Acompanhe os grupos, faça uma rodada com eles, reforce que devem ler o nome do cartão sorteado e em seguida ler os demais sorteados anteriormente pelos colegas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (parte 2)

Orientações (slide 5):

  • Ao terminar a atividade anterior, peça para as crianças que mantenham sobre a mesa a última sequência de cartões sorteados.
  • Entregue para cada criança uma folha A4 com o texto lacunado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T5349NP8uXks8TfHyq2etGAzRz5rSsdpuE42zqwN9kb6XRqVgRchjepdkcQA/atividade-para-impressao-texto-lacunado-lpo1-02sqa09.pdf
  • Peça para que preencham as lacunas deste texto, a partir da sequência de cartões construída no grupo.
  • Peça para observarem que cada lacuna (espaço) contém um número logo abaixo, que indica a palavra a ser registrada de acordo com o número do cartão que utilizaram na atividade nos grupos.
  • Peça para que discutam com seus colegas e registrem individualmente. Assim, cada um poderá esclarecer com seus colegas dúvidas, compartilhar ideias, mas realizar a atividade em seu próprio ritmo.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

Algumas crianças podem encontrar dificuldades em preencher as lacunas, relacionando as lacunas numeradas ao cartão. Oriente para que preencham na ordem do texto. Aponte a primeira lacuna. Mostre que há um número de referência e que devem localizar o cartão com o mesmo número. Peça que a criança leia a palavra ou leia com ela. Peça que ela escreva a palavra na linha. Caso ainda não tenha autonomia de escrita, poderá copiar a palavra do cartão. Proceda assim com a segunda e terceira lacuna.

Outra opção é apoiar a construção do texto lacunado na oralidade. Vire os 5 cartões que serão usados no texto. Da direita para a esquerda, peça a criança que vire um cartão. Peça que leia a palavra e transcreva-a para a primeira lacuna. Peça que vire o segundo cartão. Peça que leia e complete a segunda lacuna com esta palavra. Pergunte sobre o segundo cartão. Pergunte em qual lacuna a palavra deste cartão deve ser colocada. Aponte no texto lacunado. Mostre para a criança que as primeiras palavras irão se repetir ao longo do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Selecione o texto de um dos grupos para transcrever no quadro ou num cartaz já com a base do texto lacunado. Esta seleção pode ser feita considerando o texto mais interessante na composição das ideias ou no texto do grupo que encontrou dificuldades na execução, a fim de revisar e esclarecer o objetivo da atividade.
  • Convide uma das crianças do grupo para fazer a leitura de seu texto. A leitura em voz alta, por vezes, pode intimidar algumas crianças. Você pode ajudar as que tiverem dificuldades, para que fiquem mais segura nessa atividade. É importante proporcionar momentos como este, pois é uma atividade importante para os alunos adquirirem fluência na leitura.
  • Complete no quadro ou no cartaz as lacunas com as palavras citadas pela criança. Este é um momento que você pode aproveitar para fazer alguma intervenção de análise linguística, chamando atenção para algum aspecto pertinente ao grupo, por exemplo, o início de uma palavra ser o mesmo que de outra de alguma lista da turma.
  • Aponte as lacunas de acordo com a numeração, confirmando com as crianças se o preenchimento está adequado ou não.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra, para que os alunos tenham a ideia da narrativa do texto.
  • Leia com as crianças, marcando as palavras que fazem parte da sequência acumulativa.
  • As produções dos grupos podem ser arquivadas e organizadas em uma coletânea de texto para atividades posteriores ou para fichas de leitura da turma. Essa etapa dá ao texto um sentido social e circulação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Selecione o texto de um dos grupos para transcrever no quadro ou num cartaz já com a base do texto lacunado. Esta seleção pode ser feita considerando o texto mais interessante na composição das ideias ou no texto do grupo que encontrou dificuldades na execução, a fim de revisar e esclarecer o objetivo da atividade.
  • Convide uma das crianças do grupo para fazer a leitura de seu texto.
  • Complete no quadro ou no cartaz as lacunas com as palavras citadas pela criança.
  • Aponte as lacunas de acordo com a numeração, confirmando com as crianças se o preenchimento está adequado ou não.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Leia com as crianças, marcando as palavras que fazem parte da sequência acumulativa.
  • As produções dos grupos podem ser arquivadas e organizadas em uma coletânea de texto para atividades posteriores ou para fichas de leitura da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 cópia para cada grupo de crianças de cartões com imagens de diferentes grupos semânticos para a composição oral e escrita de sequências acumulativas; 1 folha A4 impressa com texto lacunado para composição escrita.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão produzir sequências acumulativas divertidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • No grande grupo, recorde oralmente com as crianças a estrutura de uma sequência acumulativa de palavras. Pergunte às crianças se recordam como as palavras são organizadas e escritas nesta estrutura.
  • Apresente um exemplo para que elas possam visualizar. Projete no quadro o slide ou escreva. Diga às crianças que as palavras listadas fazem parte do conto “A casa que Pedro fez”, já estudado em aulas anteriores. Ou ainda, apresente uma sequência acumulativa de palavras de um outro conto já estudado pela turma.
  • Pergunte para as crianças o que acontece com as palavras, como são organizadas na sequência, qual a ordem em que surgem na sequência e se se repetem ou não.

Materiais complementares: texto na íntegra “A casa que Pedro fez”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t5ebe8HddVNWtz9Z7uRcf9qWwucE7xcbKsuMVQPjPD4vtT5yJjHNAzG36dRY/texto-completo-do-conto-lpo1-02sqa07.pdf

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

As crianças podem não conseguir perceber as características da sequência acumulativa. Pergunte às crianças o que percebem na lista de palavras. Aponte para a primeira palavra da primeira linha CASA. Leia com as crianças. Em seguida, aponte a primeira palavra da segunda linha TRIGO. Leia com as crianças. Aponte para a segunda palavra da segunda linha CASA. Leia com as crianças. Pergunte se há palavras semelhantes nessas duas linhas. Proceda assim para as demais linhas.

Outra possibilidade de intervenção é convidar uma criança, apontar uma palavra e pedir que ela encontre e marque com caneta onde essa palavra se repete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)

Orientações (slide 4):

  • Organize a turma em grupos pequenos de 3 ou 4 crianças.
  • Diga que vão construir sequências acumulativas a partir dos cartões com imagens e palavras. Os cartões são organizados por grupo semântico. Cada grupo semântico contém 5 cartões (1. Nome próprio feminino; 2. Nome próprio masculino; 3. Alimento; 4. Animal no masculino; 5. Substantivo masculino).
  • Imprima e distribua para cada grupo um conjunto de cartões com imagens e palavras.
  • Peça às crianças que organizem os cartões de acordo com a numeração neles impressa, em 5 pilhas, com as imagens viradas para baixo.
  • Faça coletivamente uma primeira rodada, explicando a atividade.
  • Cada criança deve retirar um cartão, mostrar aos colegas e ler a palavra/imagem.
  • O cartão retirado deve ser colocado sobre a mesa.
  • A próxima criança retira outro cartão, mostra aos colegas e lê a palavra/imagem que retirou e logo em seguida as que já foram retiradas pelos seus colegas e que estão a mostra na mesa. Coloca-se o cartão ao lado esquerdo do primeiro.
  • E assim, cada criança retira um cartão, até que haja 5 cartões a mostra na mesa.
  • Deixe as crianças brincarem com os cartões por um tempo.
  • Circule pelos grupos, observando as crianças e participando de uma rodada com cada grupo.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

Caso as crianças não consigam organizar os cartões, apoie os grupos. Organize os cartões número 1, mostrando um cartão e pedindo que as crianças do grupo encontrem outros cartões com o mesmo número. Diga que cada grupo de cartões tem um número de referência.

Outra intervenção é ordenar um cartão de cada grupo, um ao lado do outro. Converse com as crianças sobre as imagens presentes em cada grupo. Peça que atribuam características, por exemplo: é uma criança, é uma menina, é de comer, é um animal... Diga que devem buscar cartões que tenham imagens com as mesmas características e agrupar.

Outra dificuldade poderá aparecer na seleção e ordenação dos cartões para compor a sequência acumulativa. Para isso, acompanhe cada grupo, observando se conseguiram ordenar o cartões, um grupo ao lado do outro. Acompanhe os grupos, faça uma rodada com eles, reforce que devem ler o nome do cartão sorteado e em seguida ler os demais sorteados anteriormente pelos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (parte 2)

Orientações (slide 5):

  • Ao terminar a atividade anterior, peça para as crianças que mantenham sobre a mesa a última sequência de cartões sorteados.
  • Entregue para cada criança uma folha A4 com o texto lacunado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T5349NP8uXks8TfHyq2etGAzRz5rSsdpuE42zqwN9kb6XRqVgRchjepdkcQA/atividade-para-impressao-texto-lacunado-lpo1-02sqa09.pdf
  • Peça para que preencham as lacunas deste texto, a partir da sequência de cartões construída no grupo.
  • Peça para observarem que cada lacuna (espaço) contém um número logo abaixo, que indica a palavra a ser registrada de acordo com o número do cartão que utilizaram na atividade nos grupos.
  • Peça para que discutam com seus colegas e registrem individualmente. Assim, cada um poderá esclarecer com seus colegas dúvidas, compartilhar ideias, mas realizar a atividade em seu próprio ritmo.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:

Algumas crianças podem encontrar dificuldades em preencher as lacunas, relacionando as lacunas numeradas ao cartão. Oriente para que preencham na ordem do texto. Aponte a primeira lacuna. Mostre que há um número de referência e que devem localizar o cartão com o mesmo número. Peça que a criança leia a palavra ou leia com ela. Peça que ela escreva a palavra na linha. Caso ainda não tenha autonomia de escrita, poderá copiar a palavra do cartão. Proceda assim com a segunda e terceira lacuna.

Outra opção é apoiar a construção do texto lacunado na oralidade. Vire os 5 cartões que serão usados no texto. Da direita para a esquerda, peça a criança que vire um cartão. Peça que leia a palavra e transcreva-a para a primeira lacuna. Peça que vire o segundo cartão. Peça que leia e complete a segunda lacuna com esta palavra. Pergunte sobre o segundo cartão. Pergunte em qual lacuna a palavra deste cartão deve ser colocada. Aponte no texto lacunado. Mostre para a criança que as primeiras palavras irão se repetir ao longo do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Selecione o texto de um dos grupos para transcrever no quadro ou num cartaz já com a base do texto lacunado. Esta seleção pode ser feita considerando o texto mais interessante na composição das ideias ou no texto do grupo que encontrou dificuldades na execução, a fim de revisar e esclarecer o objetivo da atividade.
  • Convide uma das crianças do grupo para fazer a leitura de seu texto. A leitura em voz alta, por vezes, pode intimidar algumas crianças. Você pode ajudar as que tiverem dificuldades, para que fiquem mais segura nessa atividade. É importante proporcionar momentos como este, pois é uma atividade importante para os alunos adquirirem fluência na leitura.
  • Complete no quadro ou no cartaz as lacunas com as palavras citadas pela criança. Este é um momento que você pode aproveitar para fazer alguma intervenção de análise linguística, chamando atenção para algum aspecto pertinente ao grupo, por exemplo, o início de uma palavra ser o mesmo que de outra de alguma lista da turma.
  • Aponte as lacunas de acordo com a numeração, confirmando com as crianças se o preenchimento está adequado ou não.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra, para que os alunos tenham a ideia da narrativa do texto.
  • Leia com as crianças, marcando as palavras que fazem parte da sequência acumulativa.
  • As produções dos grupos podem ser arquivadas e organizadas em uma coletânea de texto para atividades posteriores ou para fichas de leitura da turma. Essa etapa dá ao texto um sentido social e circulação.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Selecione o texto de um dos grupos para transcrever no quadro ou num cartaz já com a base do texto lacunado. Esta seleção pode ser feita considerando o texto mais interessante na composição das ideias ou no texto do grupo que encontrou dificuldades na execução, a fim de revisar e esclarecer o objetivo da atividade.
  • Convide uma das crianças do grupo para fazer a leitura de seu texto.
  • Complete no quadro ou no cartaz as lacunas com as palavras citadas pela criança.
  • Aponte as lacunas de acordo com a numeração, confirmando com as crianças se o preenchimento está adequado ou não.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Leia com as crianças, marcando as palavras que fazem parte da sequência acumulativa.
  • As produções dos grupos podem ser arquivadas e organizadas em uma coletânea de texto para atividades posteriores ou para fichas de leitura da turma.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano