Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos conhecerão diversos animais enquanto filhotes e após se tornarem adultos e buscarão relacionar e compará-los através de uma adaptação do conhecido “Jogo da Memória”, o qual chamamos de “Estranho no ninho”. Ao estabelecer relação entre os animais adultos e seus respectivos filhotes, as crianças serão levadas a perceber as semelhanças e diferenças entre as duas etapas do ciclo de vida de cada animal.
Materiais necessários para a aula: Cartas impressas e recortadas do Jogo “Estranho no Ninho”, disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SwX6XdcUzfdcCK2HZaWrhWmsPvfC5pauSP6Chqyve5jH2aqxzyNcRxEZkraw/cie3-04ve10--atividade-para-impressao-animais.pdf; instruções do jogo, disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGWQ82Z3PYjnXjsupqh8agr7EFU5CpMzjqbCJYVRRYwV8Su6Jcd8F9m2nFyw/cie3-04ve10--instrucoes-do-jogo-um-estranho-no-ninho.pdf ; vídeo ou texto “O patinho feio”, disponíveis em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/8105_o_patinho_feio.pdf e https://www.youtube.com/watch?v=lJWJvxRPQuw .
Sugestão: Caso queira complementar a aula ou abordar também o tema “reprodução dos animais”, sugerimos consultar a aula CIE3_04VE09.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos. Comente que eles irão assistir um desenho animado contendo a história “O patinho feio”. Em seguida, apresente o filme para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 9 minutos e 26 segundos
Orientações: Apresente o filme para a turma. Diga-lhes que irão assistir a uma versão do clássico “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen. Após sua exibição, mostre-lhes as questões disparadoras.
Sugestão: Caso não seja possível exibir o filme, leia a história para os alunos. O texto está disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/8105_o_patinho_feio.pdf .
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia as questões disparadoras para os alunos e ouça suas respostas. É natural que as crianças utilizem a história que acabaram de ver/ouvir como exemplo em suas respostas. É preciso que o professor considere todas as respostas dadas, pois elas demonstram o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Caso ache necessário, registre as respostas no quadro ou em cartaz, para fins de comparação ao final da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações: O jogo “Um estranho no ninho” traz uma proposta adaptada do jogo da memória, através do qual os alunos relacionarão os animais em fase adulta aos seus respectivos filhotes. Ajude a turma a se organizarem em grupos e distribua o material: um conjunto de cartas e uma folha de regras para cada. Leia as regras juntamente com a turma e, caso seja necessário, promova uma rodada-teste para que as crianças aprendam como jogar. Observe que, no jogo da memória tradicional, em cada jogada, os jogadores viram duas cartas e verificam se elas combinam entre si. Nesta proposta, o participante vai sortear primeiro a carta do animal adulto e, em sua vez, virará apenas as cartas dos filhotes até encontrar aquela que se refere ao adulto que possui. Somente após combinar filhote e adulto, o jogador pega outra carta de animal adulto e dá continuidade ao jogo.
Ao final do jogo, mostre os próximos slides (Gabarito) para que os próprios alunos confiram se realmente formaram os ninhos corretamente. Vence aquele que formar mais ninhos corretos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Após terminarem as rodadas, mostre o gabarito à turma e peça-os para conferirem os ninhos que formaram. Caso os participantes tenham formado pares com animais de espécies diferentes, questione os motivos que os levou a isso. Aproveite o momento da conferência do gabarito e retome as questões disparadoras, verificando se os alunos conseguiram compreender que nem todos os filhotes, ao nascer, possuem forma semelhante à dos pais. Leve-os também a descrever as mudanças que existem entre os animais adultos e os filhotes (Exemplo: nas aves, a ausência de penas nos filhotes; nas borboletas, o formato de lagarta etc.).
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações:
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre aos alunos o slide, explicando-lhes que alguns animais, em certa etapa da vida, e geralmente quando filhotes, assumem uma forma bem diferente de quando adultos.