14615
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre os gêneros folheto e panfletos

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Indague se os alunos já ouviram o ditado ”A propaganda é a alma do negócio” e o que imaginam que esse ditado signifique. Converse com os alunos sobre a importância da propaganda para uma empresa ou para um produto e que para atingir o objetivo - vender um produto-, a propaganda deve ser objetiva e focada no público-alvo.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles irão perceber como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como de tempo e de lugar) são regularidades utilizadas na construção de estilo e sentido do gênero Folheto/panfleto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em cinco equipes. Trabalho em grupo promove a interação entre os estudantes, além de ajudá-los a desenvolver habilidades importantes para a convivência social, como o respeito ao outro, saber expor sua opinião bem como saber ouvir opiniões diferentes.
  • Diga que, nesta atividade, eles serão vendedores por um dia. Cada equipe receberá a imagem de produto. Eles terão apenas alguns minutos para apresentar o produto com o objetivo de vendê-lo. Lembre de que precisam ser convincentes.
  • Distribua as imagens. Neste momento, os alunos já perceberam que não se trata de objetos comuns. Dentre os produtos inusitados estão: hashi com sistema de resfriamento; guarda-chuva de sapato; par de óculos com funil; vaso pra gritar e ninguém ouvir; porta-papel higiênico de cabeça. Estes são alguns exemplos de invenções engraçadas disponíveis na internet (disponíveis em: <https://www.tudointeressante.com.br/2014/05/20-das-invencoes-mais-inuteis-de-todos-os-tempos.html> e <http://www.diarioonline.com.br/tedoide/curiosidades/noticia-450899-21-invencoes-japonesas-que-sao-mais-malucas-do-que-uteis.html>, acessos em: 14 nov. 2018). No entanto, fique à vontade para utilizar outras imagens de invenções engraçadas.
  • Espera-se que nessa atividade os estudantes escolham adjetivos positivos e/ou características que ressaltem sua funcionalidade para se referir aos objetos, tornam-os mais atraentes aos possíveis compradores.
  • Após as apresentações, pergunte o que eles acharam da atividade. Foi difícil cumprir a tarefa? Que palavras foram descrever os objetos? Acredita que essas palavras podem convencer o cliente? Alguma equipe utilizou palavras como muito, bastante ou tão? Que efeito de sentido é alcançado com essas palavras? Agora pense como um prospectivo cliente, o que te convenceria a comprar um produto?
  • Neste momento, permita que eles percebam que, para persuadir os prospectivos clientes, foi necessário utilizar as características do produto para descrevê-lo por ressaltar suas características positivas e, algumas vezes, palavras que intensifiquem tais características e/ou com valor nocional de tempo e lugar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações:

  • Apresente para a turma, ainda dividida em equipes, o folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado.
  • Questione: Qual a função deste folheto/panfleto? Qual a intenção dos produtores deste folheto/panfleto para com os leitores?
  • Espera-se que os estudantes notem que este folheto tem por objetivo anunciar o feirão de carros da loja Miwah. Os produtores deste folheto desejam que o leitor seja convencido de que há nessa loja os melhores preços e vantagens. Após ser convencido, o leitor agirá, tornando-se consumidor por ir até a loja e efetuar a compra do produto ofertado.
  • Lembre-se: estas duas perguntas são importantes para que posteriormente os estudantes entendam quais estratégias e recursos linguístico-discursivos foram utilizados para alcançar tais intenções.
  • Peça para que os estudantes sintetizem uma resposta por equipe, registrando-a no caderno. Neste momento, observe as discussões e negociações que ocorrem entre eles.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Indague ainda oralmente as questões abaixo, podendo alternar as equipes que as responderão, dando oportunidade para que depois outras equipes completem as respostas: O que os produtores fizeram para alcançar tais objetivos? Possivelmente, os estudantes focalizarão de imediato nas imagens dos carros ou na escolha da fonte em tamanho grande e negrito com o intuito de chamar a atenção, se este for o caso, peça para que eles observem com mais atenção a mensagem escrita: Que palavras foram escolhidas para persuadir os leitores do panfleto/folheto?
  • Espera-se que os estudantes percebam as palavras incríveis e arrasadores são utilizadas para convencer os leitores de que nesta loja há as melhores ofertas e os melhores produtos.
  • Ressalte para os estudantes a diferença entre convencer e persuadir. Segundo Antônio Suarez Abreu, em A arte de argumentar (2009), “Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém, este alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, este alguém realiza algo que desejamos que ele realize”.
  • Segundo o Dicionário online de português (Dicio - https://www.dicio.com.br/) , a palavra incrível significa “Característica ou particularidade do que não é crível; o que não se consegue acreditar”. Este é o sentido empregado no folheto? Se pudesse substituir por outra palavra mantendo o sentido do texto, qual palavra seria?

Espera-se que os estudantes percebam que a palavra incrível está sendo usada no folheto no sentido de algo que é muito bom, surpreendente, que supera expectativas e poderia ser substituída por extraordinários, fantásticos, por exemplo.

  • Além de ressaltar o produto (carros incríveis), de que modo o folheto/panfleto convence o leitor de que é vantajoso comprar o carro nesta revendedora e não em outra?

Espera-se que os estudantes percebam que, ao dizer que nesta concessionária há “preços arrasadores”, o folheto convence o leitor-consumidor de não apenas que o preço é excelente e vantajoso mas é também arrasador, no sentido de destruir ou derrubar o preço da concorrência.

  • Que palavra foi utilizada para caracterizar o tempo em que estes carros estarão disponíveis a preços arrasadores? Por que foi feita esta escolha lexical?

Espera-se que os estudantes percebam que, ao utilizar o adjetivo limitado, os produtores do folheto tentam apressar o leitor-consumidor para aproveitar a promoção, pois não durará por muito tempo.

  • Em sua opinião, as palavras INCRÍVEIS, ARRASADORES e LIMITADO foram escolhas aleatórias ou bem pensadas? Você fizeram algo parecido na atividade de introdução?

Os estudantes devem perceber que os adjetivos utilizados no folheto são palavras bem pensadas e escolhidas com o intuito de persuadir o leitor-consumidor a adquirir o produto.

Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.

Fontes:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

INCRÍVEL. In.: Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue e/ou projete este segundo folheto/panfleto aos estudantes.
  • Peça para que eles leiam em grupo o segundo folheto/panfleto e observem se as regularidades - palavras que caracterizam e persuadem o leitor - também são encontradas neste.
  • Que palavras foram usadas para qualificar os produtos desta concessionária?

Espera-se que os estudantes identifiquem as expressões carros NOVOS, carros SEMINOVOS, MULTIMARCAS, REVISADOS e COM GARANTIA, utilitários BONS DE TRABALHO.

  • Que palavras foram usadas para elevar a oferta desta concessionária em relação às outras?

Neste momento, os estudantes devem perceber que o folheto informa que os preços e as taxas são imbatíveis, ou seja, nenhuma outra concessionária consegue ofertar algo melhor.

  • Na frase “Corre para lá que o negócio tá bom demais”, foi utilizada a linguagem formal ou informal? Por que você acha que isto aconteceu?
    Que característica é dada para o negócio nesta empresa? Que palavra intensifica esta qualidade? Se pudesse substituir esta palavra por outra com o mesmo valor intensificador, como ficaria a frase?

Espera-se que o estudante perceba o uso da linguagem informal, visto que o objetivo é escrever de maneira simples, amigável e, principalmente, carismática para se aproximar do leitor ou público-alvo da marca ou produto anunciado. Além disso, a palavra “demais” foi usada para intensificar a característica bom e poderia ser substituída por muito.

  • “Corre para lá…” Que ação os produtores deste folheto/panfleto querem despertar no seu leitor?

Nesta questão, os estudantes devem notar que a frase pretende apressar a decisão de compra do leitor-consumidor, incentivando a ir imediatamente na loja a fim de comprar o produto.

Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, as respostas às questões acima que remetem às informações aprendidas nesta aula.
  • É importante que eles notem que os panfletos/folhetos se utilizam de adjetivos ou palavras que caracterizam seus produtos e serviços, e advérbios intensificadores, como recursos argumentativos para atrair e convencer o seu leitor do desejo (ou necessidade) de adquirir o produto ou serviço que anuncia. A escolha de palavras é intencional e os adjetivos, na maioria das vezes, são qualitativos e valorativos, pois interessa aos produtores do folheto chamar a atenção para os aspectos positivos do produto/serviço.
  • Fazer um registro organizado e resumido da aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua estas informações em seu caderno pessoal.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Indague se os alunos já ouviram o ditado ”A propaganda é a alma do negócio” e o que imaginam que esse ditado signifique. Converse com os alunos sobre a importância da propaganda para uma empresa ou para um produto e que para atingir o objetivo - vender um produto-, a propaganda deve ser objetiva e focada no público-alvo.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles irão perceber como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como de tempo e de lugar) são regularidades utilizadas na construção de estilo e sentido do gênero Folheto/panfleto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em cinco equipes. Trabalho em grupo promove a interação entre os estudantes, além de ajudá-los a desenvolver habilidades importantes para a convivência social, como o respeito ao outro, saber expor sua opinião bem como saber ouvir opiniões diferentes.
  • Diga que, nesta atividade, eles serão vendedores por um dia. Cada equipe receberá a imagem de produto. Eles terão apenas alguns minutos para apresentar o produto com o objetivo de vendê-lo. Lembre de que precisam ser convincentes.
  • Distribua as imagens. Neste momento, os alunos já perceberam que não se trata de objetos comuns. Dentre os produtos inusitados estão: hashi com sistema de resfriamento; guarda-chuva de sapato; par de óculos com funil; vaso pra gritar e ninguém ouvir; porta-papel higiênico de cabeça. Estes são alguns exemplos de invenções engraçadas disponíveis na internet (disponíveis em: <https://www.tudointeressante.com.br/2014/05/20-das-invencoes-mais-inuteis-de-todos-os-tempos.html> e <http://www.diarioonline.com.br/tedoide/curiosidades/noticia-450899-21-invencoes-japonesas-que-sao-mais-malucas-do-que-uteis.html>, acessos em: 14 nov. 2018). No entanto, fique à vontade para utilizar outras imagens de invenções engraçadas.
  • Espera-se que nessa atividade os estudantes escolham adjetivos positivos e/ou características que ressaltem sua funcionalidade para se referir aos objetos, tornam-os mais atraentes aos possíveis compradores.
  • Após as apresentações, pergunte o que eles acharam da atividade. Foi difícil cumprir a tarefa? Que palavras foram descrever os objetos? Acredita que essas palavras podem convencer o cliente? Alguma equipe utilizou palavras como muito, bastante ou tão? Que efeito de sentido é alcançado com essas palavras? Agora pense como um prospectivo cliente, o que te convenceria a comprar um produto?
  • Neste momento, permita que eles percebam que, para persuadir os prospectivos clientes, foi necessário utilizar as características do produto para descrevê-lo por ressaltar suas características positivas e, algumas vezes, palavras que intensifiquem tais características e/ou com valor nocional de tempo e lugar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações:

  • Apresente para a turma, ainda dividida em equipes, o folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado.
  • Questione: Qual a função deste folheto/panfleto? Qual a intenção dos produtores deste folheto/panfleto para com os leitores?
  • Espera-se que os estudantes notem que este folheto tem por objetivo anunciar o feirão de carros da loja Miwah. Os produtores deste folheto desejam que o leitor seja convencido de que há nessa loja os melhores preços e vantagens. Após ser convencido, o leitor agirá, tornando-se consumidor por ir até a loja e efetuar a compra do produto ofertado.
  • Lembre-se: estas duas perguntas são importantes para que posteriormente os estudantes entendam quais estratégias e recursos linguístico-discursivos foram utilizados para alcançar tais intenções.
  • Peça para que os estudantes sintetizem uma resposta por equipe, registrando-a no caderno. Neste momento, observe as discussões e negociações que ocorrem entre eles.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Indague ainda oralmente as questões abaixo, podendo alternar as equipes que as responderão, dando oportunidade para que depois outras equipes completem as respostas: O que os produtores fizeram para alcançar tais objetivos? Possivelmente, os estudantes focalizarão de imediato nas imagens dos carros ou na escolha da fonte em tamanho grande e negrito com o intuito de chamar a atenção, se este for o caso, peça para que eles observem com mais atenção a mensagem escrita: Que palavras foram escolhidas para persuadir os leitores do panfleto/folheto?
  • Espera-se que os estudantes percebam as palavras incríveis e arrasadores são utilizadas para convencer os leitores de que nesta loja há as melhores ofertas e os melhores produtos.
  • Ressalte para os estudantes a diferença entre convencer e persuadir. Segundo Antônio Suarez Abreu, em A arte de argumentar (2009), “Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém, este alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, este alguém realiza algo que desejamos que ele realize”.
  • Segundo o Dicionário online de português (Dicio - https://www.dicio.com.br/) , a palavra incrível significa “Característica ou particularidade do que não é crível; o que não se consegue acreditar”. Este é o sentido empregado no folheto? Se pudesse substituir por outra palavra mantendo o sentido do texto, qual palavra seria?

Espera-se que os estudantes percebam que a palavra incrível está sendo usada no folheto no sentido de algo que é muito bom, surpreendente, que supera expectativas e poderia ser substituída por extraordinários, fantásticos, por exemplo.

  • Além de ressaltar o produto (carros incríveis), de que modo o folheto/panfleto convence o leitor de que é vantajoso comprar o carro nesta revendedora e não em outra?

Espera-se que os estudantes percebam que, ao dizer que nesta concessionária há “preços arrasadores”, o folheto convence o leitor-consumidor de não apenas que o preço é excelente e vantajoso mas é também arrasador, no sentido de destruir ou derrubar o preço da concorrência.

  • Que palavra foi utilizada para caracterizar o tempo em que estes carros estarão disponíveis a preços arrasadores? Por que foi feita esta escolha lexical?

Espera-se que os estudantes percebam que, ao utilizar o adjetivo limitado, os produtores do folheto tentam apressar o leitor-consumidor para aproveitar a promoção, pois não durará por muito tempo.

  • Em sua opinião, as palavras INCRÍVEIS, ARRASADORES e LIMITADO foram escolhas aleatórias ou bem pensadas? Você fizeram algo parecido na atividade de introdução?

Os estudantes devem perceber que os adjetivos utilizados no folheto são palavras bem pensadas e escolhidas com o intuito de persuadir o leitor-consumidor a adquirir o produto.

Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.

Fontes:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

INCRÍVEL. In.: Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue e/ou projete este segundo folheto/panfleto aos estudantes.
  • Peça para que eles leiam em grupo o segundo folheto/panfleto e observem se as regularidades - palavras que caracterizam e persuadem o leitor - também são encontradas neste.
  • Que palavras foram usadas para qualificar os produtos desta concessionária?

Espera-se que os estudantes identifiquem as expressões carros NOVOS, carros SEMINOVOS, MULTIMARCAS, REVISADOS e COM GARANTIA, utilitários BONS DE TRABALHO.

  • Que palavras foram usadas para elevar a oferta desta concessionária em relação às outras?

Neste momento, os estudantes devem perceber que o folheto informa que os preços e as taxas são imbatíveis, ou seja, nenhuma outra concessionária consegue ofertar algo melhor.

  • Na frase “Corre para lá que o negócio tá bom demais”, foi utilizada a linguagem formal ou informal? Por que você acha que isto aconteceu?
    Que característica é dada para o negócio nesta empresa? Que palavra intensifica esta qualidade? Se pudesse substituir esta palavra por outra com o mesmo valor intensificador, como ficaria a frase?

Espera-se que o estudante perceba o uso da linguagem informal, visto que o objetivo é escrever de maneira simples, amigável e, principalmente, carismática para se aproximar do leitor ou público-alvo da marca ou produto anunciado. Além disso, a palavra “demais” foi usada para intensificar a característica bom e poderia ser substituída por muito.

  • “Corre para lá…” Que ação os produtores deste folheto/panfleto querem despertar no seu leitor?

Nesta questão, os estudantes devem notar que a frase pretende apressar a decisão de compra do leitor-consumidor, incentivando a ir imediatamente na loja a fim de comprar o produto.

Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, as respostas às questões acima que remetem às informações aprendidas nesta aula.
  • É importante que eles notem que os panfletos/folhetos se utilizam de adjetivos ou palavras que caracterizam seus produtos e serviços, e advérbios intensificadores, como recursos argumentativos para atrair e convencer o seu leitor do desejo (ou necessidade) de adquirir o produto ou serviço que anuncia. A escolha de palavras é intencional e os adjetivos, na maioria das vezes, são qualitativos e valorativos, pois interessa aos produtores do folheto chamar a atenção para os aspectos positivos do produto/serviço.
  • Fazer um registro organizado e resumido da aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua estas informações em seu caderno pessoal.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano