14626
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre gênero folheto e panfleto

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos de divulgação impressos, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha as palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor a realizar a ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão analisar os efeitos de sentido causados pelo uso de adjetivos e advérbios no gênero Folheto/panfleto e como eles são usados como estratégia apelativa e persuasiva na construção do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes, munidos de papel e caneta, escolham os colegas da sala para fazer a pesquisa acima.
  • Discutam oralmente o resultado da pesquisa.
  • Questione: O que nos faz despertar o interesse por um produto nunca antes experimentado? Qual é normalmente o primeiro contato com o produto? O que é dito sobre o produto faz diferença?
  • Neste momento, é provável que os estudantes relatem que antes de comprar, fazer uso ou conhecer pessoalmente um produto, viram-no em algum gênero publicitário, como comercial, anúncio, outdoor, folheto, dentre outros, bem como relatem que a maneira que o produto foi apresentado foi crucial para despertar o interesse de conhecer/experimentar o produto, até mesmo convencendo-os a comprar ou pedir aos pais para comprar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o Folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado. Faça com eles uma leitura coletiva.
  • Permita que eles se expressem oralmente, respeitando o turno de fala dos colegas.
  • Agora questione: As imagens são atraentes para o público? Por quê? As imagens foram escolhidas para incentivar alguma ação do leitor?
  • Espera-se que os estudantes entendam que as imagens não foram escolhidas aleatoriamente, mas que são uma forte ferramenta na estratégia de marketing, estimulando o paladar dos leitores por meio de imagens. Os leitores-consumidores são “conquistados” pelas imagens e persuadidos a adquirir o produto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Direcione a atenção dos estudantes para o texto verbal, ajude-os a perceber a harmonia com o texto não verbal.
  • Peça que os estudantes respondam em seus cadernos as questões do slide.
  • Espera-se que os estudantes percebam que os adjetivos atribuídos a comida - SABOROSA, CASEIRA e FALADA - ressaltam seu sabor, associam a comida feita em nossa casa, saudável, diferente dos alimentos processados e industrializados, além de já conhecida por seus atributos. Tais adjetivos foram usados com intuito de convencer o leitor a tornar-se consumidor, por ir ao restaurante e pedir a comida. A palavra “tão” intensifica, ou dá mais força a tais características. É importante que os estudantes consigam localizar o convite explícito no texto ao dizer “Venha conhecer nossas novas instalações e se deliciar da comida mais falada”, por ressaltar a estrutura física do restaurante e mais uma vez a comida conhecida por seu sabor. No entanto, é importante também que eles percebam o convite implícito possível por meio das escolhas lexicais, junto com os recursos imagéticos, que constroem uma subjetividade afetiva, causam impacto no receptor, aguçam suas emoções e sentido, especialmente o paladar. Assim, aproveite a questão 5 para ressaltar que as imagens e a disposição delas, o destaque para os preços, junto com a mensagem escrita, envolvem o leitor e o incentivam à ação. As palavras “agora” e “só” presentes no texto, convencem o leitor a uma ação imediata por enfatizar que o acesso ao produto foi facilitado - sugerindo que antes não era tão simples assim-, e que apenas uma ação é suficiente: ligar para o serviço delivery.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Ajude-os a perceber a função que os adjetivos têm de persuadir o leitor por descrever os produtos, citar seus atributos e características.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, a resposta para a questão acima que remeta às informações aprendidas nesta aula. Registrar de forma organizada a aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua estas informações em seu caderno pessoal.
  • Espera-se que os estudantes entendam que a intenção do folheto/panfleto é vender um produto e para alcançar este objetivo utiliza como estratégia os adjetivos - que caracterizam o produto anunciado - e os advérbios intensificadores - que ressaltam tais características. Estes recursos linguísticos, juntamente ao imagético, persuadem o leitor a tornar-se consumidor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos de divulgação impressos, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha as palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor a realizar a ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão analisar os efeitos de sentido causados pelo uso de adjetivos e advérbios no gênero Folheto/panfleto e como eles são usados como estratégia apelativa e persuasiva na construção do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes, munidos de papel e caneta, escolham os colegas da sala para fazer a pesquisa acima.
  • Discutam oralmente o resultado da pesquisa.
  • Questione: O que nos faz despertar o interesse por um produto nunca antes experimentado? Qual é normalmente o primeiro contato com o produto? O que é dito sobre o produto faz diferença?
  • Neste momento, é provável que os estudantes relatem que antes de comprar, fazer uso ou conhecer pessoalmente um produto, viram-no em algum gênero publicitário, como comercial, anúncio, outdoor, folheto, dentre outros, bem como relatem que a maneira que o produto foi apresentado foi crucial para despertar o interesse de conhecer/experimentar o produto, até mesmo convencendo-os a comprar ou pedir aos pais para comprar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o Folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado. Faça com eles uma leitura coletiva.
  • Permita que eles se expressem oralmente, respeitando o turno de fala dos colegas.
  • Agora questione: As imagens são atraentes para o público? Por quê? As imagens foram escolhidas para incentivar alguma ação do leitor?
  • Espera-se que os estudantes entendam que as imagens não foram escolhidas aleatoriamente, mas que são uma forte ferramenta na estratégia de marketing, estimulando o paladar dos leitores por meio de imagens. Os leitores-consumidores são “conquistados” pelas imagens e persuadidos a adquirir o produto.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Direcione a atenção dos estudantes para o texto verbal, ajude-os a perceber a harmonia com o texto não verbal.
  • Peça que os estudantes respondam em seus cadernos as questões do slide.
  • Espera-se que os estudantes percebam que os adjetivos atribuídos a comida - SABOROSA, CASEIRA e FALADA - ressaltam seu sabor, associam a comida feita em nossa casa, saudável, diferente dos alimentos processados e industrializados, além de já conhecida por seus atributos. Tais adjetivos foram usados com intuito de convencer o leitor a tornar-se consumidor, por ir ao restaurante e pedir a comida. A palavra “tão” intensifica, ou dá mais força a tais características. É importante que os estudantes consigam localizar o convite explícito no texto ao dizer “Venha conhecer nossas novas instalações e se deliciar da comida mais falada”, por ressaltar a estrutura física do restaurante e mais uma vez a comida conhecida por seu sabor. No entanto, é importante também que eles percebam o convite implícito possível por meio das escolhas lexicais, junto com os recursos imagéticos, que constroem uma subjetividade afetiva, causam impacto no receptor, aguçam suas emoções e sentido, especialmente o paladar. Assim, aproveite a questão 5 para ressaltar que as imagens e a disposição delas, o destaque para os preços, junto com a mensagem escrita, envolvem o leitor e o incentivam à ação. As palavras “agora” e “só” presentes no texto, convencem o leitor a uma ação imediata por enfatizar que o acesso ao produto foi facilitado - sugerindo que antes não era tão simples assim-, e que apenas uma ação é suficiente: ligar para o serviço delivery.
  • Socialize as respostas oralmente.
  • Ajude-os a perceber a função que os adjetivos têm de persuadir o leitor por descrever os produtos, citar seus atributos e características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, a resposta para a questão acima que remeta às informações aprendidas nesta aula. Registrar de forma organizada a aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua estas informações em seu caderno pessoal.
  • Espera-se que os estudantes entendam que a intenção do folheto/panfleto é vender um produto e para alcançar este objetivo utiliza como estratégia os adjetivos - que caracterizam o produto anunciado - e os advérbios intensificadores - que ressaltam tais características. Estes recursos linguísticos, juntamente ao imagético, persuadem o leitor a tornar-se consumidor.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano