14467
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O texto teatral: relação entre textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O texto teatral: relação entre textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em no tutorial disponível aqui); Google Forms (aprenda a usá-lo aqui) e Canva (disponível aqui).

Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio ou um vídeo a ser compartilhado com a turma. Diga que, nesta aula, eles irão comparar dois textos, sendo que um é um texto do gênero Conto de Fadas e o outro é do gênero Texto Teatral. De preferência, já encaminhe os textos (disponíveis no Material Complementar deste plano) antes de enviar seu áudio ou vídeo. Faça as perguntas do slide de Introdução para ativar os conhecimentos prévios de sua turma, e responda-as mostrando e/ou encaminhando imagens retiradas de Contos de Fadas conhecidos da turma, nos quais apareçam reis e rainhas. Leia os títulos dos dois textos e fale brevemente sobre os autores de cada um. Chame a atenção para o formato visualmente identificável dos dois textos: um é um conto, organizado em parágrafos; o outro é um texto teatral, organizado pelas falas dos personagens.

Desenvolvimento
Finalize seu áudio ou vídeo avisando que, junto com o texto, você encaminhou um formulário do Google com perguntas de interpretação dos textos a serem lidos. Avise que esse trabalho é individual e combine um prazo de entrega das respostas. Utilize, para fazer o formulário, as perguntas disponíveis no Plano de Aula (segundo slide de Desenvolvimento). O Google Forms lhe dará vários feedbacks estatísticos das respostas de seus alunos. Depois, você pode compilar o que achar mais significativo e comentar em novo áudio para a turma. Caso não seja possível usar o Google Forms, encaminhe as questões por escrito e solicite que os estudantes enviem suas respostas no grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.

Fechamento
Após ter dado o feedback sobre as respostas no Google Forms, volte ao grupo de WhatsApp da turma e peça que eles se organizem em duplas para fazer a atividade que está no slide de Fechamento deste plano. Caso seja possível, indique a seus alunos que façam essa atividade criando uma checklist no Canva, aproveitando os modelos coloridos e criativos de listas. Estabeleça um prazo para que compartilhem suas checklists no grupo da turma.

Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, conversar sobre os textos e gêneros trabalhados e sobre as possíveis interpretações das histórias.

Convite às famílias
A“Roupa Nova do Imperador” é uma história clássica e muito popular. Já foi adaptada inúmeras vezes para desenhos animados e séries famosas, como a Turma da Mônica e o seriado mexicano Chaves. Muitos contadores de história e grupos de teatro também apresentaram esse clássico de Hans Christian Andersen. Pode-se encontrar no YouTube verdadeiras preciosidades, como, por exemplo, a série da TV Escola “Dez Contos de Fadas – A Roupa Nova do Imperador” e o episódio do Quintal da Cultura “Histórias de Papel – A Roupa Nova do Rei”. Sugira que a família busque essas adaptações no YouTube para assistir juntos e depois dizer quais encontrou, quais assistiu e de quais gostou mais para indicar às outras famílias. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar por escrito ou por áudio as dicas ao grupo da turma. Se alguma família tiver essa história em livro ou alguma outra adaptação (HQ, Graphic Novel etc.) em casa, vale enviar a foto com a dica de leitura!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA03

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas