Atividade para impressão - Jogo da memória
Plano de Aula
Plano de aula: Forma de composição do gênero verbete
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação estudo e práticas de pesquisa/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor de slides e tela, cópias das fichas para o jogo da memória, impressos da atividade, caderno dos alunos para anotações, flip chart e canetas.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação dos conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto, ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o primeiro hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Ao se depararem com o gênero verbete em diversos portadores, os alunos podem não se atentar às características peculiares, como formatação e diagramação. São aspectos muito comuns para os usuários dos portadores digitais contemporâneos, uma vez que as máquinas já são programadas para isso. Por exemplo, ao usarem as mídias sociais, encontram uma diagramação e um espaço pré-determinado para que escrevam suas postagens; ao jogarem videogame, o mesmo acontece. Nesse estudo, é necessário despertar o olhar dos alunos para as características do gênero e para os recursos utilizados, a fim de ampliar sua função metalinguística, tanto nos meios digitais como nos meios físicos.
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, pp. 581-612, set./dez. 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula. Investigue se eles sabem o que são verbetes e quais são as suas características. Caso estejam seguindo essa sequência de aulas, será mais fácil retomar junto aos alunos essas informações. Caso contrário, explique que verbetes são textos de divulgação científica, caracterizados por sua precisão e brevidade, encontrados principalmente em dicionários e enciclopédias.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Projete as perguntas do slide. Instigue-os a pensar na escola do passado, pergunte: Como se descobria o significado das palavras? Como se buscava mais informações sobre um tema? Quais eram os recursos disponíveis? E agora, no século XXI, como os leitores fazem quando querem descobrir o sentido de uma palavra ou saber mais a respeito de algum termo? Ouça brevemente as hipóteses.
- Retome o título “Verbetes têm características próprias?”. O que mudou com o passar do tempo? Convide-os a encontrar a resposta por meio de uma uma brincadeira, ainda não revele o nome dela.
- O objetivo dessa aula é que os alunos descubram que o verbete, seja o de enciclopédia ou o de dicionário, independente do seu canal de veiculação (físico ou digital), possui características comuns devido à função social que exerce. Apenas algumas mudanças ocorreram, tendo em vista as novas possibilidades oferecidas pelos recursos digitais. Durante a aula vamos ver quais foram elas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
- Prepare o material para o Jogo. Imprima uma cópia para cada grupo. Recorte as fichas e se possível cole em um papel mais duro, como cartolina, para que não seja possível ver a imagem ou texto quando a carta estiver voltada para baixo. Forme grupos de 4 alunos.
- Diga-lhes que a brincadeira é uma espécie de “jogo da memória” ou “jogo de associação”. Entregue um envelope contendo as 8 fichas, já preparadas e embaralhadas, para cada grupo.
- Leia as orientações sobre o jogo e certifique-se que todos sabem como jogar.
- Explique que o jogo propõe uma associação entre a imagem de um verbete e o nome do seu meio de veiculação.
- Ao terminarem, solicite que colem os pares de fichas em uma folha de sulfite.
- Circule pela sala, observe a forma como os alunos leem os verbetes e os classificam quanto à sua esfera de produção e circulação. Dê a eles 10 minutos para executarem a tarefa.
Materiais complementares:
Para acessar o jogo para impressão clique aqui.
Referências das imagens do jogo:
Imagem verbete de dicionário infantil: SARAIVA, Infantil de A a Z. Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 3.ed. São Paulo: 2017. p. 47.
Imagem de livro infantil: EDUAR, Gilles. Brasil 100 palavras. São Paulo: 2016. p. 12.
Imagem de dicionário online: Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/animals/2692309>. Acesso em 09/10/2018.
Imagem de enciclopédia online: Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=yV7m3>. Acesso em 09/10/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Inicie a socialização. Projete o slide, pergunte: “Foi possível identificar todos os verbetes e associá-los ao seu meio de veiculação? Todos aqui já tiveram contato com dicionário infantil, livro de verbetes infantil, de dicionário online, de enciclopédia online?
- Solicite a cada grupo que apresente um dos pares que encontrou e explique o porquê da classificação. Caso haja discordância entre as respostas dos grupos, proponha discussões que os levem a refletir sobre as características de formatação e diagramação em cada um dos casos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a apresentação das hipóteses de cada grupo sobre a origem dos verbetes no jogo da memória, explore com eles em um diálogo coletivo as características dos recursos de cada portador. Para isso, projete a imagem utilizada no jogo em uma tela ou imprima em uma versão legível para que possam visualizar detalhes do gênero verbete de enciclopédia veiculado na mídia digital. Chame atenção para os aspectos:
Da formação:
- Onde veicula esse verbete?
- Quem o produziu?
- A quem se dirige?
- Há título na página?
- Esse título refere-se a uma espécie ou ao conjunto delas?
- Há uma introdução apresentando a espécie do Reino Animal que será especificada logo abaixo?
- Como estão escritos os verbetes: em letras maiúsculas ou minúsculas? São do mesmo tamanho e da mesma cor?
- O significado é registrado de maneira rápida, com frases curtas. Quantos períodos existem?
- O que acontece se clicarmos com o mouse sobre o verbete grifado em azul? É importante ressaltar que as enciclopédias digitais trazem uma característica muito interessante: O hiperlink. O hiperlink é uma espécie de remissão automática de palavras ou expressões (geralmente grafadas na cor azul) a outros textos, imagens ou arquivos. Para manuseá-lo é só clicar sobre a palavra e automaticamente você acessa outras informações sobre os termos destacados, possibilitando um diálogo mais amplo com o interlocutor.
Da diagramação:
- Observem a imagem da página, como estão dispostas as imagens e os textos verbais?
- Há um plano de fundo?
- Quais são as cores utilizadas?
- Podemos relacionar essa informação ao objeto de conhecimento exposto nesta página?
Fonte: Peixes. In: Britannica escola. Encyclopædia Britannica, 2018. Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações:
- Persistindo no objetivo de levá-los a pensar nas características de formatação e diagramação do gênero verbete nos diferentes portadores, analise coletivamente o gênero verbete presente no meio físico, em um dicionário da Língua Portuguesa, escrito para o público infantil. Pergunte-lhes:
Como é a formação desse verbete? Quem pode me falar?
2. Instigue-os a prestar atenção nos detalhes: escrita do verbete duas vezes, uma ao lado da outra, uso de cores diferentes, uso do recurso gráfico, parênteses, para separar o verbete em sílabas, uso da cor amarela na sílaba tônica (no caso desse dicionário), e ainda, classificação morfológica. Em seguida temos uma frase curta, iniciada por letra maiúscula, separada por uma vírgula e finalizada por um ponto final. Para finalizar, temos um exemplo do uso da palavra “castelo” em itálico (recurso da digitalização).
3. Nos verbetes de livros normalmente a remissão aparece como “vide” ou “veja também…”, o intuito é que a pessoa possa, vendo outras palavras associadas, ter uma compreensão mais ampla sobre a palavra ou termo que busca.
Fonte: verbete ‘Castelo’. Saraiva Infantil de A a Z . Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2017. P. 47
Desenvolvimento
Orientações:
- Chame atenção para a imagem da página do dicionário, há em uma das bordas da página o alfabeto. Questione-os perguntando o porquê.
- Pergunte se há algum critério para organizar as palavras nas colunas; conduza o olhar e a conclusão dos alunos. Leia as palavras existentes em cada coluna, indagando o que as palavras têm em comum. Frise com eles a organização por ordem alfabética, característica presente também nas enciclopédias físicas.
- Mostre o topo da página, leia as palavras que lá estão. Indague-os sobre o motivo delas estarem naquele local, no canto direito superior. Questione: “Isso facilita ou dificulta o manuseio do dicionário?” “Por quê?”
Fonte: Saraiva Infantil de A a Z . Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2017. P. 47
Desenvolvimento
Orientações:
- Para finalizar a análise dos portadores dos verbetes em estudo (verbete de enciclopédia digital e de dicionário de Língua Portuguesa), projete as imagens e vá pontuando o que existe de igual: verbetes escritos em colunas, verbetes grafados com letra minúscula, na cor azul clara, significados redigidos com textos curtos, presença de ilustrações.
- A diferença mais marcante dos verbetes físicos e digitais é a possibilidade de, neste, haver mais espaço para a redação do verbete. Nem por isso ele deixa de ser um verbete: mantém uma escrita breve e objetiva. Entretanto, é possível notar um espaçamento maior entre as palavras e os verbetes, e também a possibilidade de mais inserção de imagens. Nos livros e enciclopédias há uma preocupação com o peso e tamanho do volume, que no meio digital não se justifica, pois o espaço virtual é praticamente ilimitado.
- Outra diferença marcante é a forma de busca. Se nos dicionários e enciclopédias físicas há a necessidade de buscar as páginas por ordem alfabética, no meio digital há uma aba de pesquisa (é só digitar a palavra e o verbete buscado aparece na página).
Fonte: Saraiva Infantil de A a Z . Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2017. P. 47
Fonte: Peixes. In: Britannica escola. Encyclopedia Britannica, 2018. Disponível em:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Após o jogo e as análises dos verbetes da enciclopédia digital e do dicionário da Língua Portuguesa para o público infantil, elabore com os alunos uma tabela das características comuns da formatação e da diagramação de verbetes. Use o projetor para inserir os dados ou reproduza essa tabela em um flip chart. Solicite aos alunos que anotem em seus cadernos para futuras pesquisas sobre o assunto. É muito importante que conste as seguintes informações:
Formatação: título em negrito, uso de diferentes cores, verbetes escritos com letras minúsculas, emprego de frases simples para definir o significado, usando as convenções da escrita.
Diagramação: texto apresentado em colunas, verbetes organizados por ordem alfabética (no meio físico), podendo haver inserção de figuras ilustrativas ou não.
Observações: As demais escolhas que compõem o texto como título da página, cores das bordas, informações adicionais como classe de palavras e nome científico dependerão do contexto que origina o verbete. Os elementos estruturantes do gênero, como seu caráter breve e objetivo dizem respeito à função social do gênero, que é informar sobre termos ou significados de palavras.
A inserção dos verbetes nas plataformas digitais permitiram algumas mudanças, como por exemplo: a busca da palavra por meio de sua digitação em uma “caixa de busca”, a inserção de mais imagens e espaçamento entre os termos (pois no meio digital o peso e extensão dos volumes deixa de ser um problema) e a remissão a outra palavra por meio de hiperlink (em um clique).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Imagem do jogo de associação, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles vão descobrir algumas características dos verbetes. Aproveite para perguntar se sabem o que são verbetes e se têm ideia de como são construídos. Diga para eles enviarem as respostas no grupo, de modo que todos possam vê-las. Comente as respostas e, se necessário, explique que verbetes são textos de divulgação científica, caracterizados por sua precisão e brevidade, encontrados principalmente em dicionários e enciclopédias.
Desenvolvimento
Comente, usando este mesmo canal de comunicação, que os verbetes têm uma forma de composição própria e envie o jogo que está no Desenvolvimento do plano para que eles possam associar 4 diferentes verbetes a 4 diferentes portadores (dicionário infantil, livro infantil, dicionário online e enciclopédia online). Na imagem do jogo que está disponível no plano original, a associação já está feita e você vai precisar recortar e embaralhar as fichas para que os estudantes as organizem. Se os estudantes de sua escola estiverem buscando materiais físicos, procure entregar as fichas já recortadas. Caso prefira enviá-las digitalmente, faça prints das imagens e apare as laterais. Com as imagens separadas, você pode colá-las em arquivo de Word, por exemplo, enviar e solicitar que os estudantes escrevam quais são as associações. Se preferir, você pode também criar um arquivo no Google Drive com as imagens separadas, fazer uma cópia para cada estudante e enviar os links. Em todos os casos, estipule um prazo para o término desta tarefa e combine uma videochamada para socialização.
Fechamento
Combine uma videochamada para fazer o fechamento desta aula, pois há muitos detalhes sobre as características dos verbetes que os estudantes precisam observar. Outra possibilidade é você fazer uma videoaula chamando a atenção para cada detalhe (com o Loom, por exemplo, disponível em Recursos Opcionais). Em ambos os casos, siga as orientações do plano original para comentar sobre aspectos da diagramação e da formatação dos verbetes.
Se estiver em uma videochamada, compartilhe sua tela com um arquivo do Word ou Docs aberto e solicite que os estudantes falem sobre suas descobertas enquanto você as escreve. Garanta o registro das principais características sobre a forma de composição dos verbetes. Solicite que os estudantes anotem essas conclusões no caderno ou envie o arquivo digitado a todos. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie alguns questionamentos do plano original para que possa haver interação com os estudantes, analise as respostas e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar do jogo de associação, sem dar as respostas as crianças, mas chamando a atenção para detalhes que podem ser observados. As famílias podem auxiliar também no envio das tarefas e no recebimento das devolutivas enviadas pelo professor.