14214
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Forma de composição do gênero verbete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Forma de composição do gênero verbete

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Imagem do jogo de associação, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui; Apresentações – tutorial disponível aqui, e Jamboard, disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles vão descobrir algumas características dos verbetes. Aproveite para perguntar se sabem o que são verbetes e se têm ideia de como são construídos. Diga para eles enviarem as respostas no grupo, de modo que todos possam vê-las. Comente as respostas e, se necessário, explique que verbetes são textos de divulgação científica, caracterizados por sua precisão e brevidade, encontrados principalmente em dicionários e enciclopédias.

Desenvolvimento
Comente, usando este mesmo canal de comunicação, que os verbetes têm uma forma de composição própria e envie o jogo que está no Desenvolvimento do plano para que eles possam associar 4 diferentes verbetes a 4 diferentes portadores (dicionário infantil, livro infantil, dicionário online e enciclopédia online). Na imagem do jogo que está disponível no plano original, a associação já está feita e você vai precisar recortar e embaralhar as fichas para que os estudantes as organizem. Se os estudantes de sua escola estiverem buscando materiais físicos, procure entregar as fichas já recortadas. Caso prefira enviá-las digitalmente, faça prints das imagens e apare as laterais. Com as imagens separadas, você pode colá-las em arquivo de Word, por exemplo, enviar e solicitar que os estudantes escrevam quais são as associações. Se preferir, você pode também criar um arquivo no Google Drive com as imagens separadas, fazer uma cópia para cada estudante e enviar os links. Em todos os casos, estipule um prazo para o término desta tarefa e combine uma videochamada para socialização.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer o fechamento desta aula, pois há muitos detalhes sobre as características dos verbetes que os estudantes precisam observar. Outra possibilidade é você fazer uma videoaula chamando a atenção para cada detalhe (com o Loom, por exemplo, disponível em Recursos Opcionais). Em ambos os casos, siga as orientações do plano original para comentar sobre aspectos da diagramação e da formatação dos verbetes.
Se estiver em uma videochamada, compartilhe sua tela com um arquivo do Word ou Docs aberto e solicite que os estudantes falem sobre suas descobertas enquanto você as escreve. Garanta o registro das principais características sobre a forma de composição dos verbetes. Solicite que os estudantes anotem essas conclusões no caderno ou envie o arquivo digitado a todos. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, envie alguns questionamentos do plano original para que possa haver interação com os estudantes, analise as respostas e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar do jogo de associação, sem dar as respostas as crianças, mas chamando a atenção para detalhes que podem ser observados. As famílias podem auxiliar também no envio das tarefas e no recebimento das devolutivas enviadas pelo professor.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA04

(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas