Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Material complementar. Papel firme para impressão (vergê, papel cartão ou similar), envelope de carta ou similar, cola e tesoura.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir, em atividades simplificadas de produção textual, a formatação e a diagramação do gênero diário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta para os estudantes: exercitar a construção composicional do gênero diário.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
1. Projete o slide.
2. Indague se lembram como identificamos graficamente a escrita do diário: data, vocativo, corpo do texto, despedida, elementos de recordação.
3. Caso seja necessário, contorne o corpo de algum aluno para extrair sua silhueta, conforme ilustração do slide, para melhor compreensão sobre os termos “silhueta”, “decalque”.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide e imprima o texto, disponível no link abaixo.
- Distribua o texto para cada estudante.
- Organize os alunos em duplas de modo que o agrupamento seja produtivo: alunos com diferentes saberes para a leitura autônoma.
- Peça-lhes para lerem o texto.
- Indague:
- Vocês conseguiram compreender o texto?
- Do que se trata o texto lido?
- Como se apresenta a estrutura do texto?
- Há algo estranho no texto? O que seria?
6. Converse com os estudantes enfatizando os elementos constituintes do gênero diário e sua estrutura composicional:
Forma: data, vocativo, despedida, assinatura.
Linguagem: informal, o narrador-personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], Caligrafia como marca pessoal e emoção.
Diálogo: com o próprio diário.
Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.
Material complementar: Texto
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e imprima o texto em folha de papel mais firme (papel cartão, papel reciclado, papel vergê ou similares). Disponível para impressão, no link abaixo.
- Entregue um envelope para cada dupla com o texto impresso já recortado.
- Peça-lhes que observem, atentamente, os parágrafos do texto.
- Peça que montem o texto sobre a mesa (carteira), seguindo a estrutura composicional do gênero, conforme cartaz de apoio (aula LP03_02SQA04) - observação abaixo.
- Circule pela sala para averiguar se a sequência lógica e a estrutura do texto está sendo contemplada. Faça as intervenções necessárias.
- Peça que colem o texto em folha de sulfite, atentando-se para a estrutura composicional do texto.
Material complementar: Texto fatiado
Observação: Cartaz de apoio:
- Data
- Saudação (vocativo/forma como se dirige ao objeto/escreve para si mesmo).
- Corpo do texto: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha].
- caligrafia como marca pessoal e emoção.
- Despedida: vocativo e despedida carinhosos, dirigidos ao próprio diário.
- Assinatura (opcional).
- Elementos de recordação: colar fotos, colocar embalagens de produtos...que ilustram e contam as vivências (opcional).
Desenvolvimento
Orientações:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Leia o texto original do arquivo pessoal, em voz alta. Disponível para impressão, no link abaixo.
- Converse sobre as percepções dos estudantes para concluir a atividade.
Material complementar: Resolução da atividade