14168
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: exercitando a diagramação do gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: exercitando a diagramação do gênero

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Material complementar. Papel firme para impressão (vergê, papel cartão ou similar), envelope de carta ou similar, cola e tesoura.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir, em atividades simplificadas de produção textual, a formatação e a diagramação do gênero diário.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta para os estudantes: exercitar a construção composicional do gênero diário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

1. Projete o slide.

2. Indague se lembram como identificamos graficamente a escrita do diário: data, vocativo, corpo do texto, despedida, elementos de recordação.

3. Caso seja necessário, contorne o corpo de algum aluno para extrair sua silhueta, conforme ilustração do slide, para melhor compreensão sobre os termos “silhueta”, “decalque”.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e imprima o texto, disponível no link abaixo.
  • Distribua o texto para cada estudante.
  • Organize os alunos em duplas de modo que o agrupamento seja produtivo: alunos com diferentes saberes para a leitura autônoma.
  • Peça-lhes para lerem o texto.
  • Indague:
  • Vocês conseguiram compreender o texto?
  • Do que se trata o texto lido?
  • Como se apresenta a estrutura do texto?
  • Há algo estranho no texto? O que seria?

6. Converse com os estudantes enfatizando os elementos constituintes do gênero diário e sua estrutura composicional:

Forma: data, vocativo, despedida, assinatura.

Linguagem: informal, o narrador-personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], Caligrafia como marca pessoal e emoção.
Diálogo: com o próprio diário.

Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.

Material complementar: Texto

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e imprima o texto em folha de papel mais firme (papel cartão, papel reciclado, papel vergê ou similares). Disponível para impressão, no link abaixo.
  • Entregue um envelope para cada dupla com o texto impresso já recortado.
  • Peça-lhes que observem, atentamente, os parágrafos do texto.
  • Peça que montem o texto sobre a mesa (carteira), seguindo a estrutura composicional do gênero, conforme cartaz de apoio (aula LP03_02SQA04) - observação abaixo.
  • Circule pela sala para averiguar se a sequência lógica e a estrutura do texto está sendo contemplada. Faça as intervenções necessárias.
  • Peça que colem o texto em folha de sulfite, atentando-se para a estrutura composicional do texto.

Material complementar: Texto fatiado

Observação: Cartaz de apoio:

  • Data

  • Saudação (vocativo/forma como se dirige ao objeto/escreve para si mesmo).

  • Corpo do texto: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha].
  • caligrafia como marca pessoal e emoção.

  • Despedida: vocativo e despedida carinhosos, dirigidos ao próprio diário.

  • Assinatura (opcional).

  • Elementos de recordação: colar fotos, colocar embalagens de produtos...que ilustram e contam as vivências (opcional).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto original do arquivo pessoal, em voz alta. Disponível para impressão, no link abaixo.
  • Converse sobre as percepções dos estudantes para concluir a atividade.

Material complementar: Resolução da atividade

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Material complementar. Papel firme para impressão (vergê, papel cartão ou similar), envelope de carta ou similar, cola e tesoura.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir, em atividades simplificadas de produção textual, a formatação e a diagramação do gênero diário.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta para os estudantes: exercitar a construção composicional do gênero diário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

1. Projete o slide.

2. Indague se lembram como identificamos graficamente a escrita do diário: data, vocativo, corpo do texto, despedida, elementos de recordação.

3. Caso seja necessário, contorne o corpo de algum aluno para extrair sua silhueta, conforme ilustração do slide, para melhor compreensão sobre os termos “silhueta”, “decalque”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e imprima o texto, disponível no link abaixo.
  • Distribua o texto para cada estudante.
  • Organize os alunos em duplas de modo que o agrupamento seja produtivo: alunos com diferentes saberes para a leitura autônoma.
  • Peça-lhes para lerem o texto.
  • Indague:
  • Vocês conseguiram compreender o texto?
  • Do que se trata o texto lido?
  • Como se apresenta a estrutura do texto?
  • Há algo estranho no texto? O que seria?

6. Converse com os estudantes enfatizando os elementos constituintes do gênero diário e sua estrutura composicional:

Forma: data, vocativo, despedida, assinatura.

Linguagem: informal, o narrador-personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], Caligrafia como marca pessoal e emoção.
Diálogo: com o próprio diário.

Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.

Material complementar: Texto

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e imprima o texto em folha de papel mais firme (papel cartão, papel reciclado, papel vergê ou similares). Disponível para impressão, no link abaixo.
  • Entregue um envelope para cada dupla com o texto impresso já recortado.
  • Peça-lhes que observem, atentamente, os parágrafos do texto.
  • Peça que montem o texto sobre a mesa (carteira), seguindo a estrutura composicional do gênero, conforme cartaz de apoio (aula LP03_02SQA04) - observação abaixo.
  • Circule pela sala para averiguar se a sequência lógica e a estrutura do texto está sendo contemplada. Faça as intervenções necessárias.
  • Peça que colem o texto em folha de sulfite, atentando-se para a estrutura composicional do texto.

Material complementar: Texto fatiado

Observação: Cartaz de apoio:

  • Data

  • Saudação (vocativo/forma como se dirige ao objeto/escreve para si mesmo).

  • Corpo do texto: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha].
  • caligrafia como marca pessoal e emoção.

  • Despedida: vocativo e despedida carinhosos, dirigidos ao próprio diário.

  • Assinatura (opcional).

  • Elementos de recordação: colar fotos, colocar embalagens de produtos...que ilustram e contam as vivências (opcional).

Slide Plano Aula

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto original do arquivo pessoal, em voz alta. Disponível para impressão, no link abaixo.
  • Converse sobre as percepções dos estudantes para concluir a atividade.

Material complementar: Resolução da atividade

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano