14141
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, quadro, folhas impressas do material de análise.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em estabelecer comparação entre os diferentes gêneros textuais, dificuldade em compreender as características do gênero propaganda. Para superar as dificuldades, explique que o tema empoderamento feminino também pode ser observado em outras esferas, não só na literatura. A propaganda é um gênero de texto que também utiliza a imagem da mulher como foco central. Em relação à segunda dificuldade, durante a realização do trabalho em grupo, no momento da análise de propagandas, circule pela sala e pergunte aos aluno se os termos slogan, logomarca ou logotipo causam alguma dúvida. É importante que você esteja próximo aos grupos orientando-os sempre que necessário.

Referências sobre o assunto:

BOARINI, Dulce Margareth. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres. XVI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2016, pg. 01-15.

SOUZA, Jéssica Monaliza da Costa. De objeto sexual ao empoderamento feminino: uma análise da campanha reposter skol. Revista Lampejo. Ceará, vol. 6 nº 2, p. 189-198, 2º semestre de 2017.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, projete o slide ou escreva no quadro.
  • Explique que o foco dessa aula está na representação social da mulher nos contos e nas propagandas.
  • Comente que os contos “A cartomante” e “Entre a espada e a rosa” são semelhantes porque ambos trazem protagonistas de personalidade forte, destemidas, corajosas, que destoam da imagem de mulher submissa ao homem.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a questão para os alunos ou distribua cópias.
  • Leia o enunciado para os alunos e verifique se eles compreenderam.
  • Leia uma assertiva por vez e peça que os alunos digam em voz alta a primeira letra do nome da personagem.
  • Se houver divergência de respostas, encoraje os alunos a buscarem indícios no texto para provar suas indicações.
  • Ao final do exercício, pergunte se eles querem destacar alguma característica a mais das personagens.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Imprima o material disponível aqui.
  • Forme grupos de até cinco alunos. Serão disponibilizadas quatro propagandas diferentes para análise. Caso haja mais de quatro grupos, repita o modelo de propaganda.
  • Projete o enunciado para os alunos ou escreva no quadro.
  • Explique que eles vão realizar uma análise de algumas propagandas, cada grupo receberá um texto diferente e eles deverão realizar a atividade em quinze minutos.
  • Diga que cada propaganda aborda a figura feminina de forma específica.
  • Explique que cada grupo terá dois minutos para expor uma síntese de suas análises e conclusões para a sala. Você pode escolher as questões mais polêmicas para o grupo apresentar.
  • Para encerrar, ressalte que será elaborada uma síntese final no caderno, relacionada ao tema empoderamento feminino.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o organograma aos alunos distribuindo cópias. Imprima o material disponível aqui.
  • Oriente os alunos que a intertextualidade é o diálogo entre textos, e o termo que está no centro da imagem pode ser um ponto em comum, mesmo quando abordado de maneira diferente.
  • Peça para que os alunos conversem entre eles, coletivamente, sobre a possível relação existente entre os três textos, considerando a temática da ilusão. Lembre-se, você é o mediador da discussão. Acolha a pertinência das respostas.
  • Determine um tempo de cinco minutos para o debate.
  • Solicite aos alunos que escrevam nas caixas suas conclusões, individualmente, principalmente sobre como o elemento “ilusão” pode se interpretado nos dois contos e, de maneira geral, nas propagandas.
  • Para encerrar, promova a socialização das resposta oralmente.
  • Comente com os alunos que a ilusão é um temas que perpassa os três textos, outro tema comum é a representação social do feminino.
  • Se considerar conveniente, disponibilizamos algumas atividades complementares, para que os alunos façam como lição de casa. São questões que aprofundam a análise das propagandas, comparando-as com os contos em estudo. Para acessá-las, clique aqui.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, quadro, folhas impressas do material de análise.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em estabelecer comparação entre os diferentes gêneros textuais, dificuldade em compreender as características do gênero propaganda. Para superar as dificuldades, explique que o tema empoderamento feminino também pode ser observado em outras esferas, não só na literatura. A propaganda é um gênero de texto que também utiliza a imagem da mulher como foco central. Em relação à segunda dificuldade, durante a realização do trabalho em grupo, no momento da análise de propagandas, circule pela sala e pergunte aos aluno se os termos slogan, logomarca ou logotipo causam alguma dúvida. É importante que você esteja próximo aos grupos orientando-os sempre que necessário.

Referências sobre o assunto:

BOARINI, Dulce Margareth. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres. XVI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2016, pg. 01-15.

SOUZA, Jéssica Monaliza da Costa. De objeto sexual ao empoderamento feminino: uma análise da campanha reposter skol. Revista Lampejo. Ceará, vol. 6 nº 2, p. 189-198, 2º semestre de 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, projete o slide ou escreva no quadro.
  • Explique que o foco dessa aula está na representação social da mulher nos contos e nas propagandas.
  • Comente que os contos “A cartomante” e “Entre a espada e a rosa” são semelhantes porque ambos trazem protagonistas de personalidade forte, destemidas, corajosas, que destoam da imagem de mulher submissa ao homem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a questão para os alunos ou distribua cópias.
  • Leia o enunciado para os alunos e verifique se eles compreenderam.
  • Leia uma assertiva por vez e peça que os alunos digam em voz alta a primeira letra do nome da personagem.
  • Se houver divergência de respostas, encoraje os alunos a buscarem indícios no texto para provar suas indicações.
  • Ao final do exercício, pergunte se eles querem destacar alguma característica a mais das personagens.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Imprima o material disponível aqui.
  • Forme grupos de até cinco alunos. Serão disponibilizadas quatro propagandas diferentes para análise. Caso haja mais de quatro grupos, repita o modelo de propaganda.
  • Projete o enunciado para os alunos ou escreva no quadro.
  • Explique que eles vão realizar uma análise de algumas propagandas, cada grupo receberá um texto diferente e eles deverão realizar a atividade em quinze minutos.
  • Diga que cada propaganda aborda a figura feminina de forma específica.
  • Explique que cada grupo terá dois minutos para expor uma síntese de suas análises e conclusões para a sala. Você pode escolher as questões mais polêmicas para o grupo apresentar.
  • Para encerrar, ressalte que será elaborada uma síntese final no caderno, relacionada ao tema empoderamento feminino.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o organograma aos alunos distribuindo cópias. Imprima o material disponível aqui.
  • Oriente os alunos que a intertextualidade é o diálogo entre textos, e o termo que está no centro da imagem pode ser um ponto em comum, mesmo quando abordado de maneira diferente.
  • Peça para que os alunos conversem entre eles, coletivamente, sobre a possível relação existente entre os três textos, considerando a temática da ilusão. Lembre-se, você é o mediador da discussão. Acolha a pertinência das respostas.
  • Determine um tempo de cinco minutos para o debate.
  • Solicite aos alunos que escrevam nas caixas suas conclusões, individualmente, principalmente sobre como o elemento “ilusão” pode se interpretado nos dois contos e, de maneira geral, nas propagandas.
  • Para encerrar, promova a socialização das resposta oralmente.
  • Comente com os alunos que a ilusão é um temas que perpassa os três textos, outro tema comum é a representação social do feminino.
  • Se considerar conveniente, disponibilizamos algumas atividades complementares, para que os alunos façam como lição de casa. São questões que aprofundam a análise das propagandas, comparando-as com os contos em estudo. Para acessá-las, clique aqui.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano