14139
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser a apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quinze planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e conto clássico no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Cópias dos textos, projetor multimídia, computador, televisão.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades quanto à compreensão vocabular do texto e concentração para uma leitura coletiva, sem distrações. Portanto, disponibilize dicionários para consulta ou prepare um glossário com algumas palavras antecipando as dúvidas dos alunos. Uma consideração importante: não permita que os alunos pesquisem no dicionário interrompendo a atividade, mas combine com eles que ao final da leitura de cada trecho, eles podem fazer a consulta. Quanto à leitura coletiva, crie um clima na sala de aula para o momento da leitura, pedindo aos alunos que guardem materiais desnecessários, que se concentrem e que fiquem atentos às regras estabelecidas.

Referências sobre o assunto:

CALVINO, Ìtalo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2004

COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Filme:

Valente (Brave). Direção: Brenda Chapman; Mark Andrews; Steve Purcell. Produção: Katherine Sarafian. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.
  • Explique que o texto que será lido é de autoria de Marina Colasanti. Se julgar necessário apresentar a biografia da autora, utilize o material disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles já leram algum conto.
  • É provável que alguns alunos comentem que já leram contos de fada, nesse caso, pergunte a eles se existe somente esse tipo de conto.
  • Instigue os alunos a perguntarem sobre quais tipos de contos existem. Você pode comentar que existem contos de amor, de humor, de ficção científica, etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes da leitura do conto, realize um debate oral em sala, a partir do título do texto.
  • Apresente o título do texto aos alunos e pergunte a eles: Vocês já leram algum conto com esse título? Que tipo de assunto esse texto pode tratar?
  • Escolha alguns alunos para que possam responder individualmente. Acolha as respostas dos alunos.
  • Continue questionando oralmente: Quais personagens podem fazer parte dessa história? O que a palavra espada sugere sobre o tipo de personagem? A palavra rosa pode sugerir a presença do que na história? Por que poderia ocorrer uma situação de escolha entre a espada e a rosa? Acolha as hipóteses levantadas. Para sugestão de respostas, acesse o material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Disponibilize o texto para os alunos em fragmentos. O texto foi dividido em 3 partes. Se utilizar slides ou cópias impressas, siga o modelo disponível aqui.
  • Anuncie à classe que você começará a leitura, e que nesse momento, é necessário silêncio e concentração na voz que lerá o texto.
  • Peça aos alunos que acompanhem a leitura nos slides ou nas filipetas de papel distribuídas.
  • Comece a realização da leitura, é interessante que o primeiro fragmento seja lido por você, por meio de uma leitura expressiva, criando expectativas e envolvendo os alunos no mundo imaginário do conto.
  • Pergunte aos alunos: Quem são as personagens do conto? São personagens conhecidas? Onde e quando a história se passa? A primeira pergunta feita pelo narrador no início do texto foi respondida? Como? O que a mente da Princesa poderia ter ordenado? O que vocês acham que vai acontecer em seguida?
  • Discutidas as questões, peça aos alunos que continuem a leitura da segunda parte silenciosamente, distribuindo o próximo fragmento, ou exibindo-o pelo projetor multimídia. A atividade pode ser feita individualmente.
  • Proponha um momento para que os alunos, tendo concluído a leitura da segunda parte, troquem as impressões sobre a leitura em duplas. Sugira que eles perguntem uns aos outros: Você está gostando dessa história? Por quê? Podemos compará-la com um conto de fadas tradicional? Que parte do enredo mais chamou a atenção até o momento? O que você imagina que irá acontecer no desfecho?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução dos questionamentos aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Termine de ler a história para os alunos (parte 3). Os alunos podem continuar organizados em duplas.
  • O conto é finalizado antes do encontro entre a princesa e o Rei. Ele tem o final aberto. Pergunte a eles o que acharam do desfecho e se conseguem imaginar o que aconteceu depois que a princesa encontra o Rei. Acolha as respostas.
  • Peça que reflitam e respondam oralmente: qual a diferença do encerramento dessa história para um conto de fadas conhecido? Por quê vocês acham que a autora não terminou a história com o famoso clichê “E viveram felizes para sempre…”?
  • Questione os alunos, provocando uma discussão oral: Vocês acham que a Princesa vai simplesmente deixar o posto de guerreira que conseguiu pelo seu amor ao jovem Rei?
  • Pergunte aos alunos: Vocês conseguem comparar a personagem principal da história com alguma personagem de filme de animação? Qual?
  • Exiba o trecho do filme Valente, da Disney a partir dos 5' até 12' 50".
  • Caso você conheça outro filme que trate do mesmo tema e julgue mais interessante para seus alunos, pode fazer uma substituição. Vale lembrar que é indicado exibir um trecho curto do filme, devido ao tempo disponível da aula. Não esqueça também de reavaliar os questionamentos propostos quanto ao filme.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois de exibir o trecho do filme, proponha aos alunos que circulem pela sala e troquem opiniões com algum colega com quem ainda não tenham trabalhado.
  • Uma vez encontrado o novo par, apresente as questões aos alunos, projetando-as no quadro ou distribuindo cópias.
  • Peça que eles troquem opiniões e registrem as ideias um do outro no caderno.
  • Oriente que os alunos retornem com suas duplas anteriores e comparem as respostas.
  • Escolha uma dupla que apresentou ideias semelhantes para começar a discussão oral, depois escolha outra dupla em que tenham aparecido opiniões divergentes. Se houver tempo disponível, solicite a socialização das respostas de outras duplas também.
  • Faça uma síntese ao final, complementando o que julgar necessário, apresentando seu ponto de vista e avaliando a participação dos alunos.
  • No encerramento, peça para que realizem a leitura do conto “A cartomante” de Machado de Assis, como atividade extraclasse.
  • Para tanto, entregue cópias ou indique o endereço eletrônico disponível aqui.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser a apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quinze planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e conto clássico no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Cópias dos textos, projetor multimídia, computador, televisão.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades quanto à compreensão vocabular do texto e concentração para uma leitura coletiva, sem distrações. Portanto, disponibilize dicionários para consulta ou prepare um glossário com algumas palavras antecipando as dúvidas dos alunos. Uma consideração importante: não permita que os alunos pesquisem no dicionário interrompendo a atividade, mas combine com eles que ao final da leitura de cada trecho, eles podem fazer a consulta. Quanto à leitura coletiva, crie um clima na sala de aula para o momento da leitura, pedindo aos alunos que guardem materiais desnecessários, que se concentrem e que fiquem atentos às regras estabelecidas.

Referências sobre o assunto:

CALVINO, Ìtalo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2004

COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Filme:

Valente (Brave). Direção: Brenda Chapman; Mark Andrews; Steve Purcell. Produção: Katherine Sarafian. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.
  • Explique que o texto que será lido é de autoria de Marina Colasanti. Se julgar necessário apresentar a biografia da autora, utilize o material disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles já leram algum conto.
  • É provável que alguns alunos comentem que já leram contos de fada, nesse caso, pergunte a eles se existe somente esse tipo de conto.
  • Instigue os alunos a perguntarem sobre quais tipos de contos existem. Você pode comentar que existem contos de amor, de humor, de ficção científica, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes da leitura do conto, realize um debate oral em sala, a partir do título do texto.
  • Apresente o título do texto aos alunos e pergunte a eles: Vocês já leram algum conto com esse título? Que tipo de assunto esse texto pode tratar?
  • Escolha alguns alunos para que possam responder individualmente. Acolha as respostas dos alunos.
  • Continue questionando oralmente: Quais personagens podem fazer parte dessa história? O que a palavra espada sugere sobre o tipo de personagem? A palavra rosa pode sugerir a presença do que na história? Por que poderia ocorrer uma situação de escolha entre a espada e a rosa? Acolha as hipóteses levantadas. Para sugestão de respostas, acesse o material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Disponibilize o texto para os alunos em fragmentos. O texto foi dividido em 3 partes. Se utilizar slides ou cópias impressas, siga o modelo disponível aqui.
  • Anuncie à classe que você começará a leitura, e que nesse momento, é necessário silêncio e concentração na voz que lerá o texto.
  • Peça aos alunos que acompanhem a leitura nos slides ou nas filipetas de papel distribuídas.
  • Comece a realização da leitura, é interessante que o primeiro fragmento seja lido por você, por meio de uma leitura expressiva, criando expectativas e envolvendo os alunos no mundo imaginário do conto.
  • Pergunte aos alunos: Quem são as personagens do conto? São personagens conhecidas? Onde e quando a história se passa? A primeira pergunta feita pelo narrador no início do texto foi respondida? Como? O que a mente da Princesa poderia ter ordenado? O que vocês acham que vai acontecer em seguida?
  • Discutidas as questões, peça aos alunos que continuem a leitura da segunda parte silenciosamente, distribuindo o próximo fragmento, ou exibindo-o pelo projetor multimídia. A atividade pode ser feita individualmente.
  • Proponha um momento para que os alunos, tendo concluído a leitura da segunda parte, troquem as impressões sobre a leitura em duplas. Sugira que eles perguntem uns aos outros: Você está gostando dessa história? Por quê? Podemos compará-la com um conto de fadas tradicional? Que parte do enredo mais chamou a atenção até o momento? O que você imagina que irá acontecer no desfecho?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução dos questionamentos aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Termine de ler a história para os alunos (parte 3). Os alunos podem continuar organizados em duplas.
  • O conto é finalizado antes do encontro entre a princesa e o Rei. Ele tem o final aberto. Pergunte a eles o que acharam do desfecho e se conseguem imaginar o que aconteceu depois que a princesa encontra o Rei. Acolha as respostas.
  • Peça que reflitam e respondam oralmente: qual a diferença do encerramento dessa história para um conto de fadas conhecido? Por quê vocês acham que a autora não terminou a história com o famoso clichê “E viveram felizes para sempre…”?
  • Questione os alunos, provocando uma discussão oral: Vocês acham que a Princesa vai simplesmente deixar o posto de guerreira que conseguiu pelo seu amor ao jovem Rei?
  • Pergunte aos alunos: Vocês conseguem comparar a personagem principal da história com alguma personagem de filme de animação? Qual?
  • Exiba o trecho do filme Valente, da Disney a partir dos 5' até 12' 50".
  • Caso você conheça outro filme que trate do mesmo tema e julgue mais interessante para seus alunos, pode fazer uma substituição. Vale lembrar que é indicado exibir um trecho curto do filme, devido ao tempo disponível da aula. Não esqueça também de reavaliar os questionamentos propostos quanto ao filme.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois de exibir o trecho do filme, proponha aos alunos que circulem pela sala e troquem opiniões com algum colega com quem ainda não tenham trabalhado.
  • Uma vez encontrado o novo par, apresente as questões aos alunos, projetando-as no quadro ou distribuindo cópias.
  • Peça que eles troquem opiniões e registrem as ideias um do outro no caderno.
  • Oriente que os alunos retornem com suas duplas anteriores e comparem as respostas.
  • Escolha uma dupla que apresentou ideias semelhantes para começar a discussão oral, depois escolha outra dupla em que tenham aparecido opiniões divergentes. Se houver tempo disponível, solicite a socialização das respostas de outras duplas também.
  • Faça uma síntese ao final, complementando o que julgar necessário, apresentando seu ponto de vista e avaliando a participação dos alunos.
  • No encerramento, peça para que realizem a leitura do conto “A cartomante” de Machado de Assis, como atividade extraclasse.
  • Para tanto, entregue cópias ou indique o endereço eletrônico disponível aqui.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano