14126
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A intertextualidade no gênero documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A intertextualidade no gênero documentário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Apresente, pelo Whatsapp, o tema da aula: “Quando os textos dialogam entre si”. Anuncie aos alunos que estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.

Introdução
Encaminhe aos alunos o slide do plano original com alguns questionamentos. Procure ativar seus conhecimentos prévios sobre outros textos que possuem relações de intertextualidade. Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar esse fenômeno linguístico, explore o slide seguinte. Solicite que realizem a leitura das duas imagens. Questione-os sobre que tipo de linguagem é utilizada (desenho e fotografia), o que há em comum quanto às personagens apresentadas (uma menina com capuz vermelho), quais espaços são apresentados (espaço campestre) e a qual conto podemos relacioná-las (Chapeuzinho Vermelho). Peça novamente aos alunos que fiquem atentos às imagens para relacioná-las ao texto verbal a seguir. Solicite que leiam o texto e pergunte a qual das imagens anteriores o texto se relaciona mais fortemente. Solicite que justifiquem a resposta com pistas no texto e na imagem. Afirme que todo texto é fruto de um diálogo entre outros textos já produzidos anteriormente, mas em alguns casos conseguimos perceber isso de maneira mais explícita. Anuncie que esse fenômeno se chama intertextualidade, o que nesta aula será explorado no gênero documentário. Essa etapa pode ser orientada por meio dos slides já prontos no plano original, acompanhados de outros criados por você, com as devidas explicações. Encaminhe esse material aos alunos pelo WhatsApp ou e-mail.

Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos o documentário “Criança, a alma do negócio” (disponível aqui). Questione sobre o que eles imaginam que assistirão a partir da leitura do título do documentário. Pergunte se veem anúncios publicitários voltados para crianças e em qual suporte: TV, internet, jornal, revista, panfleto etc. Peça que fiquem atentos aos exemplos de propaganda inseridos no documentário. Divida-os em quatro equipes e envie pelo WhatsApp os questionamentos disponíveis aqui.

Fechamento
Solicite que um representante de cada grupo apresente suas respostas. Apresente a definição de intertextualidade presente no slide do Fechamento (veja no plano original). Afirme que todo texto é fruto de um diálogo com outros. Para a produção do gênero documentário é necessário também recorrer a outros textos, como fotografia, dados de pesquisas já publicadas, canções etc.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também acessarem os documentos que os alunos receberem, para que possam debater juntos sobre o diálogo entre os textos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_09SQA02

(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas