14113
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O que é um artigo de opinião?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O que é um artigo de opinião?

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Jornais/revistas e/ou laboratório de informática/tablets para pesquisa e seleção do artigo de opinião; atividade impressa (quadro para registro da análise do artigo de opinião).

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o artigo de opinião em materiais impressos. sobretudo em jornais e revistas, confundir com o editorial. Oriente-os a usar o índice; ao usar o computador/tablets, os alunos podem ter dificuldade com a pesquisa (confira as sugestões de sites), bem como com a localização dentro dos sites das seções que têm artigos de opinião (oriente-os a partir da imagem de um jornal on-line disponibilizada nesta aula).

Referências sobre o assunto:

Para saber mais sobre campo de atividade:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. acesso em 29.07.2048 .

Para saber mais sobre o conceito de gêneros do discurso:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais. acesso em 29.07.2018

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

Para saber mais sobre artigo de opinião:

BARBOSA, Raquel Maria. Schröder, Miriam. A análise linguística no gênero artigo de opinião In:Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE. Vol. 1, 2013

FEITOZA, Cláudia de Jesus Abreu; MENDES, Maria Helena Peçanha.

Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.

Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: escrevendo o futuro. Pontos de vista: caderno do professor. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/232/cadernos-do-professor. Acesso em 01.09.2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de trabalho para os alunos.
  • Informe que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística e que o objetivo é aprender sobre onde este gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção.
  • Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Comece a aula questionando os alunos se eles já tiveram que opinar/discutir/argumentar sobre algum assunto.
  • Retome se eles sabem as condições de produção desse meme, em caso negativo, explique a situação envolvendo a atriz Glória Pires que atuou como comentarista da entrega do Oscar 2016, porém, usou essa frase diversas vezes quando questionada sobre os filmes indicados.
  • Você não precisa levar a notícia em sala de aula, pois o foco aqui não é a análise do meme, mas é necessário que saiba recontar os fatos veiculados nela.
  • Questione os alunos se eles sabem a diferença de opinar, argumentar e discutir.
  • Se necessário, anote as diferenças de significados desses termos (pode parafrasear o dicionário).
  • Questione se os alunos sabem o nome de algum outro texto (oral ou escrito) em que é preciso saber emitir a opinião. Exemplos: debate, comentário, assembleia (orais). artigo de opinião, editorial, charge (escritos ou multimodais).

Materiais complementares:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os alunos objetivando reconhecer as condições de produção do artigo de opinião a partir das questões do slide projetadas na tela ou escritas no quadro.
  • Para qualificar as respostas dadas pelos alunos, você deve ter por base as seguintes informações:
  • O artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), blogs.
  • Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico.
  • Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.

2. Com base nas respostas dadas pelos alunos, anote no quadro as palavras-chave mais importantes a respeito do gênero textual.

Espera-se que o aluno saiba que é um gênero de texto argumentativo que tem a finalidade de defender um ponto de vista, que circula em jornais/revistas (impressos e on-line), sites e que trata de um tema polêmico e de relevância social.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (5 minutos para explicar esta atividade e 25 minutos para a pesquisa descrita no slide posterior)

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para proceder com a pesquisa sobre o contexto de produção do artigo de opinião.
  • Mostre a imagem reproduzida indicando que jornais/revistas impressos ou digitais têm seções/cadernos agrupados por temas e que os artigos de opinião podem ser encontrados na seção que se relaciona a esses nomes Coluna/Blogs/Opinião e que podem ser pesquisados usando a lupa dentro das próprias páginas a partir de palavras-chave como “opinião, assunto “x”, artigo de opinião”, dentre outros.
  • Oriente os alunos para, no momento da pesquisa, não selecionarem um texto da seção “editoriais”, esclarecendo que se trata de um outro gênero e que embora seja argumentativo, representa a opinião do jornal/revista enquanto instituição; já os artigos indicam a ideia dos colunista/autores.
  • Oriente os alunos a localizarem/reconhecerem o gênero artigo de opinião dentre outros gêneros de textos que aparecem no mesmo suporte (site/jornal/revista), principalmente a sua localização dentro do suporte diferenciando-o do editorial (que aparece no começo).
  • Organize os alunos em duplas e distribua jornais e revistas e/ou leve-os ao laboratório de informática para acessar alguns sites para localização da seção/coluna em que há o artigo de opinião.

*Sugestão de sites:

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/.

https://opiniao.estadao.com.br/#ultimas.

https://oglobo.globo.com/opiniao/.

5. Os alunos devem selecionar um artigo de opinião observando as características gerais do texto e seu objetivo (defender um ponto de vista sobre um tema polêmico) e responder as questões contidas na tabela seguinte.

Materiais complementares: Jornais e /ou revistas impressos ou sala de informática com acesso à internet.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua uma cópia impressa da tabela projetada.
  • Para ter acesso à tabela e imprimi-la clique aqui:
  • Em duplas, peça que os alunos façam uma leitura breve do texto selecionado.
  • Oriente os alunos no preenchimento da tabela de registro com base nas informações sobre o artigo selecionado na pesquisa.
  • Peça aos alunos para socializarem a síntese das respostas.
  • Caso não seja possível que todos os alunos façam a socialização, selecione algumas duplas para fazê-lo.

Materiais complementares: Atividade impressa (tabela do slide) - uma por cada dupla dupla. Para acessá-la e imprimi-la, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos a questão inicial desta aula e indique que agora já podem responder à pergunta: afinal, o que é um artigo de opinião?
  • Projetado este slide ou registre-o no quadro de modo que coletivamente, os alunos finalizem esta síntese sobre o gênero artigo de opinião preenchendo as lacunas.
  • Se preferir, você pode distribuir a cópia desta atividade para que os alunos preencham.
  • Após finalizado, peça para os alunos anotarem o conceito no caderno.
  • Observe que pode haver variedade nas respostas em termos de vocabulário, mas o conceito deve se manter.
  • Tenha por base as seguintes palavras-chave que preenchem a sequência das lacunas ou acesse o gabarito o padrão de respostas aqui:
  • argumentativo.
  • jornais/revistas (impressas e eletrônicas) e sites/blogs.
  • convencer as outras pessoas.
  • polêmico.
  • relevância/interesse social.
  • opinião.
  • assinatura/indicação de autoria de quem escreveu.
  • fotografia;
  • credenciais (formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação).
  • convencer.
  • ponto de vista.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Jornais/revistas e/ou laboratório de informática/tablets para pesquisa e seleção do artigo de opinião; atividade impressa (quadro para registro da análise do artigo de opinião).

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o artigo de opinião em materiais impressos. sobretudo em jornais e revistas, confundir com o editorial. Oriente-os a usar o índice; ao usar o computador/tablets, os alunos podem ter dificuldade com a pesquisa (confira as sugestões de sites), bem como com a localização dentro dos sites das seções que têm artigos de opinião (oriente-os a partir da imagem de um jornal on-line disponibilizada nesta aula).

Referências sobre o assunto:

Para saber mais sobre campo de atividade:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. acesso em 29.07.2048 .

Para saber mais sobre o conceito de gêneros do discurso:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais. acesso em 29.07.2018

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

Para saber mais sobre artigo de opinião:

BARBOSA, Raquel Maria. Schröder, Miriam. A análise linguística no gênero artigo de opinião In:Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE. Vol. 1, 2013

FEITOZA, Cláudia de Jesus Abreu; MENDES, Maria Helena Peçanha.

Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.

Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: escrevendo o futuro. Pontos de vista: caderno do professor. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/232/cadernos-do-professor. Acesso em 01.09.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de trabalho para os alunos.
  • Informe que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística e que o objetivo é aprender sobre onde este gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção.
  • Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Comece a aula questionando os alunos se eles já tiveram que opinar/discutir/argumentar sobre algum assunto.
  • Retome se eles sabem as condições de produção desse meme, em caso negativo, explique a situação envolvendo a atriz Glória Pires que atuou como comentarista da entrega do Oscar 2016, porém, usou essa frase diversas vezes quando questionada sobre os filmes indicados.
  • Você não precisa levar a notícia em sala de aula, pois o foco aqui não é a análise do meme, mas é necessário que saiba recontar os fatos veiculados nela.
  • Questione os alunos se eles sabem a diferença de opinar, argumentar e discutir.
  • Se necessário, anote as diferenças de significados desses termos (pode parafrasear o dicionário).
  • Questione se os alunos sabem o nome de algum outro texto (oral ou escrito) em que é preciso saber emitir a opinião. Exemplos: debate, comentário, assembleia (orais). artigo de opinião, editorial, charge (escritos ou multimodais).

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os alunos objetivando reconhecer as condições de produção do artigo de opinião a partir das questões do slide projetadas na tela ou escritas no quadro.
  • Para qualificar as respostas dadas pelos alunos, você deve ter por base as seguintes informações:
  • O artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), blogs.
  • Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico.
  • Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.

2. Com base nas respostas dadas pelos alunos, anote no quadro as palavras-chave mais importantes a respeito do gênero textual.

Espera-se que o aluno saiba que é um gênero de texto argumentativo que tem a finalidade de defender um ponto de vista, que circula em jornais/revistas (impressos e on-line), sites e que trata de um tema polêmico e de relevância social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (5 minutos para explicar esta atividade e 25 minutos para a pesquisa descrita no slide posterior)

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para proceder com a pesquisa sobre o contexto de produção do artigo de opinião.
  • Mostre a imagem reproduzida indicando que jornais/revistas impressos ou digitais têm seções/cadernos agrupados por temas e que os artigos de opinião podem ser encontrados na seção que se relaciona a esses nomes Coluna/Blogs/Opinião e que podem ser pesquisados usando a lupa dentro das próprias páginas a partir de palavras-chave como “opinião, assunto “x”, artigo de opinião”, dentre outros.
  • Oriente os alunos para, no momento da pesquisa, não selecionarem um texto da seção “editoriais”, esclarecendo que se trata de um outro gênero e que embora seja argumentativo, representa a opinião do jornal/revista enquanto instituição; já os artigos indicam a ideia dos colunista/autores.
  • Oriente os alunos a localizarem/reconhecerem o gênero artigo de opinião dentre outros gêneros de textos que aparecem no mesmo suporte (site/jornal/revista), principalmente a sua localização dentro do suporte diferenciando-o do editorial (que aparece no começo).
  • Organize os alunos em duplas e distribua jornais e revistas e/ou leve-os ao laboratório de informática para acessar alguns sites para localização da seção/coluna em que há o artigo de opinião.

*Sugestão de sites:

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/.

https://opiniao.estadao.com.br/#ultimas.

https://oglobo.globo.com/opiniao/.

5. Os alunos devem selecionar um artigo de opinião observando as características gerais do texto e seu objetivo (defender um ponto de vista sobre um tema polêmico) e responder as questões contidas na tabela seguinte.

Materiais complementares: Jornais e /ou revistas impressos ou sala de informática com acesso à internet.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua uma cópia impressa da tabela projetada.
  • Para ter acesso à tabela e imprimi-la clique aqui:
  • Em duplas, peça que os alunos façam uma leitura breve do texto selecionado.
  • Oriente os alunos no preenchimento da tabela de registro com base nas informações sobre o artigo selecionado na pesquisa.
  • Peça aos alunos para socializarem a síntese das respostas.
  • Caso não seja possível que todos os alunos façam a socialização, selecione algumas duplas para fazê-lo.

Materiais complementares: Atividade impressa (tabela do slide) - uma por cada dupla dupla. Para acessá-la e imprimi-la, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos a questão inicial desta aula e indique que agora já podem responder à pergunta: afinal, o que é um artigo de opinião?
  • Projetado este slide ou registre-o no quadro de modo que coletivamente, os alunos finalizem esta síntese sobre o gênero artigo de opinião preenchendo as lacunas.
  • Se preferir, você pode distribuir a cópia desta atividade para que os alunos preencham.
  • Após finalizado, peça para os alunos anotarem o conceito no caderno.
  • Observe que pode haver variedade nas respostas em termos de vocabulário, mas o conceito deve se manter.
  • Tenha por base as seguintes palavras-chave que preenchem a sequência das lacunas ou acesse o gabarito o padrão de respostas aqui:
  • argumentativo.
  • jornais/revistas (impressas e eletrônicas) e sites/blogs.
  • convencer as outras pessoas.
  • polêmico.
  • relevância/interesse social.
  • opinião.
  • assinatura/indicação de autoria de quem escreveu.
  • fotografia;
  • credenciais (formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação).
  • convencer.
  • ponto de vista.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano